domingo, 5 de março de 2017

Ficha Técnica: Fluminense 3 x 3 Flamengo [nos pênaltis, 4 x 2]

Os jogadores do Fluminense levantam a Taça Guanabara no Engenhão!
Foto: André Durão.

05/03/2017 - Fluminense 3 x 3 Flamengo [PK 4 x 2] - Engenhão (Rio de Janeiro)
Motivo: Campeonato Carioca 2017, Taça Guanabara, decisão.
Público: 27.549 presentes (25.451 pagantes).
Renda: R$ 1.258.830,00.
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ).
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Luiz Cláudio Ragazone (RJ).
Fluminense: Júlio César; Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo Pelé; Pierre, Jefferson Orejuela e Júnior Sornoza (Marquinho); Richarlison, Henrique Dourado (Marcos Júnior) e Wellington Silva (Marquinhos Calazans). Técnico: Abel Braga.
Flamengo: Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Miguel Trauco (Felipe Vizeu); Willian Arão (Orlando Berrío), Rômulo, Federico Mancuello (Gabriel), Diego e Éverton; Paolo Guerrero. Técnico: Zé Ricardo.
Gols:
1-0: Wellington Silva, aos 3 do 1º tempo;
1-1: Willian Arão, aos 8 do 1º tempo;
1-2: Éverton, aos 23 do 1º tempo;
2-2: Henrique Dourado, de pênalti, aos 34 do 1º tempo;
3-2: Lucas, aos 40 do 1º tempo;
3-3: Paolo Guerrero, de falta, aos 40 do 2º tempo.
Cartões amarelos: Richarlison (Fluminense); Éverton e Miguel Trauco (Flamengo).
Definição por pênaltis:
1ª: Diego cobrou e converteu para o Flamengo (0-1);
2ª: Lucas cobrou e converteu para o Fluminense (1-1);
3ª: Paolo Guerrero cobrou e converteu para o Flamengo (1-2);
4ª: Henrique cobrou e converteu para o Fluminense (2-2);
5ª: Réver cobrou e Júlio César defendeu (2-2);
6ª: Marquinho cobrou e converteu para o Fluminense (3-2);
7ª: Rafael Vaz cobrou para fora (3-2);
8ª: Marcos Júnior cobrou e converteu para o Fluminense (4-2).
Placar final: Fluminense 4, Flamengo 2.
Fluminense, campeão invicto da Taça Guanabara de 2017!

****

Esta foi a oitava disputa de pênaltis da história do Fla-Flu. Agora, são quatro vitórias para cada lado: o Flamengo saiu vencedor em 23/02/1975 (Troféu João Havelange), 12/08/1978 (semifinal do Troféu Teresa Herrera), 03/03/2001 (final da Taça Guanabara) e 24/04/2011 (semifinal da Taça Rio); e o Fluminense ganhou em 17/07/1960 (semifinal do Torneio Início), 07/09/1965 (final do Torneio Início), 27/01/1974 (Taça Presidente Médici) e 05/03/2017 (final da Taça Guanabara).

****

Este foi o 396º Fla-Flu, e o 127º empate do confronto (apesar da vitória do Fluminense nos pênaltis, o empate no tempo normal é o que conta para as estatísticas). Houve também 125 vitórias tricolores e 144 triunfos rubro-negros. Ao todo, nos Fla-Flus, o Fluminense assinalou 533 gols, contra 586 do Flamengo. A lista com todos os resultados pode ser conferida no meu post História - Fluminense x Flamengo.

****

O Fluminense conquistou sua 10ª Taça Guanabara. Em 1966, 1969 e 1971, a competição ainda era separada do Campeonato Carioca, e portanto tinha um peso maior. Depois, quando a Taça Guanabara passou a ser um turno do Campeonato Carioca, o Fluminense a venceu mais 7 vezes: 1975, 1983, 1985, 1991, 1993, 2012 e 2017.

****

O Fluminense jogou com a mensagem "AME O RIO" na camisa, em clara alusão à histórica partida de 25 de junho de 1995, decisão do Campeonato Carioca daquele ano, unanimemente considerada como o maior Fla-Flu de todos os tempos. Na ocasião, o Flamengo tinha a vantagem do empate, o Fluminense abriu 2 a 0, o Flamengo empatou, e o Fluminense fez o gol da vitória e do título nos últimos minutos, o famoso Gol de Barriga de Renato Gaúcho.


