sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Resenha: Tricolor 2 x 0 Grêmio


Amigos, o Fluminense de Muricy joga com alma de campeão: não há bola perdida para o onze tricolor. O resultado se vê ao final de cada batalha: lá estão as camisas, todas úmidas de um suor épico.

As Laranjeiras, de Marcos de Mendonça, de Batatais, de Castilho, de Félix, de Paulo Victor, quem diria, não conseguiam encontrar um goleiro. Fernando Henrique e Rafael revezavam, um falhando após o outro. Ninguém enxergava uma solução, ninguém. Até que surge das sombras Ricardo Berna. Ele entra no time titular, e os arcos tricolores se transformam em uma muralha intransponível, uma bastilha inexpugnável. Era o que faltava para o Fluminense voltar a vencer.

Foi uma das grandes noites do Estádio Olímpico João Havelange. Durante a quinta-feira, a legião pó-de-arroz teve o sentimento do triunfo. Aconteceu então o seguinte: quinze mil fanáticos, dispostos a vencer ou perecer, caminharam a passos firmes rumo ao Engenho de Dentro. E estava escrito, há sessenta séculos, que a fantástica multidão só sairia de lá com uma vitória monumental.

O triunfo teve, em campo, seu herói: Darío Leonardo Conca. O argentino é um gigante de um metro e sessenta e sete, amigos. O chute do primeiro gol foi uma obra de arte, uma bomba inapelável. Haviam transcorrido dezenove minutos de batalha, quando Conca recebeu, girou, e bateu, de fora da área, no ângulo. Era o gol que abria a porteira do Grêmio: Fluminense 1 a 0.

No segundo tempo, o Grêmio de Renato foi obrigado a se lançar todo ao ataque, expondo seus defensores. O Fluminense, entretanto, não conseguia encaixar o contra-golpe fatal. Eram muitos erros de passe, muita afobação. Sobrava disposição, faltava calma.

Quando Conca achou Washington, o segundo gol se desenhou. O goleiro Victor aguardava uma finalização forte, mas Washington chutou de leve, rasteirinha. A bola passa pelo arqueiro, mas não tem a direção do gol, vai sair pela linha de fundo. Não, não vai sair pela linha de fundo. Lá estava Conca, para empurrar a pelota para as redes: Fluminense 2 a 0.

Era a vitória, era a liderança consolidada. Faltam seis jornadas para o fim do Campeonato Brasileiro, e o Fluminense está na ponta. O tri é uma obsessão: lutaremos por ele até a última gota de suor.

A taça sorri.

O Profeta continua em sua úmida caverna, coçando sua longa barba branca. Sobre seus ombros, pende uma bela manta branca. Ele calmamente repete seu vaticínio: "Fluminense campeão! Fluminense campeão!".

PC

20 comentários:

  1. Nélson Rodrigues sabe o que escreve. GENIAL. O velho NR se hj estivesse vivo escreveria isso mesmo sem tirar um ponto. Que Deus nos abençoe e ilumine até o último minuto do último jogo da última rodada, amém!

    ResponderExcluir
  2. O Conca é mesmo muito raçudo, repare que no início da jogada do 1º gol ele sofre falta se levanta é dá sequência a jogada, se fosse outro com certeza se jogaria e pediria falta.

    ResponderExcluir
  3. Uma resenha para ser honesta tem que citar os erros a seu favor. Foi pênalti de concurso e carteirinha no Jonas quando estava 1x0...

    ResponderExcluir
  4. Hoje ganhamos com muita raça. Vencer o Grêmio completinho com nossas fileiras esfaceladas por desfalques não poderia ser fácil.
    A entrega do time foi comovente.

    Esse jogo foi de dar orgulho.
    Tem gente na imprensa que disse que se o Flu for campeão não deveria mostrar imagens desse jogo no DVD, pois eu digo que é de imagens como essa que um DVD de título precisa.

    Muricy, não ligue para o recalcado.

    ResponderExcluir
  5. jcvianna, Nelson Rodrigues certamente escreveria uma crônica muito melhor que a minha.

    Marcos Paulo, a garra de Conca é, de fato, bonita de se ver.

    Perin, acabei de chegar do Engenhão, não vi VT algum, mas tenho a impressão de que também foi pênalti no Fernando Bob.

    Ramón, você tem razão. É jogo pra constar no DVD do título, com certeza. :)

    ResponderExcluir
  6. Primeiro erro de arbitragem que pode ter decidido uma partida a favor do Flu que eu vi em toda a minha vida.

    ResponderExcluir
  7. Ramón, em toda a vida eu não sei. Mas neste Campeonato, sem dúvida alguma!

    ResponderExcluir
  8. Ainda estão nos devendo por baixo um ponto do jogo contra o Ceará e um contra o Curintia, ambos no primeiro turno.

