quinta-feira, 2 de agosto de 2012

60 anos da Copa Rio


Há exatos 60 anos, no ainda novíssimo Estádio do Maracanã, o Fluminense levantava a Copa Rio, autêntico Campeonato Mundial de Clubes.

Aquele onze tricolor foi uma das maiores reuniões de craques da história do futebol brasileiro. Defendendo a meta, estava um goleiro ainda jovem, mas já titular da Seleção: Carlos Castilho, construindo a carreira que o tornaria uma lenda do esporte. No jogo contra os suíços do Grasshoppers, o placar ainda marcava 0 a 0 quando houve um pênalti contra o Fluminense. Na bola, Alfred Bickel, o grande craque da seleção da Suíça que empatara com o Brasil na Copa de 50. O gol seria catastrófico para as pretensões tricolores, mas Castilho operou seu milagre preferido, defendendo o tiro fatal.

Na linha defensiva, cinco gigantes auxiliavam Castilho na tarefa de manter a cidadela tricolor intacta: Píndaro, Pinheiro, Jair, Édson e Bigode. Não à toa, o Fluminense só sofreu gols em dois dos sete jogos do torneio. Até mesmo o mítico ataque do Peñarol, com Ghiggia, Miguez e Schiaffino, passou em branco contra o Fluminense.

E a linha de ataque, amigos? Com a lesão de Carlyle, todos temiam que o Fluminense não tivesse o mesmo poder de fogo. Mas Marinho o substituiu à altura, garantindo a artilharia da Copa Rio com 5 gols. E convenhamos, uma linha com Telê, Didi, Orlando e Quincas pode fazer ruir qualquer sistema defensivo. E, para alguma eventualidade, havia bons reservas, tais quais Robson e o peruano Villalobos.

Na semifinal, o forte Áustria Viena, também base da seleção de seu país, conheceu a fúria do ataque pó-de-arroz. Naquela goleada por 5 a 2, de virada, o Fluminense demonstrou definitivamente que era um dos melhores times do mundo.

Restava vencer o Corinthians na decisão. O rival paulista já era conhecido, mas vivia uma das melhores fases de sua história, papando quase todos os títulos que disputava. Porém, aquele Fluminense não deixaria o troféu escapar, após tão bela campanha. 2 a 0 na ida, 2 a 2 na volta.

E o mundo era tricolor.

PC

Leia mais sobre cada partida da campanha tricolor no Mundial de 1952:

7 comentários:

  1. Lista atualizada de campeões mundiais:

    1951 - Palmeiras
    1952 - Fluminense
    2000 - Corinthians

    E não me venham falar daquelas copas minúsculas onde uma equipe sul-americana enfrenta uma baba (quando enfrenta), e se retranca contra um desinteressado (às vezes) campeão europeu!

    Cito, por exemplo, as medianas equipes de São Paulo (2005) e Inter (2006) que sofreram para vencer babas das arábias e depois se retrancaram contra equipes vastamente superiores (e desinteressadas) e ganharam as referidas copinhas com duas bolinhas vadias.
    Em torneios de verdade, equipes como essas dificilmente sairiam campeãs. Com essa postura de time pequeno, pode-se vencer um grande adversário, mas não 3 ou 4, como fez o majestoso Fluminense de 1952.

    E convenhamos: é heresia comparar Castilho, Pinheiro, Bigode, Telê, Didi, Orlando e cia com Clêmer, Ceará, Gabiru, Mineiro, Josué, Edcarlos e similares.

    ResponderExcluir
  2. Belo post, PC, complementado pelo Ramón.

    Interessante, posso estar errado, mas o Jornal O Globo não publicou caderno especial ou algo parecido. Fez pouco caso.

    De qualquer forma, a Taça está lá, gostem ou não.

    ST!

    ResponderExcluir
  3. Ramón, esqueceu do Edinho...rs.

    Mas estes organizados pela FIFA contam com times um poucos mais interessados, principalmente os da Espanha e Itália, já os ingleses, estes defecam para isso aí..rs

    Fui

    ResponderExcluir
  4. A flapress flapresando.

    http://globoesporte.globo.com/platb/marvio-dos-anjos/2012/08/02/ha-60-anos-o-mundo-foi-tricolor-dizem/

    ResponderExcluir
  5. É verdade, Big! Esqueci justo do Edinho!

    Também é verdade que o interesse europeu no torneito da fifa, apesar de pequeno, é maior do que o interesse europeu no duelo intercontinental. Mais uma vez, é também verdade o completo desprezo dos ingleses pelas referidas copinhas.

    Como esquecer da cara de paisagem dos jogadores do Manchester ao conquistar aquilo que pra grobo é o torneio mais importante e maravilhoso do mundo! Em contraste, os jogadores do Palmeiras derramando lágrimas de esguicho pela "glória" perdida.

    Os ingleses devem ter pensado: "Poxa, se a gente soubesse que isso era tão importante pra eles, teríamos entregado."

    Ia até dar uma zoada no tal Marvio dos Anjos, de quem nunca ouvi falar, mas a galera tricolor compareceu em peso e botou o zé ruela em seu devido lugar.

    ResponderExcluir
  6. Grande título! Uma das maiores conquistas do nosso Fluminense.

    ResponderExcluir
  7. OLÁ...
    ONDE CONSIGO AQUELA FOTO DOS JOGADORES DO SCCP ENTRANDO EM CAMPO, PARA ESTE JOGO FINAL, COM UMA FAIXA SAUDANDO O FLUMINENSE?

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.