domingo, 1 de novembro de 2009

Deus é Tricolor


Amigos, ainda estou hipnotizado pela fantástica vitória do Fluminense no Mineirão.

Vamos aos fatos: o Cruzeiro, melhor time do returno, vice-campeão da América, joga em casa, para mais de cinqüenta mil pessoas no Mineirão. Termina o primeiro tempo vencendo por 2 a 0. Do outro lado está o Fluminense, último colocado do Campeonato Brasileiro. Quem esperava uma reação tricolor?

Um famoso narrador gaúcho disse certa vez: "Eu disse que acreditassem. Eu pedi que acreditassem. Eu nunca deixei de acreditar". Vocês, meus leitores, são testemunhas de que sigo essa filosofia quando o assunto é o Fluminense. Diante da TV, troquei de lugar com meu irmão Ramón. Eis o óbvio ululante: nosso posicionamento nas cadeiras da sala estava incorreto. Mas o óbvio é invisível, já dizia Nelson Rodrigues. Por acaso, percebi o grave erro, e efetuamos a troca de lugares. Começava ali a virada do Fluminense. Falei com meu irmão: "até os 15, empatamos, para poder pensar na virada". Eu não sabia ainda, mas estava proferindo a minha mais bela profecia.

O técnico Cuca, ousado, fez duas alterações: Digão entrou no lugar de Diguinho, e Tartá substituiu Equi González. O esquema foi do 4-4-2 para o 3-5-2. E o Fluminense lançou-se todo para o ataque. O zagueiro Gum fez o primeiro. O centroavante Fred fez o segundo. E chegamos mesmo aos quinze minutos com o jogo empatado, em 2 a 2.

Eu disse Fred, e repito: Fred, Fred, Fred. Há poucas semanas, ele era vaiado no Maracanã, pela própria torcida do Fluminense. Ainda bem que seu coração é bem grande, e ele perdoou os que o vaiaram. Fred era o centroavante tão aguardado quanto um Messias em Álvaro Chaves.

E foi Fred que fez o gol da virada. Da doce e santa virada.

Peço licença para citar Mauro Jacomé, outro grande tricolor. "A verdade incontestável é que ninguém ganha da forma como nós ganhamos. As vitórias dos outros são simples, quase sem graça. Algumas beiram a banalidade, ao ridículo, as nossas não. As nossas são cardíacas. As dos outros são previsíveis, esquecidas ao apito do primeiro jogo do próximo campeonato, as nossas são inesquecíveis. Por todos, por nós, pelos adversários e até pelo mais indiferente leigo. As nossas vão da extrema falta de perspectiva, do máximo sofrimento, da crueldade, ao êxtase, ao épico, ao apoteótico. Tudo junto, quase sem fronteiras entre esses opostos."

Amigos, não nos esqueçamos que, do outro lado, havia um grande time: o Cruzeiro. Na minha opinião, é o melhor time do Brasil em 2009. E a equipe celeste valorizou a vitória do Fluminense. São onze craques dispostos a vencer ou perecer pelo azul do Cruzeiro. Vice-campeão da Libertadores, só não é o campeão brasileiro antecipado porque entrou tarde demais no certame. Apesar de um lance irresponsável, em que tentou agredir Maicon, Gilberto liderou a Raposa com maestria.

Eu não consigo explicar a virada, que veio umedecida pelo suor épico dos onze guerreiros tricolores. Do goleiro ao ponta-esquerda, todos eles encharcaram suas camisas, com uma garra e um ímpeto inexcedíveis. São eles, os onze, os meus personagens do domingo.

Fato é: depois de hoje, o Fluminense não merece cair. Esta instituição centenária, a mais importante da história esportiva brasileira, não merece ficar de fora do melhor campeonato do mundo.

Encerro a crônica com as palavras eternas do Penido: "Deus é carioca! Deus é tricolor! Quando ataca, vence! Sem covardia, na garra, na raça, na luta, na força, na determinação! E o Fluminense chega!".

No domingo, temos mais uma decisão, contra o líder Palmeiras. Convoco os tricolores vivos, doentes e mortos a subirem as rampas. Vamos quebrar o recorde de público deste campeonato. Pelo verde da esperança, pelo branco da harmonia, e pelo sangue do encarnado, o Fluminense merece. Vejo vocês no Estádio Mário Filho.

PC

38 comentários:

  1. Hoje foi demais!!!
    O Flu é gigantesco, eis o óbvio ululante!!!

    ResponderExcluir
  2. PC,
    É demais para o meu coração...hoje é emoção na veia!Parabéns a todos nós tricolores que continuamos a acreditar e que apoiaremos até o fim.

    ResponderExcluir
  3. "Diante da TV, troquei de lugar com meu irmão Ramón. Eis o óbvio ululante: nosso posicionamento nas cadeiras da sala estava incorreto. Mas o óbvio é invisível, já dizia Nelson Rodrigues. Por acaso, percebi o grave erro, e efetuamos a troca de lugares. Começava ali a virada do Fluminense. Falei com meu irmão: "até os 15, empatamos, para poder pensar na virada". Eu não sabia ainda, mas estava proferindo a minha mais bela profecia."

