quinta-feira, 16 de julho de 2015

Mensagem subliminar: "Chupa Folha"

Imagem: reprodução do jornal Folha de S. Paulo, 13/07/2015.

O jornalista Pedro Ivo Tomé resolveu deixar uma mensagem subliminar nada educada, escondida em seu último texto na seção de obituário do jornal Folha de S. Paulo, publicado na segunda-feira 13. Também formado em Direito, ele já havia pedido demissão do jornal, em que trabalhava desde 2012, para iniciar uma carreira no mundo jurídico.

No obituário da assistente social e pianista Therezinha Ferraz Salles, o jornalista utilizou as iniciais dos dez parágrafos para esconder a mensagem "Chupa Folha" (vide marcas vermelhas na figura acima). Confiram a versão digital do texto de Pedro Ivo Tomé aqui. Pelo visto, ele realmente não gosta de seus ex-empregadores...

A transmissão de mensagens subliminares através de textos não é inédita. Um caso que ficou famoso foi o recado mal-criado do então Governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger à Assembléia Legislativa daquele estado norte-americano, em outubro de 2009:


Esta técnica de transmissão de mensagens subliminares tem um nome: "acróstico", texto em que as primeiras letras de cada linha (ou, às vezes, as do meio ou as do fim) formam, no sentido vertical, uma palavra ou frase.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.