quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Internacional 1 x 0 Fluminense


Fluminense garfado: esta poderia ser a manchete das reportagens de um terço dos jogos do Tricolor das Laranjeiras neste Campeonato Brasileiro. Dentre os dezoito jogos até aqui, em pelo menos seis foi isto que aconteceu: o clube mais tradicional do futebol brasileiro foi roubado descarada e despudoradamente. Nesta quarta-feira 12, no Beira-Rio, não foi diferente.

Impossível não colocar o tropeço do Tricolor na conta da arbitragem do senhor Flávio Rodrigues Guerra. O juiz-ladrão paulista, que já havia garfado o Fluminense no ano passado, contra o Coritiba (1 a 1 no Maracanã), voltou a agir, com a cara-de-pau que lhe é característica, como se não estivesse sendo observado por milhões de torcedores. 

Lá se vão assim mais um ou três pontos surrupiados do Fluminense. Por que nós sempre temos que enfrentar, além dos onze atletas do adversário, também as arbitragens? Não há time que aguente. Nem o poderoso Barcelona conseguiria levantar suas taças se tivesse sempre que jogar contra tudo e contra todos.

Há, nos árbitros brasileiros, uma escura má vontade para com o Fluminense. Evidentemente, alguns são exceções - cito, por exemplo, o bom Heber Roberto Lopes, que, embora erre como todo ser humano, tem todo o meu respeito, por apitar de maneira isenta. (E olhem que ele já apitou mais de 50 jogos do Fluminense - o larápio desta quarta-feira está só no segundo...)

O árbitro Flávio Rodrigues Guerra expulsou Marcos Júnior, que deu um pontapé no oponente, após sofrer uma falta não marcada. OK, talvez o cartão vermelho tenha sido um exagero, mas seria um erro perdoável.

Diferente do que viria a acontecer logo depois.

Alex, do Internacional, deu aquele carrinho de cima para baixo, com os dois pés, atingindo o tricolor Pierre violentamente. Foi um lance de almanaque para cartão vermelho. Entretanto, o canalha fez que não viu. E o atleta colorado, que já tinha cartão amarelo, saiu impune.

Por causa da desvantagem numérica, o técnico tricolor Enderson Moreira se viu forçado a fazer substituições e recuar o time. Eu, particularmente, detesto quando o treinador recua demais. Mas hoje, com o Fluminense mutilado pela arbitragem criminosa, Enderson não tinha mesmo alternativa.

Um problema muito grave, essa questão das arbitragens contra o Fluminense esse ano. Em 18 jogos até aqui no Brasileirão, foram pelo menos cinco ou seis roubos escandalosos. Não, não pode ser coincidência.

Tá mais do que na hora de o Fluminense realizar um protesto formal contra o que está acontecendo. Vou repetir, em especial, o nome do juiz-ladrão da vez: Flávio Rodrigues Guerra. Se este sujeito voltar a apitar um jogo do Fluminense na vida, o presidente Peter Siemsen não é macho. O que ele fez hoje, amigos, justifica um veto vitalício.

Ah, se esta CBF fosse minha... eu estabeleceria uma ordem de restrição, do tipo daquelas concedidas às mulheres agredidas por maridos violentos. Seria mais ou menos assim: "o senhor Flávio Rodrigues Guerra fica, desde já, proibido de estar dentro de um raio de dez quilômetros de qualquer estádio com jogo do Fluminense em andamento; esta medida tem efeito imediato e perpétuo, e estão revogadas todas as disposições em contrário".

PCFilho

NOTAS DO ONZE:
Diego Cavalieri: Atuação monumental, o melhor em campo. 9,5
Wellington Silva: Uma boa alternativa no apoio. 6,0
Marlon: Levou a melhor na maioria das disputas. 6,5
Henrique: Afobado em alguns lances. 5,5
Gustavo Scarpa: Mesmo improvisado, esteve bem. 6,0
Pierre: Demonstrou muita raça. 6,5
Jean: Esforçado na marcação, tímido no apoio. 6,0
Cícero: Atuação apagada. 5,0
Ronaldinho: Criou algumas jogadas de perigo enquanto esteve em campo. 6,5
(Lucas Gomes): Entrou bem, dando opção aos companheiros na frente. 6,5
Marcos Júnior: Fez bobagem, facilitando o "trabalho" do juiz. 2,0
Wellington Paulista: A bola não chegou, e ele também não foi buscá-la. 4,5
(Antônio Carlos): Entrou para segurar o empate, não conseguiu e ainda foi expulso. 3,0
T. Enderson Moreira: Recuou demais, mas com o time mutilado pela arbitragem, não pode ser condenado por isso. 6,0

Árbitro Flávio Rodrigues Guerra: O desastre descrito acima. Que nunca mais apite um jogo do Fluminense. ZERO

18 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Estava assistindo o jogo pela TV e não acreditei na cara-de-pau do juiz, fiquei indignado, apesar de não torcer para o Fluminense, fiquei bastante revoltado, dois jogadores expulsos, na segunda expulsão o bandeirinha também ajudou a tirar o jogador de campo e acho que o Flu merecia ter ganhado os 3 pontos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por seu comentário, Alisson. Sempre bom ver um torcedor de outro clube com bom senso. :-)

      Excluir
  3. Olha, eu não assisti toda a partida por estar acompanhando a pífia apresentação que meu time estava fazendo contra o Santos, mas acompanhei o lance e revi várias vezes, era para expulsar o Alex sim.
    O fato desses árbitros sairem impunes, na verdade não é culpa deles e sim da Federação que aprova tudo que fazem de errado prejudicando a qualquer equipe e principalmente a nós que somos torcedores e pagamos para assistir nossos times de perto.
    Enquanto existir esse negócio de o cara fazer "biscate" apitando jogos que são de grande importância para nós, isso não vai parar. Arbitragem precisa ser um emprego fixo, onde, caso este venha errar e interferir bruscamente em uma partida seja ela de qualquer valor, este será julgado e irá pagar como qualquer funcionário. Somente assim eles irão se respeitar mais como profissionais de poder e nos respeitar como espectadores e torcedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que a profissionalização da arbitragem seria uma boa medida. Porém, não acredito que os erros sejam apenas porque os árbitros não são profissionais.

