sábado, 20 de junho de 2009

Derrota em Floripa

Amigos, não se joga futebol para empatar. Em um campeonato por pontos corridos, o objetivo deve ser, sempre, a vitória. A vitória vale três pontos, e o empate apenas um. O empate é a semi-derrota dos dois clubes. Ambos ficam estacionados na tabela de classificação, enquanto os vencedores disparam na frente.

E o que fez o Fluminense hoje em Florianópolis, após os 40 minutos do segundo tempo, quando o jogo estava 2 a 2? Jogou para segurar o empate! Há quem argumente: "estávamos jogando fora de casa". Ao que eu respondo: o campeão será quem somar mais pontos. Não importa se a pontuação foi feita no Maracanã ou fora de casa. Há que se ganhar a maior quantidade possível de pontos, seja onde for.

Eu sei que, para tentar vencer, é necessário ousar, abrir espaços, e com isso eventualmente perde-se a partida. Mas acompanhem o meu raciocínio, que já explicitei aqui outra vez. Imaginemos que 9 dos 38 jogos cheguem empatados aos 30 do segundo tempo. Se a postura tricolor for a de segurar o empate, na melhor das hipóteses conseguiremos 9 empates e portanto 9 pontos. Se a postura for a que eu defendo - tentar a vitória a qualquer custo - certamente perderemos alguns jogos, para vencer outros. Se ganharmos 3 - só 3 - das 9 partidas, e perdermos as outras 6, ganharemos os mesmos 9 pontos. Porém, teremos 3 vitórias a mais - e o número de triunfos é o primeiro critério de desempate.

É por isso que eu repito: abomino o empate! Há ainda algo pior na tática de segurar o resultado igual: corre-se o risco de sofrer um gol e perder. Foi exatamente isso que aconteceu hoje. Não tentamos ganhar, e por isso perdemos. Recuamos, e sofremos um gol aos 48 minutos do segundo tempo. Quem recua chama o adversário para perto de sua própria meta. Convida-o a entrar, a penetrar a área, a chutar a gol. Só falta estender pateticamente um tapete vermelho de boas vindas.

De se exaltar na partida do Fluminense, o oportunismo de Fred, a raça de Conca, e só. Merece muitas críticas a desatenção da defesa, que sofreu dois gols em dois minutos no primeiro tempo, dificultando enormemente a partida.

Antes que eu me esqueça, o meu personagem do sábado é o volante Léo Gago, do Avaí. O seu gol me fez agonizar como um césar apunhalado. Mas foi uma pintura, um autêntico quadro de Goya. E, por isso, o seu autor merece ser elevado à ilustre condição de personagem da partida.

PC

7 comentários:

  1. O time do Flu simplesmente não se acerta...é impressionante, lá se vai metade do ano, e NADA!!!
    A essas alturas um mínimo entrosamento já é obrigação!!!

    Acho que o Parreira tem que mudar rápido...formação, metodologia...qualquer coisa!

    Brigar por empate em campeonato de pontos corridos é ridículo, é coisa de time pequeno.

    ResponderExcluir
  2. Com um técnico que acha o gol apenas um detalhe,o Flu tem pouco a esperar de bom.

    ResponderExcluir
  3. pra variar,zaga + wellington monteiro completamente bizonhos,e thiago neves perdendo gols ridiculos

    haaajaaa coração

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu só vi até os 43 do 2ºT, daí saí pra uma festa, amarradão, cheguei lá, encontrei um amigo tricolor: "pooo, q mole deu o Fluzão, cara! Aos 48!!!"

    Fui embora da festa na hora

    ResponderExcluir
  6. Com a "volta" do Fábio Santos e, se Deus quiser, a chegada de dois laterais, nosso time pode até dar certo!!! Eu acredito que conseguiremos ir para a libertadores, pelo menos!

    ResponderExcluir
  7. to desanimada.

    e muito. e o sábado foi meu estopim...

    que azar, pqp. ¬¬

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.