segunda-feira, 15 de junho de 2009

Recordar é viver - O Fla-Flu de 1969

Rio de Janeiro, 15 de junho de 1969.

Há exatos 40 anos, Fluminense e Flamengo fizeram um dos maiores jogos de futebol da história. Era a finalíssima do Campeonato Carioca daquele ano. O "Recordar é viver" de hoje não é apenas uma homenagem ao jogo. É também uma homenagem a Nelson Rodrigues. Em sua coluna n'O Globo sobre a partida, o Profeta Tricolor escreveu aquela que considero sua melhor crônica: "Chega de humildade". É através dela que vocês leitores conhecerão a história deste grande Fla-Flu.

CHEGA DE HUMILDADE
(Nelson Rodrigues, O GLOBO, 16/06/1969)

Amigos, a humildade acaba aqui. Desde ontem o Fluminense é o campeão da cidade. No maior Fla-Flu de todos os tempos, o tricolor conquistou a sua mais bela vitória. E foi também o grande dia do Estádio Mário Filho. A massa “pó-de-arroz” teve o sentimento do triunfo. Aconteceu, então, o seguinte: — vivos e mortos subiram as rampas. Os vivos saíram de suas casas e os mortos de suas tumbas. E, diante da platéia colossal, Fluminense e Flamengo fizeram uma dessas partidas imortais.
Daqui a duzentos anos a cidade dirá, mordida de nostalgia: — “Aquele Fla-Flu!”. Ah, quem não esteve ontem no Estádio Mário Filho não viveu. E o Fluminense fez uma exibição perfeita, irretocável. Lutou com a alma indomável do campeão. Ninguém conquista o título num único dia, numa única tarde. Não. Um título é todo sangue, todo suor e todo lágrimas de um campeonato inteiro.
Acreditem: — o Fluminense começou a ser campeão muito antes. Sim, quando saiu do caos para a liderança. “Do caos para a liderança”, repito, foi a nossa viagem maravilhosa. Lembro-me do primeiro domingo em que ficamos sozinhos na ponta. As esquinas e os botecos faziam a piada cruel: — “Líder por uma semana”. Daí para a frente, o Fluminense era sempre o líder por uma semana.
Olhem para trás. Da rodada inaugural até ontem, não houve time mais regular, mais constante, de uma batida mais harmoniosa. Mas foi engraçado: — por muito tempo, ninguém acreditou no Fluminense, ninguém. Um dia, Flávio veio de São Paulo. Era o ponta-de-lança mais esperado que um Moisés. Queríamos um goleador. E nunca mais se interrompeu a ascensão para o título.
O curioso é que, há muito tempo, aqui mesmo desta coluna, fez-se o vaticínio de que o campeonato teria a sua decisão num Fla-Flu. Foram autores de tal profecia, primeiro, o Celso Bulhões da Fonseca; em seguida, o Carlinhos Niemeyer, um e outro rubro-negros. O que ambos não sabiam é que já estava escrito há 6 mil anos que o campeão seria o Fluminense. E vou citar um outro oráculo: o Haroldo Barbosa. Quando o tricolor parecia uma piada, o bom Haroldo piscou o olho para o Marcello Soares de Moura: — “Este é o ano do Fluminense!”. E do seu olhar vazava luz.
E mais: — na sexta-feira, o presidente do Fluminense, Francisco Lapport, convidou para um almoço, em sua residência, a mim, ao Marcello Soares de Moura e ao Carlinhos Nasser. Ainda na mesa, e antes do cafezinho, baixou-nos o sentimento profético do título. Amigos, o que se viu ontem no Estádio Mário Filho foi espantoso. Primeiro, a tempestade de bandeiras, de pó-de-arroz, os pombos tricolores e rubro-negros.
E que formidável partida! Houve, durante noventa minutos, um suspense mortal. O Fluminense fez o primeiro gol e o Flamengo empatou. O Fluminense fez o segundo e o Flamengo mais uma vez empata. Duzentas mil pessoas atônitas morriam nas arquibancadas, gerais e cadeiras. E foi preciso que Flávio, o goleador do Fluminense, o goleador do campeonato, marcasse aquele que seria o gol da vitória, da doce e santa vitória. E o rubro-negro não empatou mais, nunca mais. Era a vitória, era o título.
Agora a pergunta: — e o personagem da semana? Podia ser Cláudio, que fez uma exibição magistral e, inclusive, um gol. Podia ser Denílson, que volta a ser o “Rei Zulu” e um dos maiores jogadores brasileiros de defesa. Penso também em Galhardo, que, a princípio nervosíssimo, teve intervenções sensacionais. Podia ser também Telê, que, sóbrio, modesto, trouxe a equipe do caos para o título. Mas entendo que desta vez o personagem deve ser o time. Do goleiro ao ponta-esquerda. Todos, todos mostraram uma alma, uma paixão, um ímpeto inexcedíveis.
Pelo amor de Deus, não me venham dizer que, no segundo tempo, o Flamengo jogou com dez. O rubro-negro cresceu com a desvantagem numérica, lançou-se todo para a frente. Eram dez fanáticos dispostos a vencer ou perecer. O Flamengo teve ontem um dos grandes momentos de sua história.
Mas, dizia eu no começo que a nossa humildade pára aqui. Passamos toda a jornada com um passarinho em cada ombro e as duras e feias sandálias nos pés. Mas o Fluminense é o campeão. Erguendo-me das cinzas da humildade, anuncio: — “Vamos tratar do bi”.