****

O centroavante Henrique Dourado segue em ótima fase: marcou seu 8º gol em 9 partidas na temporada de 2017. No ano passado, ele havia assinalado somente 2 gols em 14 jogos com a camisa tricolor.

****

O atacante Marcos Júnior parece destinado a sair do banco de reservas para marcar gols importantes. Em 2016, entrou durante a decisão da Copa da Primeira Liga, e marcou o gol do título contra o Atlético Paranaense. Em 2017, coube a ele, após entrar no lugar de Henrique Dourado, cobrar o pênalti que decretou a conquista da Taça Guanabara.

****

Fluminense e Flamengo não disputavam uma final desde 3 de abril de 2005. Na ocasião, o Fluminense aplicou uma goleada de 4 x 1, e sagrou-se campeão da Taça Rio. O jogo, disputado no Maracanã, foi emocionante, marcado pelas homenagens da torcida tricolor a Sua Santidade o Papa João Paulo II, que havia acabado de falecer.

****

Com a conquista da Taça Guanabara, o Fluminense garante vaga e vantagem do empate na semifinal do Campeonato Carioca, que será disputada em jogo único. Os outros três semifinalistas serão o campeão da Taça Rio e as duas melhores campanhas dentre os outros clubes, ou as três melhores campanhas dentre os outros clubes, caso o Fluminense fature também a Taça Rio.

(O amigo Bruno Vargas Costa me avisa que a vantagem do empate não é concedida ao campeão da Taça Guanabara. Valeu pela informação, Bruno!)

****

O Fluminense dá mesmo sorte no Engenhão: após ser Campeão Brasileiro de 2010 mandando seus jogos lá durante todo o returno, em 2012 foi campeão da Taça Guanabara sobre o Vasco e do Campeonato Carioca sobre o Botafogo, também lá. No mesmo ano, faturou mais um Campeonato Brasileiro, mandando seus jogos no estádio. Agora, em 2017, sagrou-se campeão da Taça Guanabara sobre o Flamengo. Como dizem por aí, parece que o Tricolor "zerou" o Engenhão... :)

****

É CAMPEÃO!

PCFilho

11 comentários:

  1. Wellington Silva, o melhor em campo por muitas avaliações deu uma disparada de 74,1 metros para fazer o primeiro gol:

    Novo raio no Engenhão? Wellington Silva arranca no estilo Bolt para marcar
    Atacante correu 74 metros em 8,5s para abrir placar no Fla-Flu no estádio em que jamaicano ganhou tri olímpico. Em recorde, velocista fez 7,2s. Sem bola no pé.

    Wellington Silva fez o primeiro gol do Fluminense no Fla-Flu da final da Taça Guanabara, no último domingo, no estádio Nilton Santos, em uma arrancada incrível. No estádio em que Usain Bolt conquistou o tricampeonato olímpico dos 100m rasos em agosto, o atacante tricolor percorreu 74 metros em 8,5 segundos até mandar a bola para a rede do Flamengo. O “Redação SporTV” fez uma brincadeira e exibiu o lance com a narração de Luiz Carlos Jr. para o ouro do velocista jamaicano nos 100m rasos dos Jogos Olímpicos de Londres. Assista ao vídeo acima.
    Wellington Silva Pará Fluminense x Flamengo (Foto: André Durão)
    Wellington Silva no pique para abrir o placar (Foto: André Durão)
    O jogador registrou uma velocidade média no campo de 31,38 km/h, atingindo a máxima de 33 km/h. Se disputasse os 100m rasos de Bolt, faria o tempo de 11,47 segundos.
    Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo, consegue correr a 43,9 km/h. No seu recorde mundial dos 100m, cravou 9,58s, em 2009, no Mundial de Berlim. O jamaicano percorreria o mesmo trajeto de Silva no gol tricolor em 7,2s.
    A seu favor, Silva tem o fator extra de dificuldade de correr e ainda manter o domínio da bola.

    http://sportv.globo.com/site/programas/troca-de-passes/noticia/2017/03/wellington-bolt-silva-redacao-compara-tricolor-e-velocista-jamaicano.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wellington Silva revê gol pelo Flu e
      se surpreende com arrancada de 74m
      Atacante abriu o placar na decisão da Taça Guanabara após partir do seu campo e chegar ao gol, em 8,5 segundos. Após 3 a 3, Tricolor levou o título nos pênaltis.

