domingo, 8 de dezembro de 2013

Resenha: Bahia 1 x 2 Tricolor


Amigos, o que parecia impossível há um ano aconteceu: o Fluminense, campeão brasileiro incontestável de 2012, está rebaixado em 2013. Pela primeira vez na história do Brasileirão, um time campeão passa a vergonha e a humilhação de um rebaixamento na temporada seguinte. Esta é, provavelmente, a mais obscena demonstração de incompetência da história do futebol brasileiro. Com um dos dois ou três maiores orçamentos dentre os 20 clubes, o Fluminense conseguiu a proeza de cair para a segunda divisão.

Minha torcida querida, não chore, não chore, não chore. Eles não merecem uma lágrima. Nem mesmo uma única e escassa lágrima. Eles, os que destroem o Fluminense dia após dia, não merecem o nosso sofrimento.

A nossa história, a mais gloriosa dentre os clubes brasileiros, esta sim, merece nossas lágrimas. O nosso escudo, o mais bonito do mundo, este sim, merece nossas lágrimas. A nossa camisa, aquele manto tão lindo e tão vitorioso, esta sim, merece nossas lágrimas. Nossos eternos ícones, Castilho, PinheiroPreguinho, Waldo, Romerito e companhia, estes sim, merecem nossas lágrimas.

É difícil escrever estas linhas, muito difícil. Dói, e dói muito. Só penso nas nossas crianças, que ainda não tinham vivido este drama, pelo qual passamos no fim da década de 90. Por favor, consolemos as nossas crianças.

Mas não, cair não é o fim do mundo. Vamos voltar, até porque a Série B é um torneio de baixíssimo nível técnico. O retorno à Série A é o mais fácil.

O difícil mesmo será tirar esta patota que se locupleta do Fluminense do poder. Eis nossa tarefa, tricolores queridos: retomar o controle de nossa paixão, e guiá-la novamente aos seus tempos de glória perene, aos seus tempos de maior clube da Terra.

A refundação do Fluminense. A reconstrução do Fluminense. Eis a nossa mais complicada missão.

PCFilho

14 comentários:

  1. Levando em conta que o Palmeiras era o Campeão da Copa do Brasil em 2012 e que acabou rebaixado pelo Brasileiro no mesmo ano, isso não chega a ser tão novidade assim. A série B é um pequeno preço a se pagar por um ano em que se faltou um planejamento no futebol profissional. Se for para comparar com as inumeras viradas de mesa promovidas pela CBF, é uma pechincha.

    ResponderExcluir
  2. Rogério, não se compara o vexame do Palmeiras do ano passado ao do Fluminense agora.

    O Palmeiras ganhou a Copa do Brasil, torneio tecnicamente muito inferior ao Campeonato Brasileiro, que chegou a ser conquistada por Paulista e Santo André...

    ResponderExcluir
  3. PC,

    Parabéns pelo Blog. Sou seu leitor assíduo.

    Gostaria de escrever sobre um detalhe da classificação final que passa desapercebida de muita gente.

    Não consigo entender o porque de o número de vitórias ser mais importante que o saldo de gols nos critérios de desempate.

    O Criciúma tem saldo de -14 e o Fluminense saldo de -4. Mas fica na frente porquê tem 1 vitória a mais.

    Ah, é para estimular que os times busquem sempre a vitória. Mas, só se for a vitória por 1x0. Depois de fazer 1x0 o time vai para a retranca, pois o saldo de gols não tem importância quase nehuma.

    Um time que ganha um jogo de 1x0 e perde outros 2 jogos de goleada é melhor que um que empata três jogos? Pelo atual critério, sim.

    Falar isto neste momento pode parecer desculpa de perdedor, mas eu nunca vi justiça neste critério.

    Porém, não quero tampar o sol com a peneira. Com tantos erros na temporada, o Fluminense fez por merecer a posição em que chegou.

    ResponderExcluir
  4. Rafael Costa Matta,

    Concordo inteiramente com você.

    O Fluminense fez por merecer a queda. Mas este critério do número de vitórias é bizarro.

    Que eu saiba, o Brasil é o único país do mundo que o adota.

    ResponderExcluir
  5. PC,
    O Fluminense fez por merecer a queda.
    Mas não me sai da cabeça o golzinho do Criciúma contra o São Paulo na penúltima rodada.
    Penalti que não foi penalti, e o jogador do Criciúma ainda estava impedido. Coisas da bola...

    Agora é fazer uma faxina no elenco. Chega de Felipe, Anderson, Edinho, Diguinho, Valencia, Bruno, Marcelinho, Fabio Braga, Rhayner.

    ResponderExcluir
  6. Não tem luz no fim do túnel. O peter aparenta ser um banana como homem não vai ser melhor como presidente de uma instituição como o Flu.
    Os asseclas baba ovos que lastro não contribuem em nada. Entrega o clube pro celso barros logo. Não tem oposição, os que tão lá são os mesmos que levaram o flu para a terceira. A mentalidade é tosca. Honestamente? Tem que fechar com o vasco pro ano que vem não ser pior que esse. O vasco te
    A em situação pior tb, pois além de banana tem um presidente com alma corrupta.

