domingo, 1 de agosto de 2010

Quem é o melhor goleiro do Fluminense hoje?

Paulo Victor, o último dos moicanos!

Amigos, com a volta de Fernando Henrique ao gol do Tricolor, ressurgiu a velha discussão: quem é o melhor goleiro do Fluminense hoje?

FH está se tornando uma espécie de personagem folclórico em Laranjeiras. Muita gente ama, muita gente odeia. Suas defesas com os pés mostram reflexo, ou despreparo? Suas defesas plásticas são intervenções complicadas, ou enfeite?

Rafael ganhou muito respeito no final do ano passado, quando defendeu os arcos durante a miraculosa arrancada tricolor. Mas há quem garanta que o sucesso se devia principalmente ao esquema tático de Cuca, com três zagueiros.

Ricardo Berna também já teve sua fase como titular. Mesmo bastante elogiado por torcida e mídia, acabou perdendo a posição, e hoje no máximo chega à condição de reserva.

Eu confesso que não sei avaliar goleiros. Me parece uma tarefa complicada, mais difícil que avaliar jogadores de linha. Se fosse eu o técnico, certamente ouviria a opinião do preparador de goleiros (personagem este que, no Fluminense, também tem sido bastante criticado).

Por essas e outras, acabo recorrendo aos números, pois costumo confiar neles. As estatísticas podem enganar, eu sei. Mas ainda assim são uma métrica. Vamos a elas.

Rafael atuou em 60 partidas pelo Fluminense (59 como titular). Ao todo, sofreu 63 gols, média de 1,05 por jogo. Os resultados foram 32 vitórias, 15 empates e 13 derrotas (61,7% dos pontos conquistados). Foi titular no vice-campeonato da Copa Sul-Americana de 2009.

Ricardo Berna tem 41 aparições (36 como titular), tendo sofrido 50 gols, média de 1,22 por jogo. Os resultados foram 15 vitórias, 14 empates e 12 derrotas (48,0% dos pontos conquistados).

Fernando Henrique tem 254 atuações com a camisa tricolor (251 como titular). Ao todo, sofreu 314 gols, média de 1,24 por partida. Os resultados foram 110 vitórias, 71 empates e 73 derrotas (52,6% dos pontos conquistados). Foi titular na conquista da Copa do Brasil e no vice-campeonato da Libertadores de 2008.

Para efeito de comparação, e para prestar homenagem ao nosso último goleiro lendário: Paulo Victor jogou 360 partidas pelo Fluminense (357 como titular), tendo sofrido 288 gols, média de 0,80 por jogo. Os resultados foram 174 vitórias, 109 empates e 77 derrotas. Foi titular em todo o tricampeonato Carioca (1983-84-85), e no Campeonato Brasileiro de 1984. Foi também convocado para a Seleção Brasileira, na Copa do Mundo de 1986 (foi reserva de Carlos).

É por essas e outras que, no dia 27 de março de 1988, quando Andrade partiu para a bola, no último minuto, pronto para empatar o Fla-Flu, Paulo Victor defendeu o maior pênalti que o Maracanã já viu...

PC

33 comentários:

  1. Entretanto,

    o FH começou defender a meta do Flu muito jovem, enquanto o Rafael e Berna já eram mais experientes. Além disso, o FH pegou alguns anos que o Flu sofria com problemas defensivos e coisas do tipo.

    Sei la.

    Para mim, o Berna é o pior deles.

    Entre Rafael e FH joga quem estiver em melhor fase, sendo assim é mais que merecida a posição de titular do FH hoje, pois a fase do mesmo é muito boa.

    Ainda acrescento o fato do FH ser um cara que segura o rojão, não costuma sucumbir a pressão e já barrou muito goleiro que veio a peso de ouro para Alvaro Chaves, não é não Diego?!

    Enfim, o assunto FH é controverso e eu não sou do grupo das fernandetes e muito menos sou do grupo dos críticos ferrenhos do arqueiro tricolor, mas acho que atualmente é o melhor que temos a disposição, se isso é bom ou ruim são outros quinhentos.

    []'s

    ResponderExcluir
  2. Ah, essa camisa de goleiro é muito bacana.

