Washington e Tato vibram com o primeiro gol tricolor.
São Paulo, 18 de março de 1984.
Amigos, o Fluminense foi impiedoso no Morumbi. A vitória sobre o São Paulo, por 2 a 0, coloca definitivamente o Tricolor na lista dos candidatos ao título de campeão brasileiro de 1984.
Reparem: nem mesmo o árbitro conseguiu atrapalhar o Fluminense. O juiz mineiro Édson Alcântara do Amorim deixou de assinalar dois pênaltis de almanaque: um no primeiro tempo, de Darío Pereyra em Washington; o outro na segunda etapa, de Gassem em Leomir. E nem assim, tão garfado, o Tricolor baixou a cabeça. A equipe conquistou a vitória na garra, na vontade, mesmo sem ser brilhante.
Este Fluminense de 1984 é solidário, é aplicado taticamente, e é rápido nos contra-ataques. A irresistível receita deu resultado logo aos seis minutos. Getúlio cruzou da direita, e Washington finalizou, no canto esquerdo de Valdir Peres. Fluminense 1, São Paulo 0.
A equipe anfitriã teve que se lançar toda para a frente, abrindo-se aos perigosos contra-ataques do Fluminense. Foi em um deles, aos 29 minutos, que Washington avançou pela direita e foi derrubado já dentro da área por Darío Pereyra. O árbitro, no entanto, deu apenas falta, que acabou desperdiçada pelo Tricolor.
Aos 4 do segundo tempo, Marcão deu cotovelada maldosa em Branco, e foi corretamente expulso. Com apenas dez homens, a missão são-paulina tornava-se ainda mais complicada. A vitória tricolor parecia uma certeza. O São Paulo, nervoso, passou a abusar das faltas. Enquanto isso, o Fluminense jogava com inteligência. Aos 29, mais um contra-ataque: Branco lança Washington, e Valdir Peres opera um milagre para evitar o segundo gol.
Como último e desesperado recurso, o técnico Mário Travaglini tirou o lateral Nelsinho e pôs o atacante Aguinaldo. No Flu, saiu Wilsinho, cansado, para dar lugar a Rogério. E foi Rogério que, aos 37, chutou forte, no ângulo direito, após passe de Washington. Fluminense 2 a 0.
No finalzinho, ainda houve tempo para um ensaio de olé, e mais um pênalti não marcado pelo juiz. A vitória tricolor foi, de fato, incontestável. A taça de 1984 começa a sorrir, com a encantadora possibilidade de envelhecer na rua Álvaro Chaves.
PC
Ficha Técnica
18/03/1984 - São Paulo 0 x 2 Fluminense.
Competição: Campeonato Brasileiro de 1984.
Local: Morumbi (São Paulo).
Árbitro: Édson Alcântara do Amorim (MG).
Renda: Cr$ 20.862.400,00.
Público: 18.437 pagantes e 20.700 presentes.
São Paulo: Valdir Peres; Paulo Roberto, Gassem, Darío Pereyra e Nelsinho (Aguinaldo); Márcio Araújo, Renato e Pianelli; Jaiminho, Marcão e Zé Sérgio (Sidnei). Técnico: Mário Travaglini.
Fluminense: Paulo Victor; Getúlio, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Leomir, Delei e Assis; Wilsinho (Rogério), Washington e Tato. Técnico: Carbone.
Cartões amarelos: Jaiminho (SPFC), Leomir (FFC), Tato (FFC) e Paulo Roberto (SPFC).
Expulsão: Marcão (SPFC, 4'/2T).
Gols: Washington (6'/1T); Rogério (37'/2T).
Extra: mais uma foto da partida do Morumbi!
Washington ganha de Gassem pelo alto e leva perigo à meta de Valdir Peres.
Fontes de pesquisa:
[2] Livro "FFC: História, Conquistas e Glórias no Futebol", de Antonio Carlos Napoleão.
Rapaz, você é impressionante. Me proporcionou um déjà vu de algo que ainda nem vi. rs
ResponderExcluirAbraços!
Espero que assim como no Recordar é Viver do jogo contra o Goiás o placar de 84 se repita, Fluminense 2 a 0.
ResponderExcluir