Amigos, olhemos para o passado. O Rio de Janeiro ainda era a capital federal, e o Fluminense ainda era o mais vitorioso clube de futebol em solo brasileiro. O Tricolor ganhava o Campeonato Carioca ano sim, ano também (e o Carioca era o mais importante certame do país). Éramos o time mais temido do Brasil. De 36 a 41, por exemplo, papamos cinco das seis taças. Em 52, vencemos a Copa Rio, com direito a 3 a 0 no Peñarol recheado de uruguaios do Maracanazo.
Em 70, todos duvidavam do Fluminense no Campeonato Brasileiro. Mas o Tricolor chegou ao quadrangular final, e três jogos depois levantou o caneco. Viria uma década maravilhosa, com Lula derrubando o Botafogo, Manfrini lavando o Flamengo, Doval derrotando o Vasco, Cafuringa entortando o Bayern bicampeão europeu. O lema da Máquina era "vencer ou vencer".
80, Edinho nocauteia o Vasco. 83, Assis acaba com o Flamengo. 84, Romerito nos dá mais um Campeonato Brasileiro, e Assis repete a dose contra o rubro-negro. 85, Paulinho sai do banco para derrubar o Bangu: mais um tricampeonato. Ai do clube que não cultiva santas nostalgias, já dizia o Profeta.
Voltemos a 2010: para nossa alegria infinita, o Fluminense está no topo novamente. O Tricolor é o primeiro colocado do Campeonato Brasileiro, tendo vencido 9 dos 13 jogos disputados. O Corinthians ainda nos persegue de perto, os outros só nos enxergam com binóculos. Por ora, voltamos a ser a equipe mais temida do Brasil.
Domingo, teremos Fluminense x Internacional no Maracanã, que ainda não fechou para as obras. E o povo pó-de-arroz se mobiliza para encher o Maior do Mundo. Virá gente de Juiz de Fora, de São Paulo, de Vitória, de Brasília, do país inteiro. A torcida promete relembrar o passado de conquistas, para inspirar um futuro épico. Afinal, a história tricolor traduz a predestinação para a glória...
PC
Vídeo editado por meu amigo Bruno Lucena, contando a história do Fluminense em fotos. Prepare-se para chorar:
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ muito engraçado ver Flamenguistas nos minimizando, ou mesmo os outros do rio. Vasco e Flamengo tiveram uma fase boa "recente", foram dominados durante MUITO tempo. Mas tudo bem, o mundo da voltas e bola pra frente. O importante é manter a pegada, e pensar jogo a jogo. Por sorte, temos Muricy que é muito competente no que faz.
ResponderExcluirBom texto PC.
Galera tricolor, mais uma casa do Flusão:
www.canelada.com.br/fluminense
passem por lá e dêem suas caneladas!
Carissimos,
ResponderExcluirAcompanho o Fluminense diariamente desde 1978. Neste mesmo ano, o decano jornal "O Globo" publicava também diariamente um boz cujo título era "A novela Marinho", com o intuito de ridicularizar a perda de nosso lateral-esquerdo para o mundo árabe.
Já se foram 32 anos.
JAMAIS o Fluminense foi tido como favorito a qualquer um dos muitos títulos que ganhou nestes período, JAMAIS. Mesmo em situações de evidência, como no ano de 1984. Nunca tivemos a imprensa do nosso lado. Em 80, o mesmo Globo entrevistava Zagalo, saído das Laranjeiras para treinar o Vasco: "Somos os favoritos ao título". Cartola adormeceu, a chuva tomou o Rio, a bênção de João de Deus cercou o estádio e Edinho decidiu.
Em 1995, ironicamente um único comentarista carioca nos indicou: Washington Rodrigues. Para todos os outros, seria uma lavada da Gávea. E deu no que deu.
