Com o sucesso do
post de ontem sobre o Torneio Início de 1927, resolvi listar aqui outras demonstrações de grandeza na história do Fluminense. Naturalmente, não me lembrei de todas - os leitores, como sempre, estão convidados a dar suas colaborações.
Em ordem cronológica, aí vamos nós, viajando no túnel do tempo por episódios da mais bela história de uma instituição esportiva no mundo...
1) 1912 - Cortesia com os dissidentes
Nove titulares do Fluminense campeão invicto de 1911 saem do clube e fundam o futebol do Flamengo. Qualquer outro clube guardaria rancor eterno dos dissidentes. O que fez o Fluminense? Pasmem: intercedeu junto à Liga para que o rubro-negro pudesse ser inscrito diretamente na Primeira Divisão do Campeonato Carioca, em uma nobilíssima demonstração de grandeza e altivez.
2) 1919 - Ajudando a nação, parte 1
O Brasil sediaria pela primeira vez uma competição esportiva internacional, o Campeonato Sul-Americano (atual Copa América). Mas não havia um estádio disponível para o evento. Atendendo a um pedido do governo, o Fluminense, com recursos próprios, constrói o então maior estádio da América do Sul, em Laranjeiras. O Brasil sedia o evento e, diante de 30 mil presentes no Estádio do Fluminense, a Seleção Brasileira conquista sua primeira taça relevante.
3) 1921 - Regulamento é para ser cumprido, parte 1
O Fluminense, na época disparado o maior vencedor do Campeonato Carioca, terminou a competição de 1921 no último lugar. O regulamento previa que se disputasse uma repescagem contra o vencedor da Segunda Divisão, a fim de definir qual clube jogaria a Primeira Divisão no ano seguinte. Os outros clubes propuseram que o Fluminense fosse mantido, levando-se em consideração toda a sua importância para o Campeonato. O Tricolor, no entanto, fez questão de disputar a repescagem prevista. No dia 7 de setembro, no campo neutro de General Severiano, o Fluminense venceu o Vila Isabel por 3 a 1, com dois gols de Welfare e um de Machado. Conquistou assim, no campo, o direito de permanecer na Primeira Divisão.
4) 1922 - Ajudando a nação, parte 2
O Brasil novamente sediaria um evento esportivo internacional, desta vez mais grandioso, os Jogos Olímpicos Latino-Americanos, espécie de precursor dos Jogos Pan-Americanos. E novamente com recursos próprios, o Fluminense se esforçou enormemente em prol do desporto nacional. Ampliou, reformou e cedeu suas instalações para o evento, dando apoio logístico e financeiro à empreitada. No mesmo ano, novamente o Estádio de Laranjeiras foi sede do Sul-Americano de futebol, vencido mais uma vez pela Seleção Brasileira. (vide
Wikipedia)
5) 1923 - Gentileza com um co-irmão
O Vasco obtivera em campo o direito de disputar a Primeira Divisão do Campeonato Carioca, mas havia um problema. O Vasco era um clube ainda pequeno, com um campinho na Rua Morais e Silva, que não servia para os jogos da Primeira Divisão. Gentilmente, o Fluminense ofereceu Laranjeiras para que o Vasco pudesse mandar seus jogos, enquanto este não tivesse um estádio próprio. Mandando seus jogos em Laranjeiras, o Vasco acabou campeão naquela temporada. (vide post
História - Vasco em Laranjeiras).