      O Fluminense soltou o grito de campeão, neste domingo, mas só levou a Taça Guanabara depois de vencer nos pênaltis após um empate em 3 a 3 eletrizante. Responsável por abrir o placar a favor do Tricolor no clássico, Wellington Silva reviu o gol marcado aos quatro minutos de jogo no Estádio Nilton Santos e se surpreendeu com a própria arrancada: ele percorreu 74,1 metros, em oito segundos e meio (assista ao vídeo e reveja o gol).
      - Caramba! É difícil correr e controlar a bola - disse, ao ver o lance no "Troca de Passes".
      Wellington Silva percorre 74,1m até marcar gol; Fluminense (Foto: Reprodução SporTV)
      Wellington Silva percorre 74,1m até marcar gol; Fluminense (Foto: Reprodução SporTV)
      O programa mostrou a análise tática da jogada, aos quatro minutos do primeiro tempo. O atacante aproveitou uma sobra após cobrança de falta de Diego, do Fla, pegou a bola na intermediária e puxou o contra-ataque em velocidade. A ideia era armar a jogada e tabelar com Richarlison, mas o escorregão de Pará fez com que o jogador tricolor resolvesse seguir com a bola até a conclusão certeira, que colocou o Flu na frente na partida.
      - Saí correndo, só estava pensando em ir para a frente, quando levantei a cabeça não tinha ninguém e continuei correndo. Tinha só o Pará e falei: ele (Pará) está sozinho, vou tocar nele (Richarlison) e a gente fica sozinho. Quando armei o passe, ele (Pará) acabou escorregando, aí falei: "Agora tenho que ir que essa bola é minha". Aproveitei que ele escorregou e fui feliz no chute - contou.

      http://sportv.globo.com/site/programas/troca-de-passes/noticia/2017/03/wellington-silva-reve-gol-pelo-flu-e-se-surpreende-com-arrancada-de-74m.html

      Excluir
    2. A FIFA tem que atualizar a lista de jogadores mais rápidos do mundo:

      30/03/2015 14h14 - Atualizado em 30/03/2015 14h45
      Estudo avalizado pela Fifa põe Bale como jogador mais rápido do mundo
      Galês atinge 36,9 Km/h com a bola nos pés e deixa para trás mexicano Jürgen Damm e Antonio Valencia, em lista que tem Cristiano Ronaldo em quinto e Messi em sétimo

      O que Bartra sentiu na pele na última final da Copa do Rei, um estudo promovido pelo Pachuca, do México, e avalizado pela Fifa comprovou: o galês Gareth Bale é o jogador mais rápido do mundo com a bola nos pés. O atacante do Real Madrid atinge 36,9 Km/h - no lance que decidiu o título do torneio espanhol na temporada passada, o craque merengue percorreu 59,1 metros em 7,04 segundos (assista ao pique no vídeo mais abaixo).
      Mas por que a pesquisa foi feita pelo clube mexicano? É que o Pachuca queria conferir se o meia Jürgen Damm era o mais veloz. Mas seu jogador ficou em segundo lugar no ranking, com 35,23 Km/h. Completa o pódio o colombiano Antonio Valencia, do Manchester United, terceiro na lista, com 35,1 Km/h.
      Melhores do mundo na eleição da Fifa nos últimos sete anos, Cristiano Ronaldo e Messi também entram no Top 10 do ranking, com o português na frente do argentino. O dono da Bola de Ouro nas últimas duas temporadas ficou em quinto lugar, com 33,6 Km/h, enquanto o camisa 10 do Barcelona aparece em sétimo, com 32,5 Km/h.
      Outro jogador do Real Madrid aparece entre os dez mais rápidos. Surpreendentemente, o zagueiro espanhol Sergio Ramos, com 30,6 Km/h, ficou em décimo na classificação. É o único defensor na lista. Completam a relação os ingleses Aaron Lennon, do Tottenham Hotspur, quarto com 33,8 Km/h, Walcott, do Arsenal, sexto com 32,7 Km/h, e Rooney, do Manchester United, com 31,2 Km/h, e o francês Ribéry, do Bayern de Munique, nono colocado com 30,6 Km/h.
      Confira a classificação completa:
      1º - Gareth Bale (GAL) - Real Madrid - 36,9 Km/h
      2º - Jürgen Damm (MEX) - Pachuca - 35,23 Km/h
      3º - Antonio Valencia (COL) - Manchester United - 35,1 Km/h
      4º - Aaron Lennon (ING) - Tottenham Hotspur - 33,8 Km/h
      5º - Cristiano Ronaldo (POR) - Real Madrid - 33,6 Km/h
      6º - Walcott (ING) - Arsenal - 32,7 Km/h
      7º - Messi (ARG) - Barcelona - 32,5 Km/h
      8º - Rooney (ING) - Manchester United - 31,2 Km/h
      9º - Frank Ribéry (FRA) - Bayern de Munique - 30,7 Km/h
      10º - Sergio Ramos (ESP) - Real Madrid - 30,6 Km/h