    ResponderExcluir
  7. PC,

    Infelizmente revivo parte do pesadelo da minha adolescência. ..
    O Flu e sua torcida não merecem isso!

    Para aquele intitulado "o melhor presidente da história" só falta o mensalão pra ficar perfeito!

    O pior é não ver futuro... luz no fim do túnel!

    Uma declaração após o jogo pra encher linguiça? Muitas coisas atrapalharam.. o que? Porque? Quem errou? Quem permitiu?

    Mas continuo amando o Flu!

    Se morasse no RJ, me associaria amanhã para brigar! Atuar! Mas a distância é cruel!

    Fred chorando no último jogo? Não foi a quase nenhum na temporada...

    ResponderExcluir
  8. Pc, sinto muito pela queda do seu time, mais a verdade seja dita que já tava na hora de vcs pagarem a Serie B.

    ResponderExcluir
  9. E quando o menguim vai pagar a série B de 88, Sidney?

    Tá muito mais do que na hora...

    Em país sério, time que foge de jogo é rebaixado.

    Paguem a série B, flamenguistas!

    Ela vai pegar vocês!

    ResponderExcluir
  10. A única coisa que não me sai da cabeça nesse momento é: será que o "amor eterno" do Fred pelo Fluminense vai resistir a uma série B? Será que ele vai querer disputar?
    O time tem qualidade. Claro que jogadores como Edinho, L. Euzébio, Anderson, Felipe, Bruno, dentre outros, tem que zarpar.. Mas tem jogadores ali que formam um base muito boa, como Wagner, Jean, Carlinhos, etc.
    Agora é pagar pra ver quantos tricolores jogam no Flu..
    O que vc acha, PC?

    ResponderExcluir
  11. Fala PC!Ótima resenha, como sempre. mas espera aí: e o empate contra o atlético-mg? aquele jogo foi chave pro rebaixamento. mais 2 pontos e fluminense escapava. Abraços

    ResponderExcluir
  12. PC, tá realmente difícil nossa situação. Devemos nos ater no que podemos fazer agora nesses três anos com o Peter. Fazer pressão com propostas é uma possibilidade. Por exemplo, que estádio vamos usar ano que vem? O Maracanã pelo que sei só vai poder usar uma vez por semana para o gramado ser poupado para a Copa, o chiqueirão do Vasco, eu detesto e acho que outros tricolores compartilham do mesmo. Na minha opinião, nos jogos com times de fora e menos apelativos devíamos jogar em Volta Redonda, estádio bom que faz mais pressão. E viajando como já fiz com a FluNitor ou Força-Flu, sai até mais barato que um jogo no Engenhão. Confirmando essa chance o clube do Tricolor deveria oferecer um apoio para a manutenção do gramado, já que o próprio Volta R., Duque de Caxias e outros vão jogar lá, o foda é que eles nem cuidam do gramado das Laranjeiras que tá um lixo. Porém, também é aconselhável ver a opinião dos torcedores que pretendem ir aos jogos da 2ª divisão. Como tricolor, pretendo ir a todos jogos em casa do campeonato como fiz no brasileirão de 2010, no campeonato do Conca. Também já está na hora de pressionarmos por uma relação mais saudável entre a patrocinadora e o clube, onde o clube pode receber o dinheiro e investir em infraestrutura, pois se a Unimed nos ajudou a sair da terceira, voltamos para a segunda com ela; como já foi dito no blog temos que acabar com esse paternalismo.

    Quanto ao critério de desempate, a Premier League usa:
    1. Saldo de Gols,
    2. Gols Pró,
    3. Jogo extra.
    Esse critério é muito mais justo. O Bonsucesso nesse ano de seu centenário foi vice-campeão da 2ª divisão do estadual por ter levado mais cartões amarelos que a Cabofriense, eles tinham empatado em vitórias, saldo de gols e gols pró no triangular final com o América que não conseguiu subir, apenas os outros dois. Isso é muito absurdo, até é compreensível favorecer o time mais disciplinado, contudo há sempre erros humanos nas distribuições dos cartões o que torna esse critério um verdadeiro cara ou coroa.

    Deve chegar essa semana o livro do Ferran Soriano que comprei pela Estante Virtual, estou doido para lê-lo.

    S.T.

    ResponderExcluir
  13. Tá feia a coisa.

    Mas tá feia desde o início do ano e ninguém se coçou... agora fudeu.

    Bom, tava lendo as notícias aqui e, se os caras que estão falando que vão ficar no clube realmente mantiverem a palavra e a barca levar as barangas, periga o Flu montar um time bem melhor (muito mais leve, mais rápido e mais brigador) do que o time que foi campeão brasileiro em 2012 hein?

    Sei não, já tem mulambo se rasgando porque o Conca vai jogar no Flu independente de divisão, tá arriscado a gente ter um 2014 de reconstrução e montagem de outra espinha dorsal campeã no futuro.

    Quem viver, verá! ST!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.