quarta-feira, 17 de junho de 2009

Copa das Confederações - Primeira Rodada

Por: Marcos Chaves.

A Copa das Confederações já se encaminha para as semi-finais, mas para os leitores que não puderam acompanhar o desenrolar da competição, aqui vai um breve resumo de como foram as partidas da 1ª rodada:

ÁFRICA DO SUL 0 x 0 IRAQUE
A seleção anfitriã da Copa mostrou bastante garra, em um jogo de baixíssimo nível técnico, mas decepcionou seus torcedores, devido ao fato de não ter conseguido concretizar um mísero tento contra a fraquíssima seleção iraquiana. A seleção sul-africana, comandada pelo brasileiro Joel Santana, contribuiu efetivamente para um jogo de inúmeros passes errados, erros de posicionamento, um futebol sem essência, "jogado por jogar". A próxima partida da seleção de Joel será contra a Nova Zelândia, enquanto o Iraque enfrenta a Espanha.

BRASIL 4 x 3 EGITO
Parecia fácil, principalmente quando Kaká abriu o placar logo aos 5 minutos de jogo, em belíssima jogada. Mas essa sensação passou rápido. Para ser mais preciso, dois minutos depois, quando Mohamed Zidan empatou o jogo para os egípcios. E a sensação de facilidade voltou logo, 4 minutos depois, com gol de Luís Fabiano. Agitado, não? Provavelmente os torcedores se sentiram satisfeitos quando Juan fez de cabeça, aos 37 do primeiro tempo. Eu mesmo me senti. Mas o que se sucedeu, ninguém poderia prever, nem mesmo o mais otimista dos egípcios, junto ao mais pessimista dos brasileiros, unido ao mais otimista dos argentinos.

A seleção voltou para o 2º tempo com, digamos, um sentimento diferente em relação ao jogo, um sentimento talvez mais relaxado, enquanto os egípcios vieram com um sentimento de "vamos ganhar da seleção que mais tem Copas do Mundo!". E, em dois minutos, os egípcios fizeram dois gols. Mohamed Shawky, aos 9, e Zidan, novamente, aos 10, empataram a partida para a seleção africana, tornando o jogo um tanto quanto dramático.

Quem, amigos, quem poderia imaginar o Brasil tomando uma pressão do Egito? Enquanto isso, o jogo se encaminhava para um fatídico 3x3, quando, aos 44 minutos de jogo, Daniel Alves fez boa jogada pela ponta-direita e sofreu falta no bico da grande área. A cobrança voou de encontro ao pé direito do de Luís Fabiano, que desferiu um belíssimo chute, chute este que encontrou o braço de Al Muhamad. O juiz protagonizou um momento no minímo curioso. Ele assinalou o escanteio, enquanto os jogadores brasileiros o cercavam, protestando veemente contra sua marcação. Então, em um ato estranho, ele voltou atrás e marcou penalty (o que, mais tarde, viria a gerar protestos da parte dos jogadores e da comissão técnica egípcia). Kaká assumiu a pelota e, com a tranquilidade que o camisa 10 de uma seleção como a brasileira precisa, empurrou para o fundo das redes. 4x3 Brasil, numa vitória de gosto amargo.

A próxima partida do Brasil será contra os EUA.

ITÁLIA 3 x 1 EUA
Esperava-se mais da atual campeã mundial. A opinião geral era de que a Itália não teria dificuldades para bater os EUA, oriundos de um país em que o futebol não é valorizado. Apesar de a Itália ter conseguido pressionar a retrancada equipe norte-americana no 1º tempo, não conseguiram marcar, mesmo após a expulsão do volante Clark, aos 33 minutos do primeiro tempo, após falta dura em Gattuso - muito pelo contrário. Aos 40 minutos, após rápido contra-ataque norte-americano, Altidore invadiu a área e depois de dar um belo drible em Chiellini, sofreu pênalti. Donovan, a estrela do time norte-americano, cobrou com tranquilidade, inaugurando o placar. 1x0 EUA.

A Itália voltou para o 2º tempo com muita vontade de atacar, e os EUA com muita vontade de defender. O técnico italiano Marcelo Lippi realizou duas ofensivas substituições: Rossi e Montolivo entraram no lugar de Gattuso e Camoranesi. Jogada de ouro do treinador. Logo em seu primeiro lance na partida, Rossi roubou bola no meio-campo, avançou até a intermediária e soltou um potente chute da intermediária, sem muitas chances para o goleiro Tim Howard.

