sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Craque - Millôr Fernandes

Autor de centenas de frases célebres, Millôr Fernandes também já deu seus pitacos futebolísticos. Sobre outros esportes também. Aqui vai uma pequena lista de suas pérolas.

"Beatus Garrincha Manuel, que nasceste sem orgulho e morres sem ostentação, exibe-nos o jogo da alegria esmolambada." (oração da personagem Nelita, em "Os órfãos de Jânio", de 1978)

"Chute de longe é como tirar cara e coroa - dá sempre mais cara do que coroa."

"Em 1978, lembram?, o Brasil, já na técnica da retranca, perdeu a copa invicto. Empatou todas. Inventamos uma coisa extraordinária: a Invictória."

"Em futebol eu sou Fla x Flu doente."

"E no oitavo dia Deus fez o Milagre Brasileiro: um país todo de jogadores e técnicos de futebol."

"E pro frescobol, nada? Tudo! O mais belo esporte. Ágil, elegante, simples, se joga seminu(a) junto do mar. Além disso, tem uma superioridade indiscutível sobre qualquer outro esporte. É esporte mesmo, praticado pelo simples exercício do espírito lúdico. Até hoje, felizmente, não apareceu nenhum idiota pra inventar contagem de pontos no frescobol. O único esporte em que ninguém ganha. (Glória, das poucas que me interessam: nos anos cinqüenta foi o nosso grupo, no nosso posto quatro, em Copacabana - logo depois transferido pro Arpoador, em Ipanema - que inventou o frescobol.)"

"Fiquei indignado quando vi aquele rapagão, Taffarel, engolir uma bola de Collor, fingindo que este era um extraordinário artilheiro. Esportista não precisa ter caráter?" (1991)

"Futebol não tem lógica. Mas, se a gente tivesse Garrincha, Pelé, Paulo César, Nilton Santos, Domingos da Guia e Rivellino de um lado só, a zebra ia ter que rebolar."

"Futebol, o esporte das multidões. Cada vez menos esporte e menos multidões." (1988)

"Futebol, o pio do povo!"

"Há muito tempo me desinteressei pelo futebol. Foi quando comecei a ver aqueles latagões, ganhando fortunas e tratados como odaliscas, não conseguirem dar um passe certo no meio do campo - sem qualquer pressão do adversário. Como artista plástico, tratado daquele jeito, eu morreria de vergonha se não pintasse uma capela Sistina por semana." (1984)

"Há os que são Flamengo doente. Eu sou Fluminense saudável." (1977)

"Mal comparando, Platão era o Pelé da filosofia."

"Me autoproclamei campeão de frescobol do posto 9. Quando alguém jogava melhor, eu provava que ele era do posto 8. Assim vai a glória do mundo." (1971)

"Ninguém joga futebol tão bem quanto o brasileiro. Isso porque o futebol e o Brasil são iguaizinhos; não têm lógica."

"No mundial de futebol dos Estados Unidos, os locutores repetindo que a partida Romênia x Suécia ia ser decidida por penalidade máxima. E sempre me impressiona a capacidade de se falar sem pensar (psitacismo). Naturalmente a coisa só é penalidade (penalty) quando alguma falta foi cometida. Como na disputa final não houve qualquer falta se trata apenas de um tiro livre ou chute livre, em gol." (1994)

"O futebol chega ao máximo do descrédito - é decidido nos pênaltis, com exigência de tempo ditada pela tevê. Vai acabar sendo disputado na porrinha." (1982)

"O futebol é o ópio do povo e o narcotráfico da mídia."

"O futebol se compõe de jogadores, juiz, bandeirinhas, bicheiros, cartolas - e cem mil não-combatentes."

"Segundo um observador de Marte - depois de examinar os fenômenos Madonna, Michael Jackson, Ayrton Senna e o Campeonato Mundial de Futebol -, a Terra sofre permanentemente de histeria coletiva."

"Toda fotografia antiga é uma punhalada." (essa não é só para o futebol)

"Todo homem tem o sagrado direito de torcer pelo Vasco na arquibancada do Flamengo."

(frases retiradas de "Millôr Definitivo - A Bíblia do Caos")

PC

2 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.