segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Euforia e angústia


Amigos, a expectativa pela decisão da Copa Sul-Americana é enorme. O Rio de Janeiro já respira os dois grandes jogos que estão por vir. Nesta quarta-feira, a altitude de Quito receberá a primeira batalha. Na outra quarta-feira, a magia do Maracanã proclamará o campeão continental.

Não há como comentar essa finalíssima sem falar da decisão da Libertadores do ano passado. Na ocasião, Fluminense e LDU fizeram dois jogos espetaculares. Foi uma das poucas vezes em que vi duas equipes modernas jogarem verdadeiramente no ataque, o tempo todo. O Fluminense merecia a taça, pela campanha épica e pela reação espetacular, mas quem levou foi a LDU, nos pênaltis. Porém, quis o destino que a oportunidade da revanche surgisse em pouco tempo: exatamente 17 meses depois.

Nos últimos dias, a pergunta que mais escuto é: "o Fluminense é favorito?". Por sua história e pelo simples fato de ser brasileiro, é. Pela altitude e pelo possível desgaste causado por um mês de batalhas decisivas, não é. Mas tudo isso pouco importa: favoritismo não ganha jogo, favoritismo não entra em campo. O Brasil era favorito em 50, e perdeu. A Hungria era favorita em 54, e perdeu. A Holanda era favorita em 74, e perdeu. O São Paulo era favorito em 94, e perdeu. O Fluminense era favorito em 2008, e perdeu. Ao longo da história do futebol, outros favoritos perderam, e outros mais ganharam.

A torcida equatoriana está eufórica, afinal a LDU vive o melhor momento de sua história, e vem colecionando campeonatos. Os 7 a 0 sobre os uruguaios do River Plate deixaram os torcedores em êxtase. Porém, há qualquer coisa de suicida nessa alegria prévia. Sempre que vai estourar uma catástrofe, o ser humano cai num otimismo obtuso, pétreo e córneo. Foi assim em Hiroshima, na manhã dominical da bomba. Não havia nenhum presságio, nenhuma tensão, nada que turvasse a doce ternura da cidade. Pastores, senhoras, crianças e babás tinham a mesma inconsciência de bodinhos de charrete. Até aparecer o clarão hediondo, e devastar tudo.

Já em Álvaro Chaves, a atmosfera é de uma tensão irresistível. O fantasma do rebaixamento ainda ronda a sede tricolor. O medo de perder outro título para a LDU toma conta de cada pó-de-arroz, vivo ou morto. Todo o Fluminense sente, na carne e na alma, uma angústia reveladora.

Resumindo, é o seguinte. Com os sete gols de semana passada, a LDU vive a euforia que precede as grandes catástrofes. Já o Fluminense vive a angústia que precede os grandes triunfos. É por isso que o profeta tem certeza: a Copa Sul-Americana de 2009 envelhecerá em Laranjeiras, para todo o sempre. Vamos ganhar essa taça, na garra e na raça. Amém.

PC

2 comentários:

  1. Merecemos. O final do ano vai trazer toda a expectativa do inicio do ano e que já estava morta a muito tempo. Ressurgimos da cinza. Vai ser simplismente maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Vamos Fluminense com garra e com raça!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.