segunda-feira, 29 de junho de 2009

Tricampeões da Copa das Confederações

Amigos, era exatamente disso que o escrete estava precisando: uma vitória suada, um triunfo épico, uma virada dramática.

Houve, durante os noventa minutos, um suspense mortal. Os Estados Unidos fizeram 1 a 0, e depois fizeram 2 a 0. Eu assisti ao jogo em um boteco, rodeado por anônimos como eu. Ainda bem que eu não estava ao lado dos cronistas esportivos da nossa imprensa. Tenho certeza que, quando saiu o segundo gol americano, eles começaram a babar bovinamente. Já estavam espumando para ter a chance de voltar a esculhambar Dunga e a Seleção.

Mas veio o segundo tempo e trouxe com ele a virada, a doce e santa virada. Luís Fabiano, de novo ele, foi o grande nome. Seu primeiro gol foi uma obra de arte. Se fosse um filme, ganharia o Oscar. Se fosse um quadro, estaria exposto no Museu do Louvre. O chutaço de canhota é futebol, e por isso está eternamente gravado nas nossas retinas. O segundo gol não foi apenas a cabeçada do Luís Fabiano. Fomos 180 milhões a cabecear aquela bola junto com ele. Convenhamos que, contra toda a multidão tupiniquim, o goleiro Howard nada pôde fazer.

O terceiro e decisivo gol foi, e só poderia ter sido, do capitão Lúcio. O zagueiro subiu na área e desferiu a cabeçada fatal: outro golaço autêntico. Brasil 3 a 2. Conforme escrevi aqui outro dia, Lúcio está conseguindo aliar sua tradicional garra a uma surpreendente técnica. Outro dia, ele deu uma de ponta-esquerda, e saiu driblando joões, feito Garrincha. É por isso que eu digo: o Lúcio mereceu, mais do que todos, marcar o tento do título.

Ainda tivemos que jogar contra o juiz, amigos. O larápio nos garfou o gol de Kaká como bandido rouba doce de criancinha. Mas isso não importa mais, afinal somos os tricampeões da Copa das Confederações. Os leitores mais antigos são testemunhas de que sempre apoiei o trabalho de Dunga. E o tricampeonato mostra que a Seleção está mesmo no caminho certo.

Daqui a um ano, voltaremos à África do Sul. E então 180 milhões de corações brasileiros empurrarão o escrete para a glória do hexacampeonato mundial.

PC

4 comentários:

  1. Igo:

    Excelente post PC.
    Acompanhei alguns e sei que vc defendia a seleção...

    ah, prepare o coração, ano que vem vamos comemorar dois MUNDIAIS... Estou confiante, é só o Flu carimbar o passaporte pra Libertadores agora.

    ResponderExcluir
  2. O primeiro tempo dos Estados Unidos foi irretocável, achei que não ia dar pra virar...
    A seleção buscou o resultado com muito empenho e conseguiu, mas fica o alerta. O Brasil precisa se proteger mais qndo tem escanteio a seu favor, foram vários contra-ataques mano a mano que poderiam definir o jogo no primeiro tempo. O Dunga precisa abrir o olho, se tomar 2 da Espanha na Copa não vai virar...

    ResponderExcluir
  3. Espetacular! Deu orgulho ver essa seleção jogar.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com sua primeira fase. A seleção precisava de uma vitória sofrida... se fosse fácil, corria o risco de ano que vem repetirmos 2006. Mas acredito que tanto a derrota da Espanha quanto essa vitória sofrida tenham dado uma acordada na galera...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.