sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Fluminense 2 x 1 Palmeiras


Amigos, é muito triste que, numa semifinal de Copa do Brasil, tenhamos que falar da arbitragem, mas temos. A atuação de Leandro Pedro Vuaden no Maracanã foi um incrível show de horrores. O juiz errou até mesmo antes do apito inicial, ao permitir que o Palmeiras usasse um uniforme que se confundia com o do Fluminense. Com oito minutos, teve que se submeter à humilhação de ter que interromper o jogo para que os paulistas trocassem suas camisas. Com a bola voltando a rolar, o árbitro gaúcho seguiu seu critério habitual para jogos do Fluminense: um peso para nós, outro para o adversário. Para o Fluminense, só se marcava o evidente; para o Palmeiras, qualquer mínimo contato já se transformava em infração hedionda, possivelmente com direito a cartão amarelo.

Empurrado por sua pulsante torcida no Maracanã, o Tricolor não quis saber se jogava contra onze, doze, treze ou quatorze, e foi para cima do Palmeiras. Em dois lances de bola parada, conseguiu abrir 2 a 0 no primeiro tempo, gols de Marcos Júnior e Gum, uma vantagem bastante significativa. Se o placar terminasse assim, o duelo estaria praticamente resolvido, uma vez que o Palmeiras precisaria vencer por três gols de diferença na partida de volta. Mas ainda haveria o segundo tempo.

Não satisfeito em minar o Fluminense nos pequenos lances, Leandro Pedro Vuaden resolveu agir de forma mais direta: inventou um pênalti para o Palmeiras, quando Zé Roberto fingiu ser derrubado por Gum dentro da área. Um lance que não seria falta nem aqui, nem na China, mas que o árbitro assinalou, com uma convicção espantosa. Como é que um sujeito pode ter tanta certeza de ter visto algo que não aconteceu? Diego Cavalieri não conseguiu fazer justiça, e a cobrança foi convertida pelo veterano meia e ator palmeirense.

O lance do pênalti me lembrou muito uma jogada ocorrida na partida São Paulo 0 x 0 Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro deste ano. Na ocasião, o tricolor Gérson foi claramente empurrado, em um pênalti clamoroso, indiscutível, daqueles de almanaque. "Se o lance de Zé Roberto fosse pênalti, o de Gérson seria uns três ou quatro pênaltis", diriam geraldinos e arquibaldos. O árbitro da ocasião não marcou a falta para o Fluminense, e vocês sabem quem era? Adivinhem... Pois é, acreditem se quiserem: era Leandro Pedro Vuaden. É para rir, ou para chorar?

Com o gol marcado no Maracanã, após a ajuda de Leandro Pedro Vuaden, o Palmeiras ressuscita no confronto. Porém, vale lembrar que o Fluminense venceu, e se classificará com qualquer vitória ou empate em São Paulo. Se retribuirmos o gol fora de casa, na quarta-feira que vem, obrigaremos os paulistas a marcar três gols. Em suma, o Fluminense tem, sim, ótimas chances de chegar à finalíssima da Copa do Brasil.

Na entrada da distante caverna que habita, o Profeta, do alto de sua longa barba branca, contempla o horizonte. Ele está confiante, amigos: nós vamos lutar por mais essa taça!

PCFilho

A melhor narração do gol do Palmeiras, por Luiz Penido:


5 comentários:

  1. Fala, PC! Você já tem as listas de campeões, matérias especiais... e agora podia fazer um ranking dos clubes brasileiros! Se o Fluminense ganhar a Copa do Brasil vai passar o Vasco no ranking da Placar -tem umas coisas que acho nada a ver nos critérios da Revista- e o Ranking da RSSSF também não concordo com alguns de seus critérios. Eu fiz um ranking tomando esses dois últimos como base: https://www.dropbox.com/s/nftbyr4wq1knmz5/Ranking%20ClubesBrasileiros.ods?dl=0

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus critérios ainda não são definitivos... Nem estou considerando os campeonatos brasileiros da segunda, terceira e quarta divisões.
      Uma das coisas estranhas do ranking da Placar é super-valorizar o carioca, ele está valendo mais que o Torneio Rio-São Paulo. Uma coisa estranha do ranking da RSSSF é considerar o Brasileirão só um pouquinho a mais que a Copa Sul-Americana, a própria Copa do Brasil vale mais que a Sulamericana.
      Eu fiz o ranking usando o Calc do Libreoffice. Realmente gostaria que você fizesse um, pois considero bastante a sua opinião e seus critérios.

      Excluir
    2. Rankings sempre estarão sujeitos a polêmicas. Impossível atingir uma concordância...

      Vou pensar na sua sugestão, amigo. Obrigado pelo prestígio! :)

      Excluir
  2. penalti mandrake em semifinal de copa do brasil é fod*! vamos pra guerra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fomos operados, mas vamos lá arrancar essa vaga em São Paulo. Quarta-feira é guerra!

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.