domingo, 21 de junho de 2009

Recordar é viver - Brasil 4, Itália 1

Da esquerda para a direita: Pelé, Albertosi, Facchetti, Jairzinho e Tostão.

Cidade do México, 21 de junho de 1970.

Amigos, eis o cenário: Estádio Azteca lotado, com 108.000 pessoas. De um lado, a Seleção Brasileira, bicampeã mundial (1958 e 1962). Do outro, a Itália, também bicampeã mundial (1934 e 1938). Em jogo, a Taça Jules Rimet. De acordo com as regras da FIFA, a taça seria de posse transitória, até que uma equipe a conquistasse três vezes, quando teria sua posse definitiva. Era, pois, chegado o grande momento. Ou a taça viria para o Brasil, ou a taça iria para a Itália. Para sempre.

O escrete inesquecível entrou em campo assim escalado por Zagallo: Félix; Carlos Alberto, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo e Gérson; Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivellino. A Azurra de Ferruccio Valcareggi começou assim: Albertosi; Burgnich, Cera, Rosato e Facchetti; De Sisti, Bertini e Mazzola; Domenghini, Boninsegna e Riva. O escrete havia batido o Uruguai na semifinal (3 x 1), ao passo que os italianos haviam derrotado os alemães por 4 x 3, numa fantástica e exaustiva partida.

Aos 18 minutos, Rivellino cruzou da esquerda, e Pelé abriu o placar desferindo uma cabeçada mortal. A cabeçada de Pelé foi algo de inconcebível, amigos. Ele subiu, leve, quase alado, e enfiou no canto: Brasil 1 a 0.

Roberto Boninsegna empatou para a Itália, aos 37 minutos. Escrevi que foi um italiano que marcou o gol da Azurra, mas errei e já me corrijo. Quem fez o gol da Itália, o franciscano gol da Itália, não foram os italianos. Foi uma brincadeira de Clodoaldo. Esse notabilíssimo craque, sergipano quatrocentão, resolveu dar uma bola de calcanhar. O inimigo recebeu de presente, recebeu de graça, o passe e o gol. 1 a 1, e assim fomos para o intervalo.

No segundo tempo, o escrete entrou decidido a vencer ou perecer. Amigos, finalíssimas são duras. A Inglaterra precisou até de prorrogação para vencer os alemães em 1966. O Brasil não queria nenhum minuto a mais que os noventa.

Quando o cronômetro atingiu 20 minutos, Gérson driblou para a esquerda e desferiu um forte chute de canhota, da entrada da área, pondo o Brasil novamente à frente: 2 a 1. Uma preciosidade, uma obra de arte irretocável e eterna! A Taça Jules Rimet, então, começou a sorrir. Nas minhas crônicas, os troféus sorriem quando percebem que estarão em boas mãos.

Cinco minutos depois, o mesmo Gérson lançou magistralmente Pelé, este cabeceou para o meio, e Jairzinho fez o terceiro gol do escrete. Outra preciosidade, outra obra de arte irretocável e eterna! E a Taça Jules Rimet continuou a sorrir, mais alegremente do que nunca.

Agora, vamos à descrição do mais perfeito lance da história do futebol. Ocorreu aos 41 minutos do segundo tempo. Tostão recupera a posse de bola na esquerda, ainda no campo defensivo. Ele a passa para