segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Resenha: Coritiba 0 x 2 Tricolor

Foto: Hedson Alves/Photocamera.

Amigos, outro dia, para explicar uma vitória do Fluminense, o Montanha exumou e adaptou um ditado do século passado: "quem tem Fred não morre pagão", afirmou ele. Neste domingo, contra o Coritiba, no Couto Pereira, o centroavante participou decisivamente dos dois gols da vitória do Fluminense. E eu imediatamente me lembrei da frase do Montanha, que ajuda a explicar mais este triunfo tricolor.

Convenhamos: encarar Fred deve ser um desespero para os defensores adversários. Ele fica ali na frente, paradinho, quase invisível, dando até a impressão de que é fácil marcá-lo. Mas quando uma bola chega aos seus pés ou à sua cabeça, a chance de gol é enorme. No primeiro tento tricolor em Curitiba, o goleiro teve que operar um milagre para defender parcialmente aquela cabeçada de Fred, e no rebote Marcos Júnior chutou para as redes (com desvio no zagueiro). No segundo tento, Thiago Neves acionou Wagner, e este tocou para Fred, livre, simplesmente escorar para o gol. Fluminense dois a zero.

Peço licença ao Montanha para fazer minha própria adaptação do ditado que ele tirou do esquecimento: "quem tem Cavalieri não morre pagão". No jogo de Curitiba, em três oportunidades, o arqueiro tricolor realizou intervenções espetaculares. Uma delas, então, foi um milagre digno de canonização imediata. Não restam dúvidas: Cavalieri é o melhor goleiro brasileiro em atividade, e sua convocação para a Seleção é apenas questão de tempo. Afinal, nenhum time, nenhum escrete da Terra pode prescindir de um goleiro da categoria de Cavalieri.

Infelizmente, preciso citar a arbitragem, que mais uma vez agiu contra o Fluminense, de forma vergonhosa. Já fazia muito tempo que eu não via uma equipe ter 3 (três!) gols legítimos mal anulados. Desta vez, não houve interferência no resultado final, já que o Tricolor acabou vencendo. Mas a reclamação precisa ser feita, para que os árbitros se sintam minimamente pressionados. Repito: os erros são sempre contra o Fluminense, nunca a favor. Isso não pode ser pura e simples coincidência.

O Fluminense segue no topo da tabela, na perseguição ao líder Atlético Mineiro (aliás, já teríamos alcançado a pontuação do Galo, se não fosse o gol mal anulado semana passada, no confronto direto). Na quinta-feira, temos jogo contra o São Paulo, no campo de São Januário. Que seja mais uma doce vitória tricolor.

PC

5 comentários:

  1. Engraçado o pessoal da transmissão da Globo falando que não existe isso de juiz mal intencionado bla bla e que o Coritiba estava com mania de perseguição, mas a verdade que o auê todo criado pelo pessoal do Coxa em cima da arbitragem fez com que ela fosse tendenciosa a favor deles hoje.

    Uma das defesas do Cavaliere foi depois de uma falta não existente arrumada pelo piscineiro Lincoln (esse cara se joga o jogo inteiro).

    Falando em Cavaliere, aquela defesa onde ele não deu rebote em uma defesa com uma mão só foi digna de antologia e não aparece nos melhores momentos oficiais do jogo. Aliás, assisti os gols no Fantástico (com as olimpiadas está complicado de ver os gols e resultados do Brasileiro) e não mostraram o quando o Cavaliere agarrou e nem o lance do impedimento do Fred (aliás, só dá pra marcar o Fred usando a bandeira).

    Quanto ao jogo, esse time do Coritiba é adepto fiel desta faltas para parar contra-ataque, coisa ridícula e de time pequeno, acabou punido por isso com um jogador expulso (e que deveria ter sido expulso já no primeiro cartão amarelo).

    Quando ao Fluminense, o time mostrou um pouco mais ofensivo e fez um jogo decente. Edinho jogou bem e quase não errou muitos passes, não tem o vigor do Digão ou do Valência, mas ainda continua sendo o reserva imediato do Valência, para mim o Digão é zagueiro e colocar ele no meio campo prejudica e muito a qualidade da circulação da bola no meio campo.

    Aliás, quando o Leandro Eusébio sentiu eu pensei "reforço, vamos ter Digão na zaga", mas daí ele conseguiu seguir jogando.

    E PC, quem tem Fred não morre pagão e antes um Cavaliere no chão que um Fernando Henrique voando.

    Att,

    bmz

    ResponderExcluir
  2. E o que dizer da grande defesa de Cavaliere com Fred salvado gol em cima da linha no último lance do primeiro tempo?

    A defesa do nosso goleiro com uma das mãos... fala sério! Faz tempos não vejo isso.

    ST

    ResponderExcluir
  3. Montanha, antes uma defesa do Cavalieri com uma mão só que uma defesa do FH com um pé só! hehehehe!

    Leandro, essa defesa com uma mão só foi mesmo espetacular. É o "milagre" que citei no texto.

    ResponderExcluir
  4. PC,

    grande vitória do seu tricolor. Acredito que mais uma vez o flu vai brigar pelo título até fim novamente. É preciso cuidado com as contusões....

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Pela segunda vez no campeonato o time jogou certo. Criou inúmeras oportunidades de gol (não fosse os larápios teria metido 5) e garantiu a vitória retendo a posse de bola no setor ofensivo.

    Cava é seleção!

    E Thiago Neves é foda! Que passe para o Wagner no gol não anulado do Fred!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.