A virada da Azurra veio aos 27, após chute de De Rossi. O italiano chutou de muito longe, mas a visão do goleiro norte-americano foi encoberta pelo zagueiro Onyewu, e a bola entrou caprichosamente no canto esquerdo do gol norte-americano. A partir daí, os italianos apenas administraram o resultado. Já nos acréscimos, aos 48 do 2º tempo, Pirlo (um dos destaques da partida) fez boa jogada pela esquerda e cruzou para a área. Rossi apareceu e marcou seu segundo gol na partida, um gol carregado de ironia, já que o jogador nasceu nos Estados Unidos. A próxima partida dos italianos é contra o Egito, enquanto os EUA enfrentam o Brasil.

ESPANHA 5 x 0 NOVA ZELÂNDIA
A Espanha entrou como favorita nessa Copa das Confederações e, logo na sua primeira partida, deu a entender que aceita de bom grado essa idéia, e deixou bem claros os motivos de ser a primeira colocada no ranking da FIFA e atual campeã da Eurocopa. A Fúria goleou a Nova Zelândia por 5x0, em exibição de gala de Fernando Torres, autor de 3 gols.

Os espanhóis já goleavam aos 18 minutos do primeiro tempo, com três gols de Torres. O primeiro aos 6 minutos, em belíssimo chute da entrada da área, sem chances para o goleiro Moss. Com a vantagem no placar tão cedo, os espanhóis tomaram gosto pelo jogo. Aos 14 minutos, Riera fez belo lance individual pelo lado esquerdo e tocou para David Villa que, demonstrando grande entrosamento com Torres, apenas rolou para trás. Torres só teve o trabalho de deslocar a bola. Três minutos depois, em nova jogada pela esquerda, Capdevilla cruzou com precisão para Torres, que testou firme: 3x0. E foi de Capdevilla a assistência para o quarto gol espanhol. O lateral do Villarreal tocou para Fábregas empurrar para o fundo das redes.

Esmagada em seu campo de defesa, a primeira finalização da Nova Zelândia ocorreu apenas aos 37 minutos, quando Killen cabeceou sem força para defesa de Casillas. Ainda assim, antes do término da 1ª etapa, Mulligan obrigou o goleiro do Real Madrid a fazer uma boa defesa, mas em cobrança de falta. Foi um dos raros momentos na partida em que a Nova Zelândia ofereceu algum perigo ao espanhol.

O segundo tempo chegou e logo aos três minutos de jogo, Torres atacou de ponta, fez excelente jogada, driblando dois marcadores e cruzou para a área. A bola parecia inofensiva, fácil de ser dominada por qualquer zagueiro: menos para Boyens. A bola bateu em suas duas pernas, passou por baixo das mesmas e foi parar na frente de David Villa que, sem marcação, finalizou forte: 5x0 Espanha, que enfrenta o Iraque na próxima partida, enquanto a Nova Zelândia encara a África do Sul.

4 comentários:

  1. Meus comentários:

    - a torcida sul-africana comemora todos os gols, dos dois times.

    - o zumbido das cornetas, o jogo todinho, irrita qualquer um.

    - palpites pras semifinais: Brasil x África do Sul e Espanha x Itália.

    ResponderExcluir
  2. "Provavelmente os torcedores se sentiram satisfeitos quando Juan fez de cabeça, aos 37 do primeiro tempo. Eu mesmo me senti. Mas o que se sucedeu, ninguém poderia prever, nem mesmo o mais otimista dos egípcios, junto ao mais pessimista dos brasileiros, unido ao mais otimista dos argentinos."
    Foda!

    A Itália se complicou agora que perdeu pro Egito, e se vê quase obrigada a vencer o Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Esses sul-africanos são legítimos CORNETEIROS... rsrs Assisti aos dois jogos durante a aula (benditos sejam os celulares com televisão, e benditos sejam os meus amigos que os tem), sem poder ouvir a narração, já que os professores poderiam nos pegar xD

    Sobre as semis, não creio que a Itália passará do Brasil, e o Egito será a grande zebra. Com um empate ou uma derrota, os africanos entram nas semis, e duvido mt que percam para os norte-americanos.

    ResponderExcluir
  4. "benditos sejam os celulares com televisão, e benditos sejam os meus amigos que os tem"
    hahahahahahahahhaaha

    Podes crer!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.