    ResponderExcluir
  3. Montanha, eu já vi a original, que Paulo Victor vestiu na final do Brasileiro de 84. Tá dentro de um quadro, na casa de um colecionador.

    Esse cara já recebeu oferta de 20 mil reais por ela, e não vendeu. :D

    ResponderExcluir
  4. A verdade tem que ser dita.

    Os críticos do FH só falam de seus defeitos. Esquecem-se de suas qualidades. Analogamente as "fernandetes" (hahaha) não falam de defeitos.

    FH tem falhas de fundamentos. Às vezes não sai quando tem que sair, faz intervenções com o pé que deveriam ser feitas com a mão (não são todas, bem poucas perto do que seus críticos querem fazer parecer).

    Mas FH também tem qualidades: um reflexo sinistro, a capacidade de defender bolas "impossíveis" e não amarelar em jogos decisivos.

    Essa de defender bolas impossíveis pra mim tem a ver com defender algumas com o pé. Os goleiros parecem achar pecado defender com o pé, acho que por isso o FH pega bolas que a maioria não pega.

    Nenhum de nossos goleiros é pegador de pênalti. Isso não é defeito, é ausência de qualidade específica.

    Visto que Berna e Rafael também falham (em nível não muito diferente do FH) e não fazem tantas defesas milagrosas, acho inviável não dizer que FH é o melhor de nossos arqueiros.

    ResponderExcluir
  5. Falando das estatísticas citadas:

    - A meu ver apontam somente que Paulo Vitor é o melhor dos 4.

    - As estatísticas de FH possuem variabilidade de elenco. Acho que a variabilidade do número de zagueiros é baixa, em geral foram 2.

    - As estatísticas de Rafael não possuem variabilidade de elenco e nem de número de zagueiros, em geral foram 3.

    - As do Berna estão mais pra do FH, boa variabilidade de elenco e péssima de esquema, em geral 2 zagueiros. Mas, como o Montanha lembrou, temos que ponderar o grau de experiência dos goleiros nos períodos avaliados, o que dá um 'bias' negativo às estatísticas do FH.

    Logo, não acho justo compará-los por esse critério. Rafael quase sempre jogou com 1 zagueiro a mais e era mais experiente. O fator experiência tbm se aplica a Berna.

    Já os números de Paulo Vitor são incríveis. Jogando quase sempre (acredito eu) com 2 zagueiros, tem média inferior a 1 gol sofrido por partida. Não o vi jogar, mas só por esses dados, sou levado a acreditar que trata-se de um goleiro lendário.

    ResponderExcluir
  6. Ramón, Paulo Victor defendeu um pênalti no último minuto de um Fla-Flu, mantendo a vitória tricolor. Isso basta para ser lendário. :)

    (e além disso ainda fazia parte daquele supertime de 83-85...)

    ResponderExcluir
  7. Teve um Flu 3 x 0 Bota em 84, 85, 86... que o Paulo Victor fez a maior partida que eu vi um goleiro do Flu fazer. Levou nota 10 nos jornais. Um assombro. Não me esquecerei nunca.

    ResponderExcluir
  8. E ai PC, blz.
    Ta louco PC, não tem a minima condições de comparar Paulo Victor com os goleiros do FLU de hoje. Sem contar que aquele time tbm era muito, mas muito melhor que este, mesmo eu achando que este time do FLU é um dos melhores na atualidade.
    voltando ao post, acho que FH ainda é o melhor entre os 3. Mas precisa entender que plasticidade não é melhor que eficiência, as vezes ele se complica por querer tornar a defesa mais difícil que realmente ela é, mas isso se deve muito ao trabalho de base, quando jovem com certeza todos achavam lindas as defesas plasticas que ele fazia, entrou no profissional fazendo a mesma coisa..... falta o preparador de goleiros corrigir tal postura.... falo isso por que sou goleiro, e trabalhei cerca de 5 anos na área.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Precisamos imediatamente de um goleiro!!! para completar o nosso maravilhoso time!!!

    ResponderExcluir
  10. FH é um goleiro mediano. Peca em fundamentos essenciais prá um bom goleiro (sair do gol e não encaixar bolas fáceis, só prá citar 2 exemplos), mas tem um reflexo excepcional, o que chega, em alguns momentos, a melhorar suas "notas" no final dos jogos.