      Especialmente contra o Fluminense, está havendo uma perseguição intencional. Não é possível que o mesmo clube seja tantas vezes prejudicado. Como escrevi na resenha, não pode ser coincidência.

      E os canalhas ainda estão pedindo 0,5% dos direitos de TV... rsrsrs...

      Excluir
    2. 0,5% eles devem ter ganho no jogo Corinthians e Sport....rsrsrs

      Eles na dúvida apitam a favor do Corinthians, lá eles devem ter ganho até mais que 0,5% devem ter ganho 5,0%....rsrsrsrs

      Excluir
    3. Não sou Corinthians, mas ontem foi pênalti sim. Se tivesse sido a favor do meu time eu diria que foi e se fosse contra diria que também foi.
      Que falta ao torcedor é ser coerente as vezes os mesmos lances contra e favor ao nosso time, temos opiniões contrárias. Reclamamos de lances contra nosso time mas quando é a favor, justifica-se do jeito que dar.
      No Brasil o único que não pode errar é o árbitro. Todo mundo é perfeito.
      No Fla-Flu vcs tiveram um pênalti a favor que pra maioria das pessoas não foi. Mas segue o jogo. Mas se no próximo tiver um igual pro Flamengo vai ser o inicio do complo e aquelas baboseiras de sempre. Lembrando que nesse campeonato houve diversos erros contra o Flamengo mas ninguém fica chorando não.

      Excluir
    4. No Fla-Flu, o prejudicado maior foi o Fluminense, com aquela expulsão injustificável que quase modificou o resultado do jogo...

      Quanto ao Corinthians ontem, também acho que foi pênalti. Mas o da rodada anterior, contra o Corinthians e a favor do São Paulo, também foi, e o árbitro não deu...

      Excluir
  4. O Alex era para ter sido expulso, fato! Estamos sendo garfados não é de hoje, fato! E nossa diretoria não vai fazer nada, porque o presidente fica posando de bom moço e nada vai mudar, infelizmente.

    Que falta de sorte do Cavalieri, não merecia;
    um puxão de orelha, mais um, no Marcos Júnior (expulsão ridícula!);
    Cícero jogou? Eu não vi;
    Henrique é muito ruim, não dá nem para ser reserva;
    temos um lateral esquerdo improvisado que, por incrível que pareça, jogou melhor que o lateral direito titular, o destrambelhado W.Silva;
    R10 não aguenta jogar todos os jogos, por mais boa vontade que ele tenha;
    W.Paulista é esforçado, mas não dá, fraquinho; e
    nosso técnico, está tendo um ataque de Cristóvão.

    Ah, que falta fez o Edson "Alexandre"!!!

    Título, está difícil, se deixarem, uma vaguinha na Libertadores, quem sabe. Domingo, é vencer ou vencer!
    ST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os resultados até têm ajudado. O Atlético Mineiro perdeu em casa...

      Se o Fluminense se esforçar um pouco, vai acabar levando essa taça...

      Excluir
  5. Minha opnião sobre os 0,5% de direito de Arena dos arbitros , sou totalmente a favor !
    Eles ganham pouco e as vezes são responsabilizados demais por coisas que a Confederação Brasileira ja poderia ter resolvido , ( falo da tecnologia no futebol ) as vezes eles não tem uma visão de gavião e acabam errando, e sem falar que os patrocinios que eles carregam nas camisas deles todos os jogos , eles são os que menos recebem , sou totalmente a favor, por uma arbitragem melhor !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se começarmos a distribuir % para todo mundo, daqui a pouco não sobra nada para os clubes...

      Os gandulas vão querer também, os torcedores da primeira fila vão querer também... (Os jogadores já têm...)

      Excluir
  6. PC, se você puder publicar um artigo com os prejuízos que as arbitragens já nos deram neste brasileirão, seria muito legal! O pesquisador Marcelo Lima chegou a 10 pontos perdidos nos apitos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário do Marcelo Lima: minha conta é por aí mesmo: Sport, SPFC, SCCP, SEP, Inter, Chapecoense, pelo menos. Esqueci algum? São pelo menos 10 pts aí.+

      Excluir
    2. A idéia é boa, Alexandre. Vou pensar no assunto.

      O Fluminense teve prejuízo até em jogos que venceu, como contra o Flamengo...

      Excluir
  7. PC, Será que com o R10 vamos ver um gol de falta do nosso Tricolor? Te desafio a buscar quando foi o último gol de falta do Fluminense. Já deve ter mais de 2 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael,

      Na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, em julho, o gol foi de falta, do Gustavo Scarpa.

      Mas antes desse, eu confesso que não lembro...

      Excluir
    2. E sim, tenho esperanças de que os gols de falta voltem a fazer nossa alegria, com o talento monumental de Ronaldinho nesse quesito...

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.