terça-feira, 23 de junho de 2009

Recordar é viver - A batalha de La Plata


La Plata, 8 de julho de 1983.

Amigos, eis o cenário daquela noite de inverno: o Grêmio de Porto Alegre e o Estudiantes de La Plata brigariam por uma vaga na final da Taça Libertadores da América. Os argentinos jogavam em casa, e o empate lhes era favorável (bastaria vencer o eliminado América de Cáli na última rodada*). Ao clube gaúcho, a vitória era suficiente para a classificação, o empate o deixaria na dependência do outro jogo, e a derrota seria a eliminação.

Existe um ditado futebolístico que percorre a América do Sul desde sempre: "Libertadores é guerra". Nunca essa afirmação foi tão verdadeira quanto naquele dia 8 de julho. Circulara a notícia de que o Brasil estaria ajudando a Inglaterra na Guerra das Malvinas, contra a Argentina. Os relatos eram de que o Brasil havia permitido o pouso de aviões ingleses na base de Canoas. Esse simples boato transformou os gremistas em inimigos de guerra, literalmente, para os jogadores do Estudiantes.

O Estádio Jorge Luis Hirschi estava lotado: 30.000 fanáticos argentinos estavam dispostos a vencer ou morrer. Quando a delegação gremista chegou ao acanhado campo, seu ônibus foi alvo de vários paus e pedras. Renato, Tita, De León e companhia entraram, sem querer, na Guerra das Malvinas. A atmosfera em La Plata era verdadeiramente assustadora.

Em campo, não foi diferente. O gramado daquele estádio testemunhava cusparadas e ameaças antes mesmo de a bola rolar. Havia tanta confusão que o juiz uruguaio Luis de La Rosa deu um cartão amarelo para o argentino Trobbiani, antes ainda de o jogo começar! O clima de guerra era tão assustador que o árbitro originalmente designado, Martinez Basan, desistiu de apitar a partida, sendo substituído às pressas por La Rosa.

O primeiro tempo transcorreu bem até os 33 minutos. Então, ocorreu a primeira confusão. O gremista China cometeu falta em Trobbiani que, irritadíssimo, revidou com um chute. O hermano já tinha cartão amarelo (pré-jogo), e foi assim expulso por La Rosa. Após cinco minutos de tumulto e empurra-empurra, o árbitro mostrou mais um cartão vermelho: para Ponce, também do Estudiantes. Os argentinos teriam que jogar com dois a menos. Porém, a desvantagem foi amenizada na cobrança da falta: Sabella alçou na área, e Gurrieri aproveitou a sobra e fuzilou de canhota, sem chances para Mazarópi. Estudiantes 1 a 0!

Ainda no primeiro tempo, aos 44 minutos, o Grêmio se aproveitou do fato de ter dois jogadores a mais, e empatou com Osvaldo, em chute cruzado da esquerda. Não houve tempo para comemorar: no túnel até o vestiário, o atacante Caio fraturou a tíbia após uma agressão covarde.
Com César no lugar de Caio, o Grêmio voltou do intervalo disposto a decidir o jogo, se aproveitando da vantagem numérica. Aos oito minutos, Renato cruzou da direita e o próprio César marcou: Grêmio 2 a 1. Aos 18, Renato fez grande jogada pela direita, deixou três adversários no chão, e marcou o terceiro gol gremista: 3 a 1.

Se o jogo já estava fácil para o Grêmio, ficou ainda mais depois da terceira expulsão do Estudiantes: Camino levou o cartão vermelho após confusão aos 24 minutos. Dessa vez, o tumulto se iniciara devido a uma pedra que a torcida acertou na cabeça do bandeirinha.

Com três homens a mais, os gaúchos tocavam a bola inteligentemente, com lançamentos longos, fazendo os argentinos correrem em dobro. Aos 30, Tevez não resistiu ao olé e entrou forte em Renato: quarta expulsão do Estudiantes! Agora, seriam onze gremistas contra sete jogadores do Estudiantes.

Porém, dois minutinhos depois, a defesa gremista cochilou, e Gurrieri marcou seu segundo gol, após muita insistência, exibindo uma raça inexcedível. Grêmio 3, Estudiantes 2. Ainda assim, a vantagem gremista era colossal: afinal, eram onze contra sete!

Porém, aos 41, Gurrieri fez grande jogada na esquerda e chutou. A zaga rebateu, e Russo chutou forte: gol! Era o fantástico e surreal tento de empate do Estudiantes! 3 a 3!

A proeza do clube argentino, de conseguir o resultado com sete homens em campo, permaneceria inigualada por mais de duas décadas. Até que, no dia 26 de novembro de 2005, o próprio Grêmio enfrentaria um outro time alvirrubro...

PC

Vídeo:


Escalações:

Estudiantes: Bertero; Camino, Gette (Tevez), Aguero e Gugnali; Ponce, Russo e Sabella; Trama, Trobbiani e Gurrieri. Técnico: Hugo Manera.
Grêmio: Mazarópi; Paulo Roberto, Leandro, De León e Casemiro; China, Osvaldo e Tita; Renato, Caio (César) e Tarciso (Tonho). Técnico: Valdir Espinosa.

* A Libertadores daquela época tinha seis times na fase semifinal, divididos em dois triangulares.
** O Estudiantes acabou apenas empatando com o América de Cáli, em 0 a 0. Com isso, o Grêmio foi à final, em que acabaria se sagrando campeão.

4 comentários:

  1. Esse Grêmio... huaiauihauihauihuiahuiah

    ResponderExcluir
  2. Esse time do Estudiantes devia ser muito sinistro...se tivesse um pouquinho mais de cabeça, botava o Grêmio no bolso.

    ResponderExcluir
  3. URL curta para esse post:
    http://bit.ly/12IMyL

    ResponderExcluir
  4. Análise tática desse jogo por Eduardo Cecconi: http://wp.clicrbs.com.br/prelecao/2010/02/14/a-batalha-de-la-plata-analise-tatica-do-estudiantes/?topo=77,1,1

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.