    E nem se compara com Paulo Victor. Aliás, se juntar os 3 goleiros do Flu hoje e colocá-los um dentro do outro não dá 1/2 Paulo Victor!

    ST!

    ResponderExcluir
  11. Ah, e parafraseando Dadá Maravilha, que dizia "não existe gol feio, feio é perder o gol", quanto às defesas de FH com os pés, só digo isso: não é errado defender com os pés, errado é tomar o gol!

    ResponderExcluir
  12. Eu ví esse jogo de 88 mas infelizmente não me lembro mais da defesa.

    Já procurei esse vídeo em vários lugares mas não encontro. Alguém tem ele por aí?

    ST

    ResponderExcluir
  13. Bernardo, também não achei o vídeo desse Fla-Flu. Tenho procurado, mas não é fácil. hehe!

    ResponderExcluir
  14. Comentários no Pavilhão Tricolor:

    1 Segunda, 02 Agosto 2010 00:04 Bernardo de Biase
    Os três são do mesmo nível, medianos. O Rafael foi o que apresentou mais segurança no fim do ano passado, quando defendeu muito bem o gol sendo discreto. Esse ano esteve muito mal preparado e disperso.

    Berna agarrou bem mas numa fase muito ruim do time, mas lembro de ter visto cometer algumas falhas de posicionamento.

    FH é o mais espalhafatoso, transforma defesas fáceis em espetáculo, e na minha opinião, quando foi exigido, correspondeu muito pouco. Nunca vi goleiro se encolher quando sai em cima do atacante, só o FH no jogo passado pra cima do Guerrón(num gol perdido na pequena área).


    2 Segunda, 02 Agosto 2010 02:08 HB de Mello
    Que saudades do Paulo Victor.

    O post - excelente - para mim demonstrou que não temos um goleiro de alto nível.

    Reparem: com CEM jogos a menos, Fernando Henrique já sofreu mais gols que Paulo Victor. Dá pra comparar?

    ResponderExcluir
  15. 3 Segunda, 02 Agosto 2010 07:19 Raphael
    Amigos,

    Concordo com o Bernardo quando diz que o Rafael foi o mais seguro dos três quando atuou. Tem falhas de posicionamento e peca em saídas do gol. Mas particularmente gosto mais dele...

    O Berna começou bem mas cometeu as mesmas falhas dos outros dois...

    O FH tem bons reflexos, mas acho que sai muito mal do gol (quando sai) e soca ou chuta demais algumas bolas defensáveis, proporcionando que alguns ataques adversários se perpetuem desnecessariamente... Suas defesas espalhafatosas se devem muitas vezes a um passo para o lado contrário do chute para poder dar aquele salto ao invés de simplesmente agarrar a bola... Não acho que passe segurança para a defesa...

    Os números são a favor do Rafael, porém os três tem médias muito altas para o que desejamos...

    Falhas de posicionamento se corrigem no treino, assim como as saídas do gol... E uma coisa que me irrita profundamente é a nossa saída de bola aos chutões...

    Não vi muito Paulo Vitor, mas ouço maravilhas, de qualquer forma é até covardia comparar nossos goleiros com ele, principalmente em números frios... Hoje nossos arqueiros contam com Gum, LE, André Luiz e Cássio na proteção, sem falar no Diogo... O PV contava com Duílio, Ricardo Gomes, Jandir...

    P.S: Para quem gosta de falar que FH fechou o gol na Libertadores, vale a pena assistir o gol do Palermo no Maraca...

    ST Rumo ao Mundial Interclubes!!!!!


    4 Segunda, 02 Agosto 2010 08:14 Rodrigo Haydt
    Realmente não dá para comparar, mas não esqueçamos que o Time o qual o Paulo Vitor pertencia foi Tri Carioca e Campeão Brasileiro. Tinha DEFENSORES FENOMENAIS, então eu acho que analisar os números friamente chega a ser até covardia de nossa parte. Nem tanto ao céu, nem tanto a terra.
    Saudações Tricolores

    ResponderExcluir
  16. 5 Segunda, 02 Agosto 2010 10:06 Marco Aquino
    Eita pergunta difícil.

    Estatística, neste caso, pode atrapalhar mais do que ajudar, pelos motivos apontados pelo Raphael e Rodrigo.