      http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/03/estudo-avalizado-pela-fifa-poe-bale-como-jogador-mais-rapido-do-mundo.html

      Excluir
    3. E a imprensa carioca inventando um estudo que coloca o rubro-negro Orlando Berrío em segundo lugar nessa lista aí. De onde tiraram essa maluquice? rsrs

      Excluir
  2. Fla-Flu dá recorde de audiência à Globo no Rio em 2017
    Final da Taça Guanabara registra 36 pontos de audiência com 60% de participação entre TVs ligadas
    Por Adalberto Leister Filho - São Paulo (SP) em 6 de Março de 2017 às 16:29

    1

    Wellington Silva festeja gol do Fluminense na final
    A enorme expectativa gerada pelo clássico entre Flamengo e Fluminense rendeu boa audiência à Globo no domingo. A emissora carioca, que transmitiu a final da Taça Guanabara, conquistou 36 pontos segundo o Ibope/Kantar, com 60% de participação no share (número de TVs ligadas).

    É o recorde de audiência na atual temporada. Desde 18 de abril de 2010, quando Flamengo e Botafogo fizeram a final da Taça Rio, que um jogo do Campeonato Carioca não registrava média igual ou maior do que a de ontem. É preciso ressaltar, porém, que nas últimas temporadas, a emissora dividia as transmissões dos Estaduais com a Globo, algo que não ocorre neste ano.

    A boa audiência do jogo também repercutiu na programação posterior da emissora. O Domingão do Faustão obteve 24 pontos, com 42% de participação. Já o Fantástico conquistou 26 pontos de audiência e 45% de share. Também é o recorde de ambas as atrações em 2017.

    Em compensação, em São Paulo, a goleada do time do Morumbi sobre o Santo André, registrou apenas 18 pontos de audiência, com 33% de share. É o mesmo número registrado por Palmeiras x Botafogo, pela primeira rodada do Paulistão. Na ocasião, porém, a participação da emissora com o jogo foi de 35%.

    Cada ponto no Ibope em São Paulo corresponde a 69.417 residências e 197.814 pessoas. No Rio, 1% da audiência equivale a 43.346 casas ou 116.038 telespectadores.



    Original: http://maquinadoesporte.uol.com.br/artigo/fla-flu-da-recorde-de-audiencia-globo-no-rio-em-2017_32077.html#ixzz4aafXWDJ4

    ResponderExcluir
  3. Torci pelo Fluminense, evidentemente... Parabéns!
    Abraços Gloriosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rui! Boa sorte ao Botafogo na sequência da Copa Libertadores!

      Excluir
  4. MAIS UMA DEMONSTRAÇÃO DE GRANDEZA DO FLUMINENSE:

    Fluminense campeão da Taça Guanabara pela décima vez, ao vencer a disputa por pênaltis. Tendo sido apontado como mandante da partida, com direito a ter a sua torcida como única no estádio, o Fluminense abriu mão da suposta vantagem e lutou para conseguir liberar a presença da torcida do Flamengo, cogitando até jogar com portões fechados, para manter a tradição carioca das torcidas mistas, com os ingressos só tendo sido liberados no dia anterior a partida por conta da luta jurídica, notadamente contra a ação movida pelo Botafogo, que entrara na justiça para proibir a presença da torcida do Flamengo no estádio.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.