Os flamenguistas andam empolgados com a contratação do colombiano Orlando Berrío, campeão da Copa Libertadores do ano passado, jogando pelo Atlético Nacional, de seu país. Seu principal atributo parece ser uma impressionante velocidade, qualidade muito importante para um atacante.
Mas empolgação tem limite: andam dizendo por aí que um estudo aponta Orlando Berrío como o segundo futebolista mais rápido do mundo, perdendo apenas para o galês Gareth Bale, do Real Madrid. Será?
De fato, foi realizado um estudo dos jogadores mais rápidos do mundo, em 2015, por encomenda do Pachuca, do México, que queria descobrir se seu atleta
Jürgen Damm era o
Usain Bolt do futebol. O estudo teria até o aval da FIFA, e Damm ficou na segunda colocação, atrás apenas do já citado Bale. Os resultados do estudo foram noticiados mundo afora, inclusive
aqui no Brasil. Os dez jogadores mais rápidos do mundo alegadamente seriam:
1º. Gareth Bale (País de Gales, Real Madrid) - 36,90 km/h
2º. Jürgen Damm (México, Pachuca) - 35,23 km/h
3º. Antonio Valencia (Colômbia, Manchester United) - 35,10 km/h
4º. Aaron Lennon (Inglaterra, Tottenham Hotspur) - 33,80 km/h
5º. Cristiano Ronaldo (Portugal, Real Madrid) - 33,60 km/h
6º. Theo Walcott (Inglaterra, Arsenal) - 32,70 km/h
7º. Lionel Messi (Argentina, Barcelona) - 32,50 km/h
8º. Wayne Rooney (Inglaterra, Manchester United) - 31,20 km/h
9º. Frank Ribéry (França, Bayern München) - 30,70 km/h
10º. Sergio Ramos (Espanha, Real Madrid) - 30,60 km/h
Vale ressalvar que o estudo gerou certa desconfiança, pois não foram relatados os procedimentos utilizados para as medidas, ou para a escolha do espaço amostral. Além disso, os resultados não parecem realistas, colocando Gareth Bale quase tão rápido quanto os grandes velocistas da história, apesar de todas as desvantagens que um futebolista enfrenta (correr na grama, de chuteira, desviando de adversários e conduzindo a bola é muito mais complicado que correr na pista, de sapatilha, sem adversários para desviar e sem bola para conduzir).
Pois bem: foi Berrío ser anunciado como reforço pelo Flamengo, que começaram a pipocar
notícias de um suposto estudo que o apontaria como segundo futebolista mais rápido da Terra. Até o repórter
Eric Faria, da TV Globo, citou o tal estudo na transmissão de
Flamengo x San Lorenzo, na quarta-feira 8. Jornais tradicionais, como
O Globo e
Jornal do Brasil, também publicaram matérias a respeito.
Porém, vejam só, tal estudo não existe (!!!). Algum gaiato por aí simplesmente pegou a lista acima, com os mesmíssimos valores, acrescentou dois jogadores - Berrío, com supostos 36,00 km/h, e Pierre-Emerick Aubameyang (Gabão, Borussia Dortmund), com 34,60 km/h -, tirou Ribéry e Ramos, e divulgou como se fosse um novo estudo!
E vários jornalistas brasileiros, mostrando o habitual despreparo, caíram na mentira feito patinhos inocentes. A verificação da informação poderia ter sido feita facilmente, numa pesquisa básica na internet. Haja vontade de enaltecer o Flamengo, hein? Depois dizem que Flapress não existe...
De qualquer forma, a velocidade de Berrío não tem sido tão útil para o Flamengo quanto outra habilidade do rapaz: a "malandragem" de empurrar adversários na barreira para facilitar gols de falta. Né, Diego?
|
Assim até eu... |
PCFilho
Quando se trata de flamengo tudo é possível !
ResponderExcluirQuando se trata de flamengo tudo é possível !
ResponderExcluirSalve,campeão!
ResponderExcluirCom os cumprimentos do Aqipossa, Berrío, 2º jogador mais rápido do mundo? FlaPress falsificou os dados
Com as devidas referências.
Obrigado, PC.
De nada, Aqipossa. Obrigado pela referência. :)
ExcluirCortina de fumaça da frapress para tentar esconder que Wellington Silva é um dos jogadores mais rápidos do mundo!
ResponderExcluirTambém tenho para mim que Wellington Silva é o jogador mais rápido em atividade no Brasil.
ExcluirO lateral Pará deve concordar comigo.
Empurrou o leo pelé no gol do guerreiro no flaxflu tb
ResponderExcluirE agora acabou de empurrar um atleta da Portuguesinha no gol de falta do Lucas Paquetá. Três jogos seguidos auxiliando irregularmente os cobradores do Fla. Palhaçada das grandes.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAinda bem que apagou. Vai ser mal educado assim lá no blog do Mulamberg...
ExcluirQuem optou por receber notificações por e-mail, pôde ler o que o mulambinho escreveu, PC. Ele não é mal educado, ele é flamenguista e por isso, estúpido, justificou o ato errado da tal pesquisa assumindo que o que é errado é aceito se for para o time que se torce.
ResponderExcluirEis a diferença entre ser torcedor de qualquer time e ser flamenguista. O que causa vergonha a qualquer um, não causa neles, por mais escandaloso que seja.
Perdoe-o por ele ser este idiota manipulado.
Ou não perdoe.