    E também, PC, não sei avaliar goleiros, exceto quando falham quando a bola vai ao gol.

    Para mim fica claro que o Berna é o pior dos três. E tenho a dúvida entre o FH e o Rafael, tendendo a achar melhor o Rafael, por causa da saída de bola.

    Raramente, mas muito raramente, o FH dá velocidade ao time quando tem a bola nas mãos, preferindo sempre perder tempo e depois dar um chutão prá frente em que, invariavelmente, a bola fica com o adversário.

    Antes eu pensava que era pelo posicionamento do time, mas o Rafael repõe a bola bem mais rápido, jogando com as mãos para um jogador do Fluminense.

    E aí cabe uma pergunta:

    Se o FH tem essa falha, se nossos goleiros (todos) são fracos na saída do gol, porque isso não é corrigido ou melhorado com treinamento?

    E recentemente contratamos o "melhor goleiro do Brasil" que não deu certo no clube.

    Isso não é um forte indicativo de falha no treinamento de nossos goleiros?

    Finalizando, para um time campeão, estamos com essa lacuna a ser preenchida.

    Não gosto dos três.

    ResponderExcluir
  17. 6 Segunda, 02 Agosto 2010 10:43 Fábio Ribeiro
    Particularmente, acho que os três estão aquém do que o Fluminense necessita. A impressão que eu tenho é de que o treinamento ministrado para eles é muito fraco e, até, arcaico. Os três falham em fundamentos básicos como saída do gol e reposição de bola. Percebo também, já há muito tempo, falhas grotescas na armação da barreira e no posicionamento embaixo do gol nas cobranças de faltas próximas à área, principalmente por parte do FH. Dos três, o que me causou melhor impressão foi o Ricardo Berna, apesar de ter falhado bastante nos poucos jogos em que foi exigido no ano passado. O Rafael não me passa confiança, apesar de, tecnicamente, ser melhor que os outros dois. E o FH já provou por diversas vezes não possuir o menor cacife para vestir a gloriosa camisa 1 do Fluminense.


    7 Segunda, 02 Agosto 2010 11:20 Hermann
    Concordo quase que plenamente com o MARCO AQUINO, talvez nossa falha esteja no preparador de goleiros e não no próprio goleiro. Vale a pena lembrar que o nível de goleiros no Brasil é muito constante, posso dizer que são todos equivalentes.

    São tão bons e tão ruins como qualquer um.


    E que Deus proteja o FH. Assim será melhor para nós.

    ResponderExcluir
  18. 8 Segunda, 02 Agosto 2010 11:23 Leandro Monteiro Ottoni Trindade
    Os 3 são fracos. OK!

    Será que no mercado tem goleiros melhores a disposição?

    Podemos ser campeões com qualquer um dos 3.

    Salve PV!!!


    9 Segunda, 02 Agosto 2010 11:42 Junior Lins
    O time é líder de um campeonato de nível de dificuldade reconhecido por todos e nós vamos procurar chifre em cabeça de cavalo ? FH têm correspondido e bem quando exigido. Cada um de nós têm sua opinião sobre todos os jogadores, mas o caso do FH já é de perseguição. Vamos deixar o cara trabalhar, ninguém fica 253 jogos defendendo o gol de um time a toa.

    ResponderExcluir
  19. 10 Segunda, 02 Agosto 2010 12:08 Bruno Aché
    O FH é fraco. os tres sao fracos... porém é o segundo time menos vazado do campeonato... seremos campeões com eles mesmo. Saudações tricolores


    11 Segunda, 02 Agosto 2010 12:15 Mauro J S
    Eu particularmente não gosto do FH, mas há que se considerar que os zagueiros que ele jogou na maior parte dos jogos eram sofríveis.

    E se olharmos a defesa do Flu na época do Paulo Victor era de se esperar que com uma defesa daquelas e um goleiro espetacular como ele, a sua média de gols sofridos seja baixa.

    A realidade é que nem FH, nem Rafael e nem o Berna são arqueiros do quilate dos grandes goleiros da nossa gloriosa história.

    Mas se com LE, AL, Gum e Cássio estamos milagrosamente com uma das defesas menos vazadas do campeonato, acho que qq um dos 3 goleiros pode fazer um bom trabalho.