Procurem nos arquivos. A história do "timinho" é coisa da imprensa. Quem era campeão do mundo em 1952 não tinha um timinho na temporada anterior. Procurem pela batalha da Gávea em 1941: o ator Sérgio Brito, presente à decisão, me contou pessoalmente em entrevista o quanto éramos ridicularizados. E o Fluminense foi campeão.
Estamos em agosto. É muito cedo para tudo. Mas se hoje alguém consegue vislumbrar um time que mostre futebol e campanha de campeão no Brasil, esse time só pode ser o Fluminense.
Brax!
PC,
ResponderExcluirDo 2º parágrafo em diante, eu estava lá.
E sobre o parágrafo que você ainda não escreveu, eu também estarei lá.
2010, tri campeão brasileiro.
Como o "Repórter Esso", faço questão de ser "testemunha ocular da história".
O que diferencia o Flu dos demais é ser constantemente grande. Temos títulos e grandes times ao longo de toda a história.
ResponderExcluirSão Paulo e Inter, por exemplo, só se tornaram equipes de dimensão nacional na década de 70.
Santos e Inter tiveram grandes times isolados no tempo. No caso do Santos, o time do Pelé e muito tempo depois o do Robinho. No caso do Inter, a equipe do Falcão e só agora (2006) um grupo com algo a mais.
O Botafogo teve um longo período de ouro e um enorme sem times de qualidade.
O Grêmio tem sido uma grande equipe...desde a década de 80.
O Corinthians conquistou a totalidade de seus grandes títulos a partir de 1990.
E por aí vai...
Nossa única década verdadeiramente fraca foi a de 90. E mesmo assim quase conquistamos o Brasileiro em 95 e a Copa do Brasil em 92.
Perfeito co comentário do Ramon. O post também está muito bom.
ResponderExcluirNuma roda de conversa entre um flamenguista, um vascaino, um botafoguense e um tricolor. Surge na mesa a pergunta sobre qual o maior idolo da história do seu clube. Logo o botafoguense responde, "Mané, é claro.", o vaiscaino ja fala com todo orgulho, "Roberto Dinamite, atual presidente do vascão", o flaguenguista e sem dúvida diz "Zico, o galinho jogava muito". O tricolor para, pensa, pensa, pensa e responde: "Não sei, são tantos."
ResponderExcluirEu criei esta história aqui e ela exemplifica muito bem o que o Ramon disse.
Obrigado a todos pelos elogios. :)
ResponderExcluir*****
Comentários no orkut.
Comentários no Pavilhão Tricolor:
ResponderExcluir1 Quinta, 12 Agosto 2010 16:13 Cesar Augusto de Lima Brandao Guimaraes
Depois dos anos 80, dos grandes, 5 se transformaram em verdadeiros cagalhões, são eles: atletico/mg, botafogo, fluminense, santos e internacional.
Santos, viúva de Pelé, e Internacional, viúvo do Falcão, conseguiram sair desse grupo.
Fluminense, tenta sair, respirou para fora da merda com a conquista da CB 2007 e vice da liberta em 2008 e quer sai em definitivo neste ano.
Sinceramente, se ganharmos o Campeonato Brasileiro e a Liberta do ano que vem nos consolidados pra fora do bueira e retornamos à elite.
Atletico/MG e Botafogo nem preciso comentar...
Rumo ao Tri!!
2 Quinta, 12 Agosto 2010 21:13 Emílio Rossini
É isso aí PC! Juiz de Fora estará lá... para empurrar o tricolor com o sangue do encarnado! ST!
3 Sexta, 13 Agosto 2010 17:00 Leonardo
Essa é a nossa diferença pra qualquer time do Brasil: somos grandes desde o nosso 1º dia de vida!
E hj o Tricolor Campeão do Mundo e eterno maior do Rio, luta pelo Tri do Brasileiro! Vamos na fé pq ele virá!!
ST
4 Sábado, 14 Agosto 2010 14:25 Brunão
ResponderExcluirEm primeiro lugar eu quero o tri. Depois, o que vier é lucro!
Eu quero o tri brasileiro!
S.T.