sexta-feira, 12 de junho de 2009

Recordar é viver - Grêmio 4, Fluminense 4

Domingo tem Fluminense x Grêmio no Maracanã, em mais um jogo da caminhada tricolor rumo ao sonhado tricampeonato brasileiro. Por causa disso, o "Recordar é viver" dessa semana será um confronto entre o quadro de Álvaro Chaves e o time do Rio Grande do Sul. O jogo escolhido aconteceu no turno do Campeonato Brasileiro de 2006, no Estádio Olímpico de Porto Alegre.

16 de julho de 2006: um domingo frio e chuvoso na capital gaúcha. Mesmo com o tempo ruim, mais de 20.000 gremistas compareceram ao Monumental para apoiar a sua equipe. E eles não se arrependeram, pois presenciaram um dos mais espetaculares jogos da história do futebol brasileiro. Ninguém poderia esperar tantas emoções, tantas reviravoltas, em apenas noventa minutos.

A primeira etapa só teve um momento relevante, quando o cronômetro marcava 26 minutos. Rafinha cruzou e Ramon marcou o primeiro do Grêmio, de cabeça. Assim, o intervalo chegou com o placar de 1 a 0 para os anfitriões. Aos 22 do segundo tempo, o meia sérvio Petkovic (do Fluminense) passou errado, o meia Tcheco lançou e o atacante Rômulo ampliou para 2 a 0. Os mais apressados poderiam dizer que a partida acabara ali, naquele segundo tento gremista. Talvez alguns tenham cometido a estupidez de ir embora para casa.

Porém, lembremo-nos do ditado: "futebol só acaba quando termina". Sábias palavras, sábias palavras. Petkovic resolveu correr em dobro, para corrigir sua falha no segundo tento gremista. Vejam só a sucessão de fatos: após bate-rebate na área, o atacante Evando (do Fluminense) descontou aos 26. Seis minutos depois, Petkovic empatou a partida, com um gol olímpico (direto de escanteio, sem trocadilho com o nome do estádio!). Passaram-se mais dois minutinhos, e o lateral-esquerdo Marcelo virou para 3 a 2, de peixinho. Quando a bola arrombou a meta gremista, um silêncio épico tomou conta do Olímpico. Um silêncio tão colossal quanto o do Maracanazo de 1950 (por coincidência, também ocorrido num 16 de julho). Os gremistas costumam chamar seu clube de imortal, e por isso mesmo não conseguiam acreditar naquela derrota tão patética e, ao mesmo tempo, tão surpreendente. Aos 42, Petkovic ainda ampliou para o Fluminense, com outro golaço: 4 a 2.

A essa altura, todos já imaginavam a partida sendo exibida na galeria de grandes triunfos do Fluminense. Afinal, não é todo dia que se consegue uma virada tão espetacular, na casa do adversário, e sendo o Grêmio esse adversário! Aquele jogo era, de fato, um dos grandes momentos da história pó-de-arroz.

Mas o Grêmio é imortal, o Grêmio não desiste nunca, o Grêmio luta com garra inexcedível até o apito final. Não seria diferente naquela tarde chuvosa. Herrera desconta aos 47: 4 a 3. E, aos 49, acontece o milagre: Rômulo empata com um golaço! Grêmio 4, Fluminense 4!

Antes do jogo, se perguntassem a um tricolor o que ele acharia de um empate no Olímpico, ele responderia, com um sorriso no rosto: "está de ótimo tamanho". Se questionassem um gremista, ele diria que não seria um bom resultado. No entanto, o 4 x 4 imortal fez tricolores chorarem, e gremistas sorrirem. Paradoxo esplêndido!

Com o resultado, o Fluminense foi a 23 pontos, seguindo na zona de classificação à Taça Libertadores da América. O Grêmio chegou a 16, permanecendo em posição intermediária na tabela. 2 a 0 Grêmio, 4 a 2 Fluminense, e depois 4 a 4: Grêmio 4, Fluminense 4. Um jogo para sempre.

PC

--x--

Vídeo dos gols:

--x--

Ficha técnica:
Estádio Olímpico, Porto Alegre-RS.
Data: 16/07/2006. 16:00.
GRÊMIO: Galatto; Patrício, Maidana, William e Escalona; Sandro Goiano (Jeovânio), Lucas, Tcheco, Rafinha e Ramon (Herrera); Rômulo. Técnico: Mano Menezes.
FLUMINENSE: Fernando Henrique; Rogério, Thiago Silva, Gabriel Santos e Marcelo; Marcão, Arouca (Beto), Juliano (Jean) e Petkovic; Cláudio Pitbull e Tuta (Evando). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
ÁRBITRO: Cléver Assunção Gonçalves (MG), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Alexandre Santos Conceição (MG).

7 comentários:

  1. Tenho lembranças bem esparsas desse jogo. O gol olímpico do Pet e a virada momentânea do Fluminense. Belo jogo.

    ResponderExcluir
  2. Lembro muito bem deste jogo!!! Que segundo tempo!!! Bom demais!

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro desse jogo. Bizarríssimo!

    ResponderExcluir
  4. JP,

    Eu li que foi 16 anos Gremio nao ganhar Flu em Maraca? isso e verdade?

    Eric Q

    ResponderExcluir
  5. Eric, vc está certo. A última derrota do Fluminense para o Grêmio no Maracanã foi no Campeonato Brasileiro de 1993 (dia 10/10).

    ResponderExcluir
  6. Esse jogo me levou à uma proximidade extrema dos limites de felicidade e revolta...

    O time do Fluminense tradicionalmente não sabe fazer cera...só quando é treinado pelo Renato Ídolo Eterno Gaúcho!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu lembro deste jogo, estava voltando de viagem. Não acreditem em nenhum momento no que acontecia =\

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.