    Mas espero que ano que vem para a Libertadores a nova diretoria tricolor traga um ótimo goleiro seja brasileiro ou sulamericano.

    ResponderExcluir
  20. 12 Segunda, 02 Agosto 2010 15:29 Tomé
    Não tenho a menor dúvida de que o Rafael é o melhor. NENHUMA DÚVIDA!!! Na reposição e na saída de gol em cruzamentos é muito melhor. Debaixo da trave é do mesmo nível dos demais. Sua barração foi extremamente injusta. A proteção ao FH é tanta que, entra técnico sai técnico, e ele precisa cometer o dobro de falhas de seus concorrentes para ser barrado. "Ah, você está dizendo que o Muricy também o protege?" Não. Acho que o Muricy, estimulado pelo esquema, está apenas cometendo um erro ao escolhê-lo. Erro esse baseado no seu histórico de derrotas contra o Fluminense com o frangueiro no gol e que só não fica claro porque o outro goleiro disponível (Rafael) não é um jogador de grife e também não se trata de um goleiraço.

    De qualquer forma, eu repito o que já disse anteriormente. Trazer a "qualidade técnica" do FH à pauta, ainda que seja só para compará-lo aos demais, é uma tática retórica que só interessa à seita dos intere$$ado$ em sua permanência eterna no clube. Discutir o "potencial" de quem já está no clube e jogando com certa regularidade (mal) há SETE ANOS, sendo que foi justamente barrado por vários goliros medianos nesse tempo, é apenas cortina de fumaça.

    Não existe nenhuma conjunção adversativa para aliviar a barra dele. Coisas do tipo "eu não gosto dele, mas....". Ou então escorar-se na posição atual na tabela para minimizar a presença do frangueiro. Além de um goleiro tecnicamente ruim, trata-se de um elemento cuja índole negativa já foi mostrada diversas vezes. Não obstante, se mantém no elenco há anos com salário de três digitos. Com o histórico que tem (em alguns momentos está mais para folha corrida) duvido que o FH completasse mais de 100 jogos em um clube sério.

    E a sem-vergonhice é tão explícita que basta ver as reportagens do GE.COM. O elenco tem mais de 30 jogadores, mas sempre que é preciso criar uma nota para o portal lá está o frangueiro com a boca no microfone. O portal virou uma verdadeira lavanderia da reputação do frangueiro. A retribuição? Ah, isso só Deus sabe.....

    Podemos conquistar nossos objetivos com FH no gol? Podemos. Não será a primeira nem a última vez que um clube consegue alguma conquista com um frangueiro no gol. Se o Fluminense for campeão brasileiro o Horcades será, disparado, o presidente mais vitorioso da história do clube. Isso por acaso fará dele um bom dirigente? O mesmo vale para o FH. Portanto, nada melhor que uma boa fase para continuar apontando o que existe de errado. Deixar para quando a coisa fica mais do que escancarada ou, no caso do FH, quando VOLTA a ser um problema é coisa de oprtunista.

    ResponderExcluir
  21. 13 Segunda, 02 Agosto 2010 15:56 AndréES
    Post DESNECESSÁRIO... Penso isso
    O FH é o menos pior dos três.. FATO..
    Ótimo, não é e nunca foi. Seguro, nunca foi.
    A única vantagem é ter apoio da TO.
    MAS, não é justo comparar média de gols por jogo...
    os times não eram os mesmos... Vcs sabem que Flu teve times sofríveis na época do FH.
    enfim, não é momento para esse tipo de post - procurar crise é muito chato e não condiz com nossa inteligência.
    st


    14 Segunda, 02 Agosto 2010 16:26 Leandro Ferreira Moratti
    FH no momento é o melhor disparado .
    sou amigo pessoal do rafael e do cetin , rafael ano passado foi muito bem , salvou o time inumeras vezes , além de ter uma otima saida de bola .
    mais esse ano o rafael passou por problemas pessoais muito sério que com certeza o desconcentrou bastante .
    só lembrando que rafael saiu do time por contusão contra o vitoria .

    ST !!!

