sábado, 18 de agosto de 2012

Resenha: Tricolor 1 x 0 Sport Recife


Eram decorridos trinta e sete minutos do segundo tempo em Volta Redonda. O zero a zero, teimoso que só ele, persistia no placar. O onze tricolor atacava, espetava, tentava, mas o Sport Recife era sempre salvo, ora por seu ótimo goleiro Magrão, ora pelo abominável Sobrenatural de Almeida. O campeão de 87 tinha seus méritos no empate, sem dúvidas, mas não teria sobrevivido tanto tempo sem a ajuda do Sobrenatural. Houve três ou quatro chutes irretocáveis dos atacantes do Fluminense, que só não vazaram Magrão por causa da maligna interferência de Almeida.

Mas voltemos aos trinta e sete minutos da etapa final: Carlinhos tem a bola na ponta-esquerda, exatamente como naquele épico 5 de dezembro. Ele olha para a área e vê o congestionamento de defensores, mas resolve enviar o cruzamento mesmo assim. O jovem Samuel percebe que é a grande chance, e move cada músculo de seu corpo na tentativa de alcançar aquela bola: ele estica a perna e a desvia, sutilmente. Magrão, desesperado, ainda tenta o milagre. Em vão: ruía ali, naquele instante, a cidadela pernambucana. Era o gol, o golaço da doce vitória do Fluminense.

Não são apenas Carlinhos e Samuel os responsáveis pelo triunfo. Precisamos exaltar outros craques tricolores. Começo por Diego Cavalieri, o melhor goleiro em atividade no país. Houve, no primeiro tempo, uma cobrança de falta que desviou na barreira e se encaminhou na direção do gol. Se fosse qualquer outro goleiro, a tragédia estaria consumada. Mas era Cavalieri protegendo os arcos: sua defesa de cinema, mandando a bola a escanteio, já está nas antologias dos grandes goleiros tricolores.

E o que dizer de Valencia, o Gigante do Vale do Cauca? Retornou hoje ao onze titular, e já resolveu o problema da proteção à defesa. O adversário, quando vê o colombiano pela frente, já sente as pernas tremerem. O futebol de Valencia às vezes não aparece para a torcida, mas o fato é que ele é tão imprescindível quanto os craques lá da frente. Seus companheiros Jean, no primeiro tempo, e Diguinho, no segundo, podiam subir para auxiliar a armação, ancorados na segurança fornecida por ele.

Thiago Neves, voltando a vestir a camisa 10 que o fez ídolo em 2008, não conseguiu fazer aquelas assistências espetaculares que são sua especialidade. Mas não lhe faltou vontade: marcou a saída de bola do Sport Recife durante os noventa minutos, incansavelmente. O Fluminense tem uma das defesas menos vazadas do Campeonato, com Gum e Leandro Euzébio reeditando a dupla de zaga campeã de 2010. Mas o sucesso da zaga começa na pressão exercida por Thiago Neves lá na frente.

No sábado que vem, teremos o Fluminense x Vasco, um Clássico dos Gigantes que vai parar o Rio de Janeiro e o Brasil. Todos os olhares estarão voltados para o Estádio do Engenhão, que estará lotado com quarenta mil almas nervosíssimas, fora as quarenta milhões que não poderão entrar. Nos vemos lá.

PC

8 comentários:

  1. Confesso, PC, que temia por esse jogo. Não pelo adversário, mas pelo número de desfalques. Mas, graças, passamos e com um gol santo, não deu para o Magrão pegar. É a nossa garotada mostrando a cara e renovando o elenco.

    Agora outra coisa me preocupa. O descanso do Fred. Um final de semana inteiro! Será que ele repousará mesmo? Tomara, meu amigo, tomara!

    ST

    ResponderExcluir
  2. Vitória importante!

    Mais uma vez fomos garfados. Vuaden é uma piada! O atropelamento de Wallace por William Rocha era pra vermelho direto e B.O. na DP mais próxima! Se ele não expulsasse Tobi por outra entrada criminosa na segunda etapa, eu desligaria a TV. Expulsou, não como deveria, diretamente, mas com o segundo amarelo. Não é de espantar o retrospecto bem ruim que temos sob o apito desse sujeito.

    A bandeirinha ainda marcou impedimento inexistente (e muito fácil de NÃO marcar) do TN, que chegaria na cara do gol.

    A arbitragem tendenciosa e as insuportáveis defesas do Magrão me deixaram irritado. Cheguei a pensar que era o Cava no gol do Sport!

    Mas Samuel pôs fim à agonia. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Vale destacar as entradas de Igor e Michael. Jogaram pouco tempo, mas o primeiro demonstrou bastante segurança e o segundo teve a fome de bola que hoje estranhamente faltou ao Iluminado (Rafael Sobis).

    Os garotos ainda ajudarão muito!

    ResponderExcluir
  4. Os garotos entraram bem, mesmo. Tanto Higor quanto Michael (artilheiro da Copinha).

    Aliás, o gol também foi de um garoto recém-promovido. E que golaço!

    ResponderExcluir
  5. Eu e um amigo notamos a mesma coisa neste jogo: O Thiago Neves estava diferente, não era o mesmo TN que entrou em campo nos jogos deste ano, era outro. A camisa 10 fez bem a ele, pode não ter jogado um grande jogo, mas participou muito do jogo, cometeu poucos erros e foi muito produtivo. Talvez se tivéssemos dado a 10 para ele desde o inicio do ano....


    Outro que está subindo de produção é o Wagner, que belo jogo e se continuar a subida de produção Deco volta no banco ou teremos que dar um jeito de jogar os dois.

    Arbitragem, o time do Sport devia ter 3 jogadores expulso. O primeiro na entrada criminosa no menino Wallace, o segundo num carrinho forte em cima do Sobis quando este progredia em direção ao gol e o terceiro foi a entrada do Tobi que ele deu o segundo cartão amarelo e expulsou.

    O engraçado são os comentaristas do Sportv/Premiere, o cara não viu maldade na entrada do William Rocha, não viu nada demais na entrada do Tobi e nem esboçou reação no lance do Sobis.

    Além disso, o mané mandou que o Flu só ganhou pois ficou com um a mais....

    E o menino Higor entrou bem no jogo mesmo, só que este aí esta ferrado, temos 4 volantes de alto nível, vai ter que esperar.

    ResponderExcluir
  6. Os comentaristas do Sportv não existem. Comentários patéticos. Enquanto passava o vt (lentamente e várias vezes) do atropelamento do pobre Wallace, os caras falavam: "É, por esse ângulo dá pra ver que foi falta.", "Não vi má intenção.", "O Abel tá exagerando.", "Não foi tão forte assim."...

    Eu perdi o começo do jogo, fiquei revoltado ao ver a tentativa de homicídio no intervalo.

    ResponderExcluir
  7. Hoje eu fui botafoguense por 90 minutos e esta foi uma das experiências mais angustiantes da minha vida, eu fui tomado por um pessimismo, me sentia 20 anos mais velho, cansado. Agora eu compreendo os botafoguenses, coitados. Nem vou zoar mais eles.

    ST

    ResponderExcluir
  8. "Hoje eu fui botafoguense por 90 minutos e esta foi uma das experiências mais angustiantes da minha vida, eu fui tomado por um pessimismo, me sentia 20 anos mais velho, cansado."

    hahahahahahahahahaha!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.