quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Efemérides tricolores - 31 de janeiro


1919: com 171 votos, o presidente Arnaldo Guinle foi reeleito para mais dois anos no cargo máximo do Fluminense. Neste mandato, Guinle inauguraria a nova sede social e o Estádio de Laranjeiras, que já estava em construção desde o ano anterior e sediaria o Campeonato Sul-Americano de Seleções (atual Copa América). O time do Fluminense alcançaria o tricampeonato Carioca, conquistando a posse definitiva da Taça Colombo.

1937: encerrando sua participação no Torneio dos Campeões, o Fluminense perdeu por 4 a 1 para o Atlético Mineiro, campeão de Minas Gerais, no Estádio de Lourdes, em Belo Horizonte, terminando a competição como vice-campeão, com três vitórias e três derrotas. Vicentino marcou o único gol tricolor na partida. O Torneio dos Campeões, um quadrangular com os campeões do Distrito Federal, de São Paulo, de Minas Gerais e do Espírito Santo, foi uma das primeiras tentativas de organização de um campeonato nacional de clubes.

1938: com inspiração no Fluminense, foi fundado o Fluminense Esporte Clube, em Teresina, capital do Piauí. Conhecido como o Tricolor do Piauí, sua maior glória foi a conquista do Campeonato Piauiense da Segunda Divisão, em 1967.

1946: na sequência da viagem pelas regiões Norte e Nordeste, o Fluminense venceu um amistoso com o Sampaio Corrêa por 7 a 1, no Estádio Santa Izabel, em São Luís. Os gols tricolores foram de Nandinho (dois), Orlando Pingo de Ouro (dois), Murilinho e Carango, além de um gol-contra.

1952: em um aguardado amistoso, diante de 50.668 presentes (42.481 pagantes) no Maracanã, o Fluminense perdeu por 3 a 2 para o Racing, então tricampeão argentino. Os dois gols tricolores na partida foram de Orlando Pingo de Ouro (que também teve um gol anulado pela arbitragem). O Racing desafiou a Federação Argentina para vir ao Rio de Janeiro - as federações de Brasil e Argentina estavam rompidas desde 1946, e só se reconciliariam em 1956, numa briga que impedira até a seleção do país vizinho de vir disputar a Copa do Mundo de 1950.

1960: em sua segunda partida no quadrangular final do Campeonato Brasileiro de 1959, a Seleção Carioca venceu a Seleção Mineira por 6 a 0, no Maracanã. Sob o comando técnico do ídolo tricolor Tim, os cariocas atuaram com: Ubirajara [Bangu]; Joel [Bangu], Zózimo [Bangu] e Altair [Fluminense]; Rubens [Bangu] e Russo [Vasco]; Sabará [Vasco], Almir Pernambuquinho [Vasco], Pinga [Vasco] (Décio Esteves [Bangu]), Válter [Bangu] e Babá [Flamengo]. Os gols foram de Pinga e Almir Pernambuquinho no primeiro tempo; e de Djalma (contra), Babá, Almir Pernambuquinho e Décio Esteves na etapa complementar.

1968: em amistoso disputado no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Ceará, com dois gols de Wilton e dois de Samarone.

1976: o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Combinado Pelotas-Farroupilha, no Estádio Boca do Lobo, em Pelotas, graças aos gols de Gil, Luís Alberto e Marco Antônio. A Máquina Tricolor versão '76 começava a engrenar, numa temporada em que conquistaria o Torneio de Viña del Mar, o Torneio de Paris e o bicampeonato Carioca.

1978: em amistoso no Estádio Augusto Bauer, em Brusque, Santa Catarina, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Carlos Renaux, graças aos gols de Zezé (dois), Marinho Chagas e Rivellino (o último tento dele com a camisa tricolor - no mês seguinte, o craque seria negociado para o futebol árabe).

1982: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro (Taça de Ouro), no Batistão, em Aracaju, o Fluminense venceu o Itabaiana por 4 a 0, gols de Aldo, Baiano (dois) e Amauri, todos no segundo tempo da partida.

1988: o Fluminense estreou no Campeonato Carioca com vitória: 1 a 0 sobre o Goytacaz, gol do zagueiro Ricardo Gomes, aos seis minutos do segundo tempo. A partida aconteceu no Estádio Ary de Oliveira e Souza, em Campos.

1990: na segunda rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do América de Três Rios, no Estádio Odair Gama, em Três Rios, graças aos gols de Rangel, Cocada (de pênalti) e Alexandre Torres.

2009: em jogo do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Resende, gols de Luiz Alberto, Maicon e Leandro Bonfim.

2018: em sua estreia na Copa do Brasil, no Estádio Municipal Doutor Ronaldo Junqueira, em Poços de Caldas, o Fluminense derrotou a Caldense por 1 a 0, gol do zagueiro Renato Chaves, classificando-se assim para a segunda fase da competição.

****

Aniversariantes do dia:

Helmar Lima Daltro Santos, o Helmar (1922), centroavante com 2 gols marcados em 8 jogos pelo time principal do Fluminense, entre as temporadas de 1941 e 1942.

Ricardo Luís Alves Lopes, o Ricardo Lopes (1958), goleiro com 42 atuações pelo Fluminense, entre as temporadas de 1983 e 1986. Participou das conquistas do tricampeonato Carioca (1983, 1984 e 1985), do Campeonato Brasileiro de 1984 e do Torneio de Seul de 1984.

João Soares de Almeida Neto, o Joãozinho (1980), atacante com 2 gols marcados em 25 partidas pelo Fluminense, na temporada de 2003.

PCFilho

2 comentários:

  1. Acrescentado o evento de 31 de janeiro de 1960:

    1960: em sua segunda partida no quadrangular final do Campeonato Brasileiro de 1959, a Seleção Carioca venceu a Seleção Mineira por 6 a 0, no Maracanã. Sob o comando técnico do ídolo tricolor Tim, os cariocas atuaram com: Ubirajara [Bangu]; Joel [Bangu], Zózimo [Bangu] e Altair [Fluminense]; Rubens [Bangu] e Russo [Vasco]; Sabará [Vasco], Almir Pernambuquinho [Vasco], Pinga [Vasco] (Décio Esteves [Bangu]), Válter [Bangu] e Babá [Flamengo]. Os gols foram de Pinga e Almir Pernambuquinho no primeiro tempo; e de Djalma (contra), Babá, Almir Pernambuquinho e Décio Esteves na etapa complementar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Timaço carioca. O nível do futebol carioca era espantoso. O Fluminense foi o campeão de 1959... e mesmo com um único tricolor na escalação (Altair), a Seleção Carioca era uma verdadeira locomotiva.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.