(a crônica foi transcrita do excelente livro "À Sombra das Chuteiras Imortais")

--x--

Resumo da crônica, na voz de Paulo César Peréio, com imagens do canal 100:


--x--

Diante de 171.599 pagantes, o Fluminense do técnico Telê Santana entrou em campo no Maracanã com Félix; Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antonio; Denílson e Lulinha; Wilton, Flávio, Cláudio Garcia e Lula. Gilson Nunes e Samarone entraram no decorrer da partida, sendo o último o autor do passe para o tento de Flávio, o gol da vitória e do título.

Fluminense 3, Flamengo 2. Pela décima-nona vez na história, o Pó-de-Arroz comemorou a conquista do Campeonato Carioca. Nelson Rodrigues foi brilhante na descrição da partida: "Chega de Humildade" é a melhor crônica esportiva de todos os tempos.

PC

--x--

Vídeo do Canal 100:


FOTOS (jornal Última Hora de 16/06/1969):

Samarone comemora.
Assis ganha disputa com Fio pelo alto.
Samarone, Flávio, Telê: festa tricolor no gramado do Maracanã.
Festa da torcida tricolor nas arquibancadas.

10 comentários:

  1. Essa crônica é incrível mesmo.
    Você começa a ler e se imerge completamente no texto.
    O Mestre tinha o talento de descrever tão perfeitamente o cenário, que quando leio seus textos me vejo assistindo o jogo na arquibancada.

    ResponderExcluir
  2. Você começa a ler e se imerge completamente no texto. [2]

    PC tem muito talento pra essas coisas!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional !!!!!! MUITO bom !!![2]

    ResponderExcluir
  4. Esse post foi citado em homenagem a Wilton no blog da Flusócio.

    (Wilton foi o autor do primeiro gol deste jogo histórico)

    ResponderExcluir
  5. foi o primeiro fal X flu que me lembro foi um joção pena que armando marques validando um gol do flu em impedimento e expulsando o goleiro do fla praticamente o decidiu
    apesar do heroismo do dos jogadores do flamengo não dava para vencer um time como o do flu e mais o arbitro

    ResponderExcluir
  6. Tudo que Nelson Rodrigues escreveu foi brilhante.

    Mas este texto é mais que brilhante. É extraordinário. Ele estava possuído nesse dia, não é possível. rsrs.

    ResponderExcluir
  7. 2018 13:17
    eu estava lá, tinha 11 anos e vi o "assalto" no 2o gol totalmente impedido e que culminou com a expulsão do nosso goleiro, o paraguaio Dominguez; 2T todo no 11 (12?) contra 10.

    ResponderExcluir
  8. Um dos maiores FlaxFlu da história.
    Tive o privilégio de estar presente é ver o meu Flu campeão. Muita emoção.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.