terça-feira, 24 de agosto de 2010

Recordar é viver - Fluminense 3, Goiás 0

Assis chuta para marcar o primeiro (foto de Ari Gomes para o JB)

Rio de Janeiro, 14 de março de 1984.

Amigos, continua a caminhada do Fluminense em busca do Campeonato Brasileiro de 1984. O Tricolor estreara na segunda fase empatando com o Bahia, na Fonte Nova. Portanto, a vitória hoje, diante do Goiás, no Maracanã, era fundamental.

O Tricolor começou melhor, levando muito perigo à meta do goleiro Édson. A equipe pó-de-arroz exerceu um domínio sólido e amplo durante os primeiros minutos. O gol inaugural, no entanto, cismava em não sair. Os atacantes erravam muito na hora da finalização.

Mas, de tanto insistir, o Fluminense conseguiu abrir o placar aos 26. Numa jogada rápida, Washington acionou Wilsinho, que penetrou em velocidade. Da linha de fundo, cruzou para trás. E lá estava Assis, para marcar o doce primeiro gol. Fluminense 1, Goiás 0.

O domínio tricolor seguiu pelo primeiro tempo, e pelo início da segunda etapa. No entanto, a partir dos vinte minutos, o time inexplicavelmente trocou as jogadas verticais por insossos passes para os lados. Até o arqueiro Paulo Victor, que simplesmente não havia tocado na bola até então, era acionado pelos companheiros, em bolas recuadas. A paciência da torcida que compareceu ao Maracanã se esgotou, e começaram as vaias. Reparem que o povo tricolor tem um comportamento engraçado: deem-lhe uma derrota com luta, e ele apoiará freneticamente a equipe; deem-lhe uma vitória sem graça, e ele a vaiará com força. Talvez esteja exatamente aí a essência de nossa paixão, tão diferente da dos outros torcedores.

Voltando ao campo, o técnico Carbone então sacou Tato para pôr Paulinho. E o jovem ponta-esquerda incendiou a partida. Foi ele que sofreu o pênalti, já no finalzinho da partida. Leomir cobrou com precisão para fazer 2 a 0.

Com a vitória tricolor assegurada, todos nas arquibancadas já se preparavam para ir embora. Mal podiam esperar o presente que Washington lhes daria. Da intermediária, ele arriscou um chute, que saiu perfeito. A bola entrou no ângulo de Édson, sem absolutamente nenhuma chance de defesa. Um gol antológico para encerrar uma justa vitória do Fluminense.

No próximo domingo, o jogo é contra o São Paulo. Que o triunfo de hoje seja a moldura para mais uma bela vitória.

PC

Ficha Técnica
14/03/1984 - Fluminense 3 x 0 Goiás
Competição: Campeonato Brasileiro de 1984.
Local: Maracanã (Rio de Janeiro).
Árbitro: Roque José Gallas.
Auxiliares: Luís Martins e Renato Marsiglia.
Renda: Cr$ 13.742.700,00.
Público: 10.705 pagantes.
Fluminense: Paulo Victor; Getúlio, Vica, Ricardo Gomes e Branco; Leomir, Delei e Assis; Wilsinho (Rogério), Washington e Tato (Paulinho). Técnico: Carbone.
Goiás: Édson; Zé Teodoro, Gilson Jader, Carlos Alberto Santos e Nonoca; Tim Moura, Zé Ronaldo (Mairon César) e Washington; Hilton, Carlos Magno (Nei) e Cacau. Técnico: Robson Alves.
Cartões amarelos: Tim Moura (Goiás), Washington (Goiás), e Hilton (Goiás).
Gols: Assis (26'/1T), Leomir (43'/2T, PK), e Washington (45'/2T).

Fontes de pesquisa:
[1] Jornal do Brasil, edição de 15/03/1984.
[3] Livro "FFC: História, Conquistas e Glórias no Futebol", de Antonio Carlos Napoleão.

Um comentário:

  1. Festival de coincidências...

    Placar 3 a 0, próximo adversário São Paulo, Flu jogando fácil...só falta a coincidência final, a taça!

    Com vontade e humildade ela virá!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.