sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O personagem da quinta-feira


Amigos, não vou contar para vocês a suprema mentira de que está tudo bem. Não, não está. O Fluminense ganhou, mas ainda ocupa a última colocação da tabela. A vitória sobre o Atlético veio molhada com o suor de uma garra inexcedível, mas também veio recheada de erros que não podem se repetir.

Dada a advertência inicial, passemos à celebração. Sim, é preciso festejar. O sabor dos três pontos é doce, tal qual o chicabon das carrocinhas. Olhar para trás e ver seis jogos seguidos sem derrota nos traz uma alegria que invade a alma.

O técnico Cuca conseguiu melhorar a equipe. Em cada jogo, há um esquema tático diferente, algo que me incomoda, não nego. Mas é fato que houve uma evolução. Uma nítida evolução. O Fluminense se impõe, o Fluminense joga com inteligência. Acima disso, o Fluminense joga com garra e ímpeto.

O retorno de Fred, obviamente, ajuda a melhorar o Tricolor. A categoria com que o camisa nove trata a bola é nitidamente superior. Outro nível, amigos, outro nível! Antes de iniciar a partida, a torcida canta que "o Fred vai te pegar". Começa o jogo, e o adversário sente, na carne e na alma, a pegada de Fred. O Atlético foi a vítima de hoje. O Cruzeiro é a vítima de domingo.

No começo do segundo tempo, o argentino Darío Conca também deixou sua marca, com calma e precisão. A entrega de Conca no campo de batalha é comovente. No final de cada jogo, lá está a camisa onze, encharcada de um suor épico. Esta noite, no Maracanã, o hermano foi até o povo e atirou sua camisa molhada ao público. Foi disputada a tapa, amigos, a tapa. A polícia quase precisou intervir.

O goleiro Rafael, desta vez, falhou no gol do Atlético. Meus amigos especialistas na posição de goleiro, porém, apressam-se em afirmar: ele ainda tem muito crédito. Estou com eles. Para mim, Rafael ainda é o melhor goleiro em atividade no país.

Desde o apito final, não param de me ligar. Todos querem saber: quem foi o personagem da quinta-feira? Deixei a resposta para o final, propositalmente. Como não sou nenhum mestre do suspense, preciso utilizar este recurso baixo com o leitor. Confesso com escrúpulo e vergonha, perdoem-me.

O personagem do jogo é Mariano. Ele tem recursos técnicos limitados para um lateral, é verdade. Mas a garra demonstrada por ele hoje, no Mário Filho, o faz merecedor do ilustre posto. Houve uma jogada em que ele driblou dois atleticanos na raça. O bandeirinha, coitado, teve que sair da frente, para não levar uma canetada. A torcida, eufórica, berrou o nome de Mariano. A voz do povo é a voz de Deus, quem sou eu para discordar? Mariano, ele mesmo, é o personagem da quinta-feira.

PC

(crédito da arte da figura ao amigo Marco)

17 comentários:

  1. Sem demagogia, PC, vc melhora a cada texto!

    Está encontrando um estilo próprio que é envolvente e gostoso de ler.

    Sem empolgação, você deveria pensar em buscar um lugar na a mídia esportiva.

    Abraço. ST!!

    ResponderExcluir
  2. PC,

    Parabéns por mais um post magnífico, a cada dia que passa você se "supera", se é podemos dizer assim!

    O time ainda está longe do ideal, mas o que não podemos negar é que nessas últimas rodadas o time tem transparecido uma raça, uma entrega surpreendente. O Conca e o FredGol são símbolos dessa entrega e o Mariano que teve um inicio de temporada muito conturbado está à caminhar para o mesmo caminho. Espero que ele continue assim e que agente possa continuar nossa caminhada rumo a permanência na elite, o que na atual conjuntura seria uma caminhada rumo à "glória"...

    Parabéns PC!

    ST

    ResponderExcluir
  3. "Como não sou nenhum mestre do suspense, preciso utilizar este recurso baixo com o leitor. Confesso com escrúpulo e vergonha, perdoem-me."

    hahahahahahaha!! Genial!!!