    ResponderExcluir
  22. 15 Segunda, 02 Agosto 2010 16:48 Paulo Cezar da Costa Martins Filho
    André,

    Não estou procurando crise nenhuma com a criação desse post. Apenas senti a necessidade de discutir esse assunto, que volta e meia aparece por aqui nas resenhas.

    No post, eu sequer dou minha opinião sobre o assunto. Apenas jogo os números, e elogio Paulo Victor (o que sempre vale a pena).

    ST,
    PC

    ResponderExcluir
  23. 16 Segunda, 02 Agosto 2010 16:50 AntonioC
    Post totalmente desnecessário! (2)


    17 Segunda, 02 Agosto 2010 17:01 AndréES
    PC
    Que temos problemas com goleiro É FATO.
    Mas, neste momento, esse problema AINDA não está nos afetando. Me pareceu perseguição.

    Agora, OPINIÃO PESSOAL.
    Enquanto o FH estiver ali por perto, nenhum goleiro do mundo dará certo no Fluminense. A TO não deixa.
    Desculpa ai se não fui bem compreendido.
    St

    ResponderExcluir
  24. 18 Segunda, 02 Agosto 2010 17:25 Alexandre N.
    Eu continuo com o meu discurso. Discutir qual dos três é o melhor é perda de tempo. Enquanto quem estiver preparando os goleiros for o senhor que se encontra preparando os mesmos, nada irá mudar.


    19 Segunda, 02 Agosto 2010 17:41 Marco Aquino
    Me desculpem aqueles que acham o post desnecessário.

    O fato de o time está ganhando não impede que cobranças sejam feitas, os problemas debatidos e as falhas apontadas.

    Ou não queremos o melhor para o Fluminense?

    O Horcades pode se tornar o presidente com o melhor resultado em termos de títulos, mas isto não pode nos impedir de manter a cobrança e de apontar os erros desta administração.

    Mesmo na campanha da Libertadores, o volante preferido do RG era exaustivamente cobrado pela torcida, e isto não nos impediu de sermos vice campeões, com vitórias históricas.

    E a proposta do PC é de somente o debate e parece que, em geral, quem participou do debate é de opinião que temos que melhorar embaixo dos paus.

    E melhor ainda, há o questionamento do trabalho de preparação dos goleiros.

    Não podemos, nunca, nos furtar a querer a melhora do Fluminense, em todos os niveis.

    ST

    ResponderExcluir
  25. 20 Segunda, 02 Agosto 2010 19:02 Bruno Leonardo
    O Rafael perdeu a posição pra FH num momento em que bastava chutar a gol que o Rafael 'aceitava'.

    Um conhecido meu até o chamava de Redecard, pois aceitava tudo: Visa, Credicard, Diners, Ticket Refeição, etc.

    O FH é menos técnico que o Rafael, porém é mais 'decisivo'. Compensa lacunas técnicas com autoconfiança, reflexo, estrela. Não sou fã dele, mas ele é o menos mão de alface dos três.


    21 Segunda, 02 Agosto 2010 19:26 Bruno - Juiz de Fora
    Ricardo Berna: é lerdo!

    Rafael: é preguiçoso!

    Fernando Henrique: é folclórico.
    - Mas, por outro lado, é super identificado com o Clube e torcida. Isso conta! Suas defesas com as pernas, não considero defeito, mas sim, um diferencial... Não dá pra negar que ele tem muito reflexo. No entanto, não é, definitivamente, o GRANDE goleiro que queremos. Paciência.

    ResponderExcluir
  26. 22 Segunda, 02 Agosto 2010 19:47 Paulo Vitor
    Essas comparações são absurdas, ainda mais fazendo uso de números que medem a equipe e não o desempenho individual dos goleiros. Ricardo Berna eu não discuto porque não agradou quando foi titular e nunca teve sequer chance de se estabelecer no gol. FH e Rafael foram titulares em duas competições internacionais em que o Flu terminou vice-campeão. Mas pesa para a avaliação do FH que na Libertadores pegamos times muito superiores ao da Sul-americana, tinhamos uma excelente zaga e, mesmo com tudo isso, ele se destacou no gol. Rafael pegou times mixurucas (com exceção da LDU), a zaga não era lá grandes coisas (embora o esquema do Cuca e o Dalton tenham funcionado) e mesmo assim o Rafael não fez nada -- para falar a verdade, quando se precisou dele, no Equador, tudo que foi chute entrou (5). Lá na altitude, no ano anterior, também tomamos um caminhão de gols (4), mas FH fez pelo menos duas defesas milagrosas.
    Fluminense precisa contratar goleiro e zagueiro. Enquanto isso não acontece, vai com o que temos mesmo (e até agora o FH tem nos livrado de empates ou derrotas).