6) 1927 - Regulamento é para ser cumprido, parte 2
7) 1942 - Ajudando a nação, parte 3
Em meio à plena briga por mais um tricampeonato carioca, o Fluminense colaborou com a Campanha Nacional de Aviação, destinada a ampliar o número de aviões de treinamento, com a entrada do país na II Guerra Mundial. Por meio de uma cotização entre os sócios, o Fluminense arrecadou Cr$ 155.000,00 e adquiriu um monomotor, modelo
Fairchild, que recebeu o nome de Coelho Netto. O batismo do avião se deu no dia 11 de outubro de 1942, quando, em meio a autoridades civis e militares, com as hélices envoltas na bandeira tricolor e sob intensa ovação da torcida, o Fluminense apresentou sua contribuição para a Força Aérea Brasileira. (ver
Blog do JT de Carvalho)
8) 1960 - Fair-play
Fluminense e Botafogo disputavam no Maracanã uma partida do Torneio Rio-São Paulo. Em um ataque do Botafogo, Pinheiro se lesionou, e a bola sobrou para Garrincha, que tinha o caminho livre para fazer o gol. Entretanto, o gênio botafoguense chutou a bola propositalmente para a lateral, para que o beque tricolor fosse atendido. Na cobrança do arremesso lateral, o tricolor Altair apenas deixou a bola quicar, entendendo que aquela posse de bola não poderia ser do Fluminense. Nascia o
fair-play. (vide post
A invenção do fair-play)
9) 1976 - Visitantes são bem-vindos
A partida semifinal do Campeonato Brasileiro, entre Fluminense e Corinthians, seria disputada em jogo único no Maracanã. O presidente tricolor Francisco Horta enviou então 52 mil ingressos para São Paulo, em um gentil convite à torcida do Corinthians. 42 mil destes ingressos foram comprados pelos paulistas, e o jogo é até hoje lembrado como a maior presença de uma torcida visitante na história, com quase um terço dos 146.043 presentes no estádio. (vide post
Recordar é viver - A invasão corintiana em 1976)
10) 1996 - Não ao tapetão
Mesmo brigando contra o rebaixamento, o Fluminense se recusou a ir ao tribunal para ganhar os pontos de uma partida perdida para o Santos, que escalara o colombiano Usuriaga de maneira irregular. O Fluminense acabou rebaixado, mas teve o descenso cancelado por um escândalo de manipulação de resultados envolvendo Corinthians, Atlético Paranaense e a comissão de arbitragem da CBF.
Há torcedores de outros clubes que acham que grandeza se mede apenas por títulos.
Coitados...
PCFilho
PC, isto está escrito em GREGO para framenguistas, bostafogos e vaiscaindos, eles não conseguem entender o que significam estas palavras:-)
ResponderExcluirNo topico 10, vc mesmo diz que o fato do time ser beneficiado por escalação irregular de outro e o tapetao. O que o fluminense fez esse ano, pelo seu entendimento é tapetão.
ResponderExcluirP.S.
ri muito no topico invenção do futebol
Antônio,
ResponderExcluirGanhar os pontos de um jogo perdido no tribunal é tapetão.
Ser indiretamente beneficiado pela perda de pontos de um adversário não é. Não mesmo.
Pela milésima vez: o Fluminense não tem nada a ver com a incompetência alheia.
ResponderExcluirPortuguesa e Flamengo escalaram jogadores irregulares e foram devidamente punidos por isso, de acordo com as regras do Campeonato.
Não foi o Fluminense que denunciou as irregularidades, e o Fluminense NÃO GANHOU NENHUM PONTO NO TRIBUNAL. Terminou o Campeonato com 46 pontos, e segue com 46 pontos.
Caro PC,
ResponderExcluirobrigado, algumas dessas desconhecia, ganhei mais munição pro boteco, é por essas e por outras (resultados em campo e em diversas modalidades), que tanto nos odeiam, a inveja é a arma dos incompetentes e realmente é uma merda.
ST
Já repassei, PC.
ResponderExcluirGostaria de elogiar também o Alexandre Berwanger, grande pesquisador da História do Tricolor! Ambos sempre informando.
St
Obrigado, Leandro!
ResponderExcluirMovido pelo meu coração tricolor, mormente as minhas dificuldades pessoais.
Muito bom o post, PC. Em um momento como esse de crucificação do clube, nada melhor saber que o Flu tem torcedores como você e o Alexandre, que cultivam e divulgam nossa linda história.
ResponderExcluirO Fluminense precisa da gente, mais do que nunca.
Sem saber desse seu post, publiquei hoje no meu blog sobre a história contada por você no item 3.
Os livros do Paulo Coelho Netto tem outras histórias legais como essas.