    ResponderExcluir
  4. O Equi jogou muito também. Sai muito bem com a bola, passa confiança pra torcida. Hoje eu acho que até o Diguinho tá de parabéns.
    Dieguinho tá dando umas arrancadas sinistras, qq dia desse vai fazer um gol de placa!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos pelos comentários. Como é bom ter leitores simpáticos e amigos. :)

    ------------

    Comentários no orkut

    ResponderExcluir
  6. Mariano hoje fez chuver,literalmente

    assim que acabou o jogo,acabou a chuva,coincidencia? acho que não.

    ResponderExcluir
  7. Sem euforia, mas contagiante! Me animo sempre que leio seus textos PC. Vamos sair dessa! ST.

    ResponderExcluir
  8. bom texto, mas tenho que discordar de uma coisa pc, rafael nao falhou no gol do atletico. fui goleiro profissional e digo, o gum atrapalhou, esse sim foi o responsavel, pq acredito que se esse péssimo zagueiro que furou 250 vezes no jogo nao estivesse lá o goleiro teria socado a bola.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Pc , mais um belo texto .

    Concordo com vc que o perssonagem do jogo foi o Mariano , ele vem melhorando a cada partida e com o melhor Raça .

    Não sei se o Rafael falhou pq nem vi o gol deles , pq tava rolando uma confusão com a pm na mesma hora .

    Abraços e ST .

    ResponderExcluir
  10. Dá-lhe Flu,

    Que consiga superar a tudo e a todos.

    ResponderExcluir
  11. É Isso ai! Precisamos melhorar, mas se jogarmos com raça e com ímpeto! Vamos chegar lá! Não imaginaria, alias ninguém imaginaria, Aliás nem ele Mariano imaginaria que teria seu nome gritado no maraca. To rouco! Vamos para Minas buscar a vitoria

    ResponderExcluir
  12. Esperanças se renovam... :)
    Não vi o jogo, não ouvi...
    tive muito medo do galo!
    Mas vencemos!!!

    Belo texto!!!
    Bjo gde

    ResponderExcluir
  13. PC, concordo com a galera, acho que você acertou a forma de escrever os posts. Eu ainda estou tentando achar uma fórmula para mim... e sobre o Fluminense, existe uma chance. Achava que não dava mais, mas a vitória contra o AM me corrigiu. O jogo é de soma zero! Ou Fluminense ou Botafogo caem! E esse "ou" é inclusivo...

    ResponderExcluir
  14. Vocês são demais. Mesmo.

    Obrigado por cada um dos comentários.

    Mino, no fundo, eu sei que ou Botafogo ou Fluminense cairão. Ou até os dois. Mas meu coração ainda quer acreditar numa derrocada do Coritiba.

    Despeço-me citando Zitolito, amigaço e cracaço:

    "Dá-lhe Flu,

    Que consiga superar a tudo e a todos."

    :)

    ResponderExcluir
  15. Cara simplesmente demais.

    A algum tempo eu acompanhava suas postagens por aqui, mas nunca tinha parado pra comentar..

    mas hoje me senti obrigado rs

    concordo tudo o que vc disse, inclusive com o Mariano ser o personagem da quinta, muitos iriam colocar o Fred que claro tbm merecia sim ou o Conca que joga com inteligência, mas o Mariano fez por onde e merece!

    Abraço ST

    ResponderExcluir
  16. Humm, não li os comentários, vou deixar o meu: menos em relação ao Rafael, menos. O tempo dirá se ele é regular como tem aparentado. Ficou faltando uma pitada de tempero neste caldeirão de motivos para a melhora da equipe, ficou faltando dizer que algumas peças que passaram o ano muito mal estão começando a render melhor, isso ajuda o coletivo. O Mariano é um dos exemplos, a hora que ele deixar de errar 50% dos passes que erra, começar a ir à linha de fundo e acertar 50% dos cruzamentos, ele passa a ser selecionável rsrsrs
    []'s

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.