quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Nelson Rodrigues 100 Anos

(charge de Mário Alberto)

A 23 de agosto de 1912, no Recife, nascia Nelson Rodrigues. Um dos maiores pensadores da história brasileira. Um frasista de mão cheia. O maior cronista esportivo de todos os tempos. É impressionante: não se lê uma crônica de Nelson sem se encontrar uma pérola. A genialidade está presente em praticamente tudo que ele escreveu. Em homenagem ao centenário, seguem alguns trechos de seus textos.

"Reacionário, no meu caso, é a reação contra tudo o que não presta. Se o homem não fosse eterno, ou não tivesse uma alma eterna, não tivesse garantido a sua eternidade, esse homem andaria de quatro. Toda manhã sairia de quatro, ferrado, aí pelas ruas e montado num Dragão de Pedro Américo. Eu diria, quando me perguntam, como você agora: mas quando, quando começou o Fla-Flu? Eu diria: – O Fla-Flu não tem começo. O Fla-Flu não tem fim. O Fla-Flu começou quarenta minutos antes do nada. E aí então as multidões despertaram. E Mario Filho, já então, antes do Paraíso, escrevia sobre o Fla-Flu e dizia que o Fla-Flu ia ser o assombro do futebol, o milagre do futebol."

"Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos."

"Aí é que está: – sem futebol esse povo fica neurótico. O carioca nem precisa ir ao campo e pode passar sem rádio. Mas precisa saber que há um jogo à mão e que o Maracanã está aberto. Amigos, outro aspecto considerável de nossa vida futebolística: o estádio vazio deprime a cidade. É preciso, para a nossa alegria, que ele esteja cheio e vibrando. Gostamos quando o Maracanã transborda e há gente pendurada até no lustre."

"Eu digo 'espírito esportivo' com uma nova atitude diante do mundo e dos valores da vida. Hoje, já sabemos que não se é nada, não se faz nada, não se atravessa uma rua – sem ele, espírito esportivo. Nas mínimas reações, sentimos que o brasileiro é mais forte e repito: – mais forte que a fatalidade. Ele não se entrega, não capitula. Uma crioulinha favelada tem o ímpeto de uma Joana D’Arc. Nas fábricas, no escritório, no balcão, e mesmo nas brigas de namorado – o brasileiro é mais seguro de si e mais dono do próprio destino. Sim, o espírito esportivo dá as relações humanas no Brasil – uma fraternidade docemente infinita."

"Eu já fiz um apelo aos tricolores, vivos ou mortos. Ninguém pode faltar ao Maracanã domingo. Incluí os fantasmas na convocação, e explico: a morte não exime ninguém de seus deveres clubísticos."

"Amigos, é justo que o craque seja tratado a pires de leite como uma gata de luxo. Não importa que ele seja indolente como a própria gata de luxo. O gênio da bola não gosta de se matar em campo. Enquanto o jogador medíocre trabalha, faz mais força que o remador de Ben-Hur, o craque passeia na grama."

"Quando o Fluminense precisa de número, acontece o suave milagre. Os vivos, doentes e mortos sobem as rampas. Os vivos saem de suas casas, os doentes de suas camas, e os mortos de suas tumbas."

"Amigos, de vez em quando aparece um vascaíno irado, a reclamar: – 'Você não escreve sobre o Vasco!' Pausa e acrescenta, numa irritação maior: – 'Você só escreve sobre o Fluminense'. E, de fato, não há segredo. Todo mundo sabe que existe entre mim e o tricolor um vínculo sagrado. Sou 'pó de arroz' desde cinco anos. De mais a mais, gostar de alguém ou de um clube é um mérito. Triste é não ter um clube. Triste é não ter um amor."

"Amigos, estarei descobrindo a pólvora se disser que o Fla-Flu é o maior jogo do Brasil (e, se me permitirem, o maior jogo do mundo). Antes, era um simples Fluminense e Flamengo. Mario Filho não tinha ainda descoberto a abreviatura que ficaria para sempre: – Fla-Flu. E o Fla-Flu caiu na boca do povo. O clássico passou a fascinar as multidões. Quando os dois medem forças é uma festa carioca. Os carros em disparada, as bandeiras ventam em procela. O impressionante no Fla-Flu é que sempre é grande jogo. Noventa minutos de tensão dionisíaca. O torcedor vai para casa emocionalmente exausto."

"O Fluminense é o único time que tem o amor dos mortos. O Gravatinha não me deixa mentir. Falecido em 1918, quando a gripe espanhola já não matava mais ninguém, é, ainda hoje, um fidelíssimo torcedor do clube."

"Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar."

"A imparcialidade só merece a nossa gargalhada."

5 comentários:

  1. "Aí é que está: – sem futebol esse povo fica neurótico. O carioca nem precisa ir ao campo e pode passar sem rádio. Mas precisa saber que há um jogo à mão e que o Maracanã está aberto. Amigos, outro aspecto considerável de nossa vida futebolística: o estádio vazio deprime a cidade. É preciso, para a nossa alegria, que ele esteja cheio e vibrando. Gostamos quando o Maracanã transborda e há gente pendurada até no lustre."

    Bem adequada para o penúltimo texto.

    "Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar."

    Perfeito. E muitos não pensam mesmo. Ex.: o fazer pouco da Copa Rio para exaltar a "gloriosa" Copa Toyota. Para essa massa adepta da unanimidade a Copa Rio não é nada e a Copa Toyota é tudo. E por que? Porque é, ora bolas. Dane-se que a Copa Toyota é só um jogo e a Copa Rio é todo um campeonato. Dane-se que os europeus não ligavam para a Copa Toyota. Dane-se que em um só duelo o peso da sorte é muito maior que em todo um campeonato! Para a unanimidade a razão não é nada. A unanimidade, para os unânimes, é por si só tese, argumento e conclusão.

    "A imparcialidade só merece a nossa gargalhada."

    Mais uma vez perfeito. O que merece a imparcialidade de Renato Maurício Prado, por exemplo, que se proclama imparcial?

    ResponderExcluir
  2. A coleção de frases geniais de Nelson Rodrigues é talvez a maior que um ser humano já produziu.

    ResponderExcluir
  3. Atendo ao pedido, pois Castilho e Veludo não poderão atuar, nosso Nelson acaba de convocar o Felix.

    Até um dia, Papel!
    ST

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.