    ResponderExcluir
  27. 23 Segunda, 02 Agosto 2010 19:49 Brunão
    Caros tricolores, já escreví em outro post sobre o FH. Reconheço que tecnicamente não agrada a todos. Mas uma coisa vcs tem que concordar. O cara tem comprometimento com a camisa do Fluminense.

    Desde sábado que demoro pelo menos 1 hr pra conseguir dormir, pensando na apresentação do Fluzão contra o patético paranaense. A imagem do conca arrancando com a bola no 2º gol do Washington fica passando na minha mente que nem um DVD...

    Rumo ao tri brasileiro !

    ResponderExcluir
  28. 24 Segunda, 02 Agosto 2010 19:50 Tomé
    Post desnecessário?

    Uma coisa coisa é não gostar do assunto e tentar desconstruí-lo usando argumentos. Outra é declarar a desnecessidade de um debate, posicionando-se como juíz de pauta. Algo como "poxa, o momento é tão bom...Para quê falar sobre isso agora?".

    Pois é exatamente no bom momento que os erros precisam continuar a ser apontados. Nessa história de "o momento é bom", o frangueiro foi ficando, foi ficando.... Daqui a pouco emplaca uma renovação de contrato por mais 5 anos.

    Ademais, não é FATO coisíssima nenhuma que FH é o melhor goleiro do elenco atual. É apenas gosto, sem embasamento nenhum. Declarar que a média de gols sofridos não conta porque cada goleiro joga com zaga diferente é mera tentativa de minimizar um argumento sólido (que poderia, se fosse o caso, ser rebatido com outro argumento sólido semelhante) contrário ao frangueiro para justificar o gosto, não o FATO.

    Rafael, que está longe de ser goleiraço, entrou no time na pior roubada possível e contribuiu para a subida do time melhorando a produção no gol. FH jamais se destacou em situações de roubada. Pelo contrário! Quando o time entra em má fase ele é dos primeiros a comprometer e começar a entregar. Isso sim é fato de fácil comprovação. Basta lembrar as vezes em que foi barrado. Ou o time não melhorou quando Kleber, Berna e Rafael o barraram em 2005, 2006 e 2009 respectivamente? O Diego piorou a produção, mas não custa lembrar que o parâmetro era o Kleber, que foi o titular durante todo o ano de 2005. A que ponto chegamos..... "Ah, mas o FH melhorou a produção agora". Mentira!!! O Rafael saiu por contusão antes do jogo contra o Vitória. FH entrou (falhou contra o Vitória) e o time melhorou como um todo. Aliás, já tinha melhorado nas vitórias contra Flamengo e Atletico/MG.

    Não existe "momento bom" ou "momento ruim" para apontar erros fundamentados. E quem discorda sobre o que seria ou não um erro que entre no debate e exponha sua opinião com argumentos.


    25 Terça, 03 Agosto 2010 01:00 Tomé
    Só um adendo pq essa discussão está ingrata. Basta uma fase boa (do time, não do frangueiro) para a galera começar a pegar leve, fechar os olhos, minimizar os erros passados e, assim, pecar por omissão. Isso me chateia bastante. Mas vamos lá.

    Meu caro Paulo Vitor, adversários mixurucas na sul-americana com exceção da LDU? Um desses adversários "mixurucas" foi campeão brasileiro do ano passado. Outro eliminou o Internacional/RS da competição e está a um empate em 0x0 para ir à final da Libertadores deste ano. E outro foi derrotado com duas vitórias nossas depois de eliminar Goiás e Botafogo. Me refiro a Flamengo, Cerro e a Universidad de Chile. Está claríssimo que não eram adversários mixurucas, certo? Não seria desonesto a ponto de afirmar que o Rafael, na campanha da sul-americana, foi mais decisivo que o frangueiro na Libertadores. Mas também não foi menos. Os dois falharam em proporções iguais e foram meros coadjuvantes nas duas campanhas.

