quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Sede de Fla-Flu


Amigos, faltava meia hora para o Fla-Flu começar, e eu estava ali, do lado de fora do Maracanã, observando o lerdo e fluvial escoamento da multidão. E eu via nos olhos de cada tricolor, e de cada rubro-negro: todos, todos tinham sede de Fla-Flu. Cheguei à conclusão óbvia: o povo carioca é uma gente sedenta de Fla-Flu.

Renato e Andrade anunciaram aos quatro ventos: "vamos escalar os reservas". Pensei comigo mesmo, "estão tentando diminuir o Fla-Flu". Tarefa impossível, meus caros, tarefa impossível! Podem escalar onze pernas-de-pau de cada lado, e o Fla-Flu continua Fla-Flu, eletrizante, hipnotizante, a cada minuto melhor que o minuto que passou.

O clássico dos reservas foi, como se esperava, de baixíssimo nível técnico. O Flamengo levava perigo com seus chutes de longe: duas bolas na trave em menos de dez minutos assustaram os tricolores. Já o Fluminense dependia das arrancadas fulminantes de Alan. O príncipe pó-de-arroz movia cada músculo de seu corpo na tentativa de penetrar a defesa rubro-negra, mas ela parecia uma bastilha inexpugnável.

Ao fim do jogo, o placar eletrônico do Estádio Mário Filho anunciava a melancólica verdade: Fluminense 0, Flamengo 0. O empate que é a derrota mútua das duas equipes. O zero-a-zero que é um tapa na cara do torcedor que pagou ingresso para ver gols.

Vejam só: jogo de reservas, baixo nível técnico, zero a zero no placar. E, no entanto, via-se satisfação no olhar de cada torcedor descendo as rampas do Maracanã. Sim, eu repito: satisfação! É como dizia o Profeta: não interessa que seja ou não um grande jogo. Só as partidas medíocres precisam ter qualidade. O Fla-Flu vale emocionalmente. Ou por outra: é Fla-Flu e basta.

Antes do jogo, formávamos uma multidão sedenta de Fla-Flu. Após o jogo, éramos uma gente satisfeita de Fla-Flu, um povo lavado de Fla-Flu.

Para saciar a nossa sede, dia 26 tem mais. O povo carioca agradece. Abençoado seja o Fla-Flu. Amém.

PC

(crédito da foto: Agência/Photocâmera)

Vídeo dos melhores momentos (Sportv):

9 comentários:

  1. PC, obrigado do novo.
    hj eu estava trabalhando mais dia 26 eu vai ser la.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, incrível por traduzir o que sentimos a cada fim de jogo. Parabéns pelo texto! Foi assim mesmo que estavam todos os torcedores de hoje!

    ResponderExcluir
  3. Eu não fui ao jogo,mas vc conseguiu descrever perfeitamente o espírito que ontem reinou nessa partida.Parabéns pelo seu talento!

    ResponderExcluir
  4. castiguei meus olhos ao ver esse jogo.

    simplesmente medonho

    ResponderExcluir
  5. bendita seja a eterna luta do bem contra o mal (FINALMENTE EU CONSEGUI COMENTAR =D) beijos pc :)

    ResponderExcluir
  6. Obrigado a todos pelos comentários. :)

    ResponderExcluir
  7. O cabeça de área das categorias de base que entrou no fim da partida é muito melhor que o Ruimelligton Monteiro!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.