domingo, 21 de junho de 2009

Brasil 3, Itália 0

Amigos, foi a mais bela vitória do escrete na Copa das Confederações. Três a zero é um placar que já fala por si só. O fato de o oponente ser a Itália amplifica o efeito da sonora goleada. E o fato de a Itália ser a atual campeã do mundo aumenta ainda mais a dimensão do feito da Seleção.

E nossos "especialistas" ainda criticam Dunga! Parece ser a atividade preferida da crônica esportiva nacional: achincalhar e descompor o técnico do escrete. A Seleção lidera as eliminatórias, atropela todos os adversários, mas nossa imprensa só quer enxergar e maximizar os defeitos de Dunga. Será que continuarão assim até a Copa do Mundo no ano que vem?

Hoje foi um massacre em Pretória, ao som das bizarras cornetas da torcida sul-africana. Kaká jogou muito: suas arrancadas feéricas que cortam o gramado em poucos segundos são impressionantes, diria até surreais. Percebi na imagem da TV um sul-africano encantado com um dos piques do camisa 10. Ele babava, amigos! Pendia de seus lábios a grossa, elástica e bovina baba da admiração. Ao mesmo tempo, seu olhar emitia um brilho ofuscante.

Outro que merece destaque é o zagueiro Lúcio. A segurança de seus desarmes e sua boa colocação em campo já não são novidade para ninguém. O que está me surpreendendo ultimamente é sua categoria, sua habilidade com a bola nos pés. Hoje, ele deu um drible desconcertante em um zagueiro italiano, e chutou na trave. Amigos, o drible foi humilhante, ultrajante, foi pior do que xingar a mãe. Não sei como o ragazzo continuou em campo: achei que seria substituído por lesão na coluna. Por um instante, achei que tinha voltado no tempo, e que era Garrincha que vestia a camisa de Lúcio.

Escrevi sobre Kaká e Lúcio, mas chegou a hora de homenagear o personagem do domingo. Os leitores já sabem, a essa altura, que se trata de Luís Fabiano. O centroavante marcou dois dos três tentos tupiniquins, demonstrando o oportunismo de sempre. Os gols do camisa 9 hão de nos levar ao tricampeonato da Copa das Confederações. E, melhor que isso, hão de nos levar ao hexa na Copa do Mundo do ano que vem.

Nas semifinais, a Espanha encara os Estados Unidos, e o Brasil encara a anfitriã África do Sul, de Joel Santana. O Natalino é uma figura: suas entrevistas em inglês são uma das grandes atrações da Copa das Confederações. É uma pena que a imprensa brasileira prefira fazer chacota do esforço de Joel. Os sul-africanos, com um jornalismo mais maduro que o nosso, elogiam o treinador, que mostra garra na tentativa de aprender o idioma bretão.

Os mesmos que davam os EUA como eliminados me avisam que a final será Brasil x Espanha. Reconheço o favoritismo de ambos, mas prefiro esperar os resultados das semifinais. Alguns dos nossos "especialistas" garantem, babando, que a Fúria vai atropelar o escrete. Argumentam que os espanhóis não perdem um joguinho sequer desde 2006, ou 2007. Só quero saber uma coisa: desde quando triunfos passados asseguram vitórias futuras? Ainda mais quando se vai encarar a poderosa Seleção Brasileira! Nós temos cinco Copas do Mundo: o brasileiro precisa deixar de ser um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Afinal, somos os melhores do mundo, e provaremos isso mais uma vez nessa semana que está começando. Tenho o sentimento do triunfo.

PC

7 comentários:

  1. Faz mto tempo que não ouço a "crítica" esportiva nacional criticar o Dunga...

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, PC. Vale lembrar que na Copde 2006 a Espanha vinha de não sei quantos jogos invicta. Aí encontrou um tal de Zinedine pela frente e... e o final todos sabem qual foi.

    ResponderExcluir
  3. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5349879236050556118

    ResponderExcluir
  4. JOGAÇO. ESSA seleção vai pra frente.

    ResponderExcluir
  5. passou o tempo de criticar o dunga... até a copa ele será o técnico...
    já estou vendo a seleção chegando como favorita na copa do mundo...

    ResponderExcluir
  6. Dia ruim pra Itália esse 21/06...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.