    De qq forma, voltando ao nível dos adversários, pode paracer chato insistir nisso, mas seria muito mais interessante se as pessoas puxassem um pouco mais da memória na hora de emitirem suas afirmações e opiniões.

    ResponderExcluir
  29. 26 Terça, 03 Agosto 2010 01:35 Rodrigo JOE
    Na boa, o Fluminense, hoje, não tem nenhum " melhor" goleiro.


    27 Terça, 03 Agosto 2010 08:48 Alexandre N.
    Não adianta Tomé. O Fernando Henrique ganhou um "cartão de saída da prisão" eterno por causa daquela campanha normal na Libertadores.

    Tentar apontar todos os defeitos dele pra maior parte dessa torcida desanima.


    28 Terça, 03 Agosto 2010 11:10 Velho-RJ
    Fernando Henrique está agarrando muito e é o melhor disparado.

    Que saudade do Paulo Victor... O filho que ainda não tive se chamará Paulo Victor!

    ResponderExcluir
  30. 29 Terça, 03 Agosto 2010 13:20 Milton Netto
    Temos inúmeros problemas a serem discutidos (reserva pra lateral direita, falhas de posicionamento da zaga, ausência de um meia direita).
    mas o único que sempre vem à tona é sobre FH.

    Tudo bem , o debate sempre é importante em todas as esferas. mas sejamos realistas: é ilusório achar que a diretoria irá empenhar esforços pra contratar um goleiro. NÃO VAI. O ciclo de contratações fechará com um meia ou no máximo um lateral. Não há nenhuma cogitação de goleiros, e a nós estamos sempre aqui, nesse embate. Ora, esses três goleiros são os que temos e teremos nessa campanha, então vamos com eles. Isso não significa que são bons e estamos satisfeitos com eles. Pra mim, nenhum deles passa segurança.
    Mas chega.
    Parece que ficam, de um lado, uns torcendo pra levarmos pressão e o FH fazer algumas defesas, pra chegar e dizer: tá vendo, tá vendo, FH tem reflexo e blá, blá, blá.
    E de outro lado, outros sempre esperando a hora da falha pra dizer: tá vendo, frangueiro henrique, jabazeiro, etc, etc, etc.

    Poxa, SACO CHEIO DISSO JÁ. INFELIZMENTE, NINGUÉM VAI CONTRATAR GOLEIROS AGORA, TAMPOUCO TROCAR O TREINADOR DESSES GOLEIROS (AO MEU VER O MAIOR CULPADO).

    ST!

    ResponderExcluir
  31. 30 Terça, 03 Agosto 2010 21:54 rafael almeida
    Fernando Henrique é o melhor .Rafael é o segundo e ricardo iberna é pior que qualquer goleiro que apareça depois dele como integrante do elenco.


    31 Quinta, 05 Agosto 2010 14:55 Leonardo
    Atualmente é o Fernando Henrique. O Rafael é mais seguro, só q não faz defesas com grau de dificuldade elevado. Meio q, nunk franga, mas nunca pega nada.
    E o FH por mais q ele exagere as vezes com a mania de defender tudo com as pernas (o gol do Botafogo foi ridículo), já salvou o time muitas vezes nesse estilo de defender, e quando ele está bem vira quase q uma muralha!

    Agora: obviamente q Paulo Victor sozinho, agarrava melhor q os 3!!

    ST! Vamo Nensee!!!!

    ResponderExcluir
  32. 32 Segunda, 09 Agosto 2010 00:00 Ivo
    FH é um legítimo herdeiro dos grandes goleiros tricolores.


    33 Terça, 10 Agosto 2010 17:15 VINICIUS TOLEDO
    PAULO VITOR foi o nosso último grande goleiro, isso é fato, mas vale lembrar que tinha uma baita defesa a sua frente.

    FH, levou muitos gols sim, mas passou um bom tempo sendo massacrado e na verdade continua sendo pelos adversários e contando sempre com zagas sofríveis a sua frente! Agora, a zaga está ajeitada pelo MURICY, mas ainda sim falham de vez em quando, eles andam compensado suas limitações técnicas com muita disposição e comprometimento tático.

    FH ainda é a melhor opção no Flu.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.