    Magnífico!!! Obrigado!!!
    Santa troca!!!

    ResponderExcluir
  4. Farei o máximo para estar no Maraca domingo! Vence o Fluminense, com o verde da esperança!

    ResponderExcluir
  5. PCCC

    FANTASTICO HOJE!


    SUA CRONICA MERECIA SER PUBLICADA PARA MILHOES DE TRICOLORES LEREM!

    BEIJO!

    ResponderExcluir
  6. O FLUMINENSE é o Maior time do MUNDO !

    ResponderExcluir
  7. Sempre excelentes seus posts PC!! Sou seu fã cara!!
    E Força Fluminense!!

    ResponderExcluir
  8. ..vc trocou de posição com seu irmão, PC, eu troquei de TV e postura, fiquei na mesma posição em que estava no 1º gol do Gum até o final do jogo, são esses detalhes que mudam os resultados dos jogos, mas que as pessoas não entendem, e chamam de SUPERTIÇÃO, que essa maneira de torçer, em ver detalhes sem importância e imperceptíveis, só a nós tricolores alucidados temos o previlégio e o dom de perceber!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado a todos pelos comentários, de coração!

    Vejo vocês no Maracanã. :)

    ResponderExcluir
  10. Muito bem escrito esse post.

    O fluminense se vencer tranquilo não é o fluminense! E eu adoro jogo suado...quando a vitória vem o gostinho é bem melhor!!

    fluminense para sempre!!!

    ResponderExcluir
  11. Fred e Conca: dois jogadores fantásticos! Detalhe para a atitude cômica do Fred ao não comemorar os gols - a cara que ele faz é muito engraçada. Haja coração!

    ResponderExcluir
  12. Impossible is Nothing [x+1]


    épico,histórico,memorável.

    ResponderExcluir
  13. Eu n.u.n.c.a deixei de acreditar e já fui xingado por isso .
    hj talvez fique + feliz do q quem
    não acreditou até hj ou continua
    descrente .
    Isso é q é bonito !!


    ST.

    ResponderExcluir
  14. Bem, bom, well, done, sem o Diguinho (que só pode estar de sacanagem), o Luis Alberto Chupa Sangue e com dois meses de salário pagos nesta semana eu digo que esse time ganha as outras 5, podem escrever.
    []'s

    ResponderExcluir
  15. Eu sou Fluminense e vou cantar pra te apoiar e vai ser assim até o dia em que eu morrer !

    Novamente parabéns pelo texto Pc .

    ResponderExcluir
  16. PC, eu sabia que nós iríamos virar!!!
    E toda hora cantei pela benção do João de Deus, que funcionou perfeitamente!!!

    ST

    ResponderExcluir
  17. Pelo jogo com o Cruzeiro, o Flu já merece continuar na série A. Sensacional.

    ResponderExcluir
  18. hoje eu agradeço também: valeu Flu.

    ResponderExcluir
  19. é a suprema glória tricolor amigos!
    agora é a hora da superação!
    excelente crônica!

    ResponderExcluir
  20. Quando eu vi que o Cuca acordou, tirou o parasita do Diguinho, e o sem fisico Gonzalez, animei de ver o segundo tempo.

    Até ali estava conformado com a derrota, pois a fragilidade do time, com Diguinho e Dieguinho não marcando ninguém, era gritante.

    Mas no segundo tempo o Fluminense foi Fluminense.

    Meu pai disse algo semelhante ao pcfilho: "se quiser voltar pro jogo o Flu tem que fazer um golzinho até os 15 minutos"

    cerca de 30 segundo depois: gol de Gum! 3 minutos depois: gol de Fred!

    A partir dali, foi só alegria. não vibrava tanto com uma vitória do Flu desde o 3x1 contra o Boca.

    STs

    ResponderExcluir
  21. chorei, muito lindo!!

    parabens!!!

    VAMOS SAIR DESSA FLUZAO!!!

    ResponderExcluir
  22. O Pior foi ouvir o jogo pelo rádio, sem ver a bela reação tricolor. Gritava igual um doido, com o fone no ouvido e a galera em casa sem entender nada.
    Orgulho de ser tricolor!

    ResponderExcluir
  23. ótimo texto pc.
    fazia tempo que eu não via um Fluminense raçudo e com vontade de virar o placar, que nem o de ontem.
    Foi sem duvidas o melhor jogo do Fluminense que eu vi, NO ANO !

    ResponderExcluir
  24. PC, no outro dia postei no seu blog que com Diguinho não dá, tiraram o Diguinho e time deslanchou e deu mostras de um Fluminense Épico.
    Sds Tricolores.

    ResponderExcluir
  25. Obrigado a todos pelos comentários, de coração!

    ------

    Esse post foi citado no excelente "O Historiador Perdido", do Vinicius Cabral, que declarou o Fluminense como campeão mineiro de 2009. :)

    (clique aqui para ler)

    ResponderExcluir
  26. Valeu pela vitória da raça e determinação. Bom pra vcs e péssimo pro meu Cruzeiro.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.