    ResponderExcluir
  9. Se contarmos este jogo, ficamos assim na tabela dos benefícios e prejuízos:

    Ceará (turno): -1.
    Corinthians (turno): -3.

    Grêmio (returno): +2.

    Saldo: -2.

    ResponderExcluir
  10. Não achei o penalti tão óbvio assim como a maioria tá falando. E se foi e não marcou, tudo bem, penalti não é certeza de gol. E mesmo se empatasse, o flu poderia ainda assim marcar o 2o. Sem choro gauchadaaa, até pq não vi lágrima caindo qdo o juiz anulou o GOL LEGÍTIMO do Cruzeiro no sul. o q é muito pior do q não marcar penalti, vamos combinar, né?!
    O Grêmio não teve competência de balançar a rede e não segurou o craque do campeonato q fez toda a diferença!!! Conca é MUITO ÍDOLO!
    Qta garra!!!
    Só faltam 6!!!
    Ansiedade total!!!
    ST

    ResponderExcluir
  11. É isso aí, Nanda, quanta garra, faltam 6! :D

    ******

    Comentários no orkut.

    ResponderExcluir
  12. Em relação ao penalt, é escandaloso, nã há argumento que melhore a situação.
    Mas é como a Fernanda Greco disse, só choramos quando é contra nós, e temos uma tendência de sofrer-mos de amnésia quando somos beneficiádos...

    oque comprova a tese que tanto defendo, não existe conspirações, ajudas, biriri, bororó..... o que acontece é que a árbitragem no Brasil é de muita baixa qualidade, erra pra todo MUNDO....... o resto é choradeira de mal perdedor....
    E com essa vitória o tricolor da um passo importante para o BI(que deveria ser TRI), mas continua não podendo mais tropeçar.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com
    O blog esta em festa, 2 anos...

    ResponderExcluir
  13. Achei que foi pênalti, mas e daí? Já fomos roubados o suficiente nesse campeonato. E será que só esse colorado acessa seu blog, PC? O cada nem gremista é. Ele andava sumido... agora se manifestou.
    *
    Bela crônica, PC. Com pênalti ou sem pênalti, ontem ninguém roubaria nossa vitória. Como a Fernanda falou, penalti não é gol, mas mesmo que empatassem, estava escrito, o Conca faria mais um.
    *
    Nem todos jogaram bem (Marquinho jogou mais contra o Atletico Pr), mas suaram e jogaram como guerreiros. O Conca, já não tenho mais adjetivos!!! Basta ver o abraço que o Renato Gaúcho deu nele ao fim do jogo. O cara, além de muita garra, é simples, um ser humano fantástico! Coisa rara nos gramados de hoje.
    *
    Mas a luta continua. Vencemos mais uma batalha! Agora, será contra o Inter. É jogar para vencer, seja lá onde for!
    *
    ST
    Leandro

    ResponderExcluir
  14. PC, me orgulha um engenheiro escrever como você!

    Após os jogos do Flu, ganhando ou perdendo, faço questão de vir ao seu blog e ler todas as resenhas.
    Por mais que eu tenha visto a mesma partida que você, eu faço questão, pela sua abordagem e pela paixão com que escreve do tricolor (único, diga-se de passagem).

    Não, PC, você não é o nosso novo Nelson Rodrigues, mas talvez escreva com a paixão de tal!

    Abração e seremos campeões, SE DEUS QUISER!!!

    ST

    ResponderExcluir
  15. Leandro e Renner, obrigado pelos elogios. Fico feliz quando vejo que pessoas tão inteligentes prestigiam meu "trabalho" aqui. :)

    Cleber, não acho que tenhamos sido beneficiados ontem. Foi um pênalti não marcado para cada lado...

    E mesmo que tenhamos sido beneficiados, ainda estão devendo muito ponto pro Flu nesse campeonato...

    Abraços,
    PC

    ResponderExcluir
  16. Perfeito! A cada dia esse título fica mais próximo. já merecemos há tempos e parece que os deuses do futebol irão nos prestigiar esse ano com um título sofrido, mas épico!

    Esse é o sentimento de todo tricolor, que estará rouco no dia 6 de Dezembro, ao ver um time que se entrega em campo e tem um argentino que personifica o que é o Fluminense!

    ResponderExcluir
  17. Não foi penalty.

    Que grande jogo do Flu.

    Como tem sorte o Ricardo Berna.

    Como tem jogado do Diguinho.

    E o Conca está jogando fino e suando como um carregador de piano.

    NENSEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!

    ResponderExcluir
  18. Ah, o profeta bêbado continua acordando do nada e gritando: NENSEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!

    ResponderExcluir
  19. A arbitragem, caro Rui, errou contra os dois lados, conforme demonstrado por diversos comentários acima.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.