Saudações tricolores!
Lembrei de mais uma demonstração de grandeza do Tricolor:
ResponderExcluirAo vencer o Cruzeiro por 3 a 2 no Estádio de Laranjeiras em 9 de julho de 1952, o Fluminense conquistou o Torneio José de Paula Júnior, quadrangular disputado também pelas equipes belo-horizontinas do Atlético e do América.
Tendo terminado empatado o jogo com o Cruzeiro em Belo Horizonte, com o direito de ficar com a taça e o título por ser o time visitante, o Fluminense propôs a realização de partida desempate em Laranjeiras.
1e5) O futebol era amador;
ResponderExcluir*Regulamento é para ser cumprido parte 3 - final do carioca de 1941 - FLa 2x2 FLU, onde o tricolor jogava pelo empate. Levando pressão, chutava as bolas na lagoa, até que as bolas acabaram e o FLu, campeão.
*Regulamento é para ser cumprido parte 4 - Em 1969, Fluminense é campeão com a escalação do atacante Flávio, com uma liminar mequetrefe conseguida às escondidas. http://www.espn.com.br/post/377825_liminar-tribunal-jogador-suspenso-em-campo-a-historia-do-tapetao-no-futebol-contada-nos-jornais-de-1969
8) 1960 - Fair-play: Claro! Se o botafogo fizesse o gol, ganharia a partida;
10) Não ao tapetão foi esculacho! E os serviços à nação, vergonhosos.
Escudigasso,
ResponderExcluirPrimeiro, aprenda a estruturar suas ideias em português claro.
Só depois venha aqui tentar defender o indefensável, ou atacar o inatacável.
O post prova que o Fluminense é, historicamente, um clube limpo, que cumpre as regras e que respeita os adversários.
O futebol era amador no começo? Sim, era. Mas e daí? Isso por acaso diminui as atitudes de grandeza do Fluminense?
Em 1927, o futebol era amador, e o Flamengo "jogou sujo" para levar a Taça Salutaris... No mesmo ano, o Fluminense demonstrou sua grandeza ao devolver voluntariamente uma taça conquistada em campo, após descobrir uma pequena falha por conta própria... ;)
Post citado como fonte em: http://vexamesdofla.blogspot.com.br/2014/12/gracas-ao-fluminense-o-flamengo-pulou.html
ResponderExcluirCorrigida a data no item 3. O jogo não foi em 15 de outubro, mas em 7 de setembro:
ResponderExcluir(...) No dia 7 de setembro, no campo neutro de General Severiano, o Fluminense venceu o Vila Isabel por 3 a 1, com dois gols de Welfare e um de Machado. Conquistou assim, no campo, o direito de permanecer na Primeira Divisão.
Prezado PC, boa tarde!
ResponderExcluirAntes de qualquer coisa, parabéns pelas tantas informações desse blog.
Fiquei com uma dúvida no item 5. Na verdade, a dúvida é no trecho "O Vasco obtivera em campo o direito de disputar a Primeira Divisão do Campeonato Carioca".
Explico: Para subir o Vasco precisou fazer aquele jogo classificatório com o último da primeira divisão que foi o São Cristóvão. O mesmo procedimento adotado em 1921 com o Fluminense e em 1923 com o Botafogo.
Acontece que esse jogo vasco x são cristóvão foi 0x0. Aí é que está a dúvida. O vasco subiria com esse empate ou a vitória era necessária? O site futebolnacional.com.br diz que em tese, a vaga seria do São Cristóvão. O fato é que Vasco e São Cristóvão jogaram a primeira divisao em 1923. Se o empate bastasse ao São Cristóvão, o Vasco conquistou a vaga na primeira com um convite e não no campo. Tem informação sobre essa parte do regulamento?
Abraços,
Renan
Eu sou colorado, conheço do também a história que o Flu cedeu uma parte de terreno do estadio de Laranjeiras para abertura de uma rua que beneficia toda a região, mesmo inviabilizando ampliar o estádio.Eu achei que encontraria este fato aqui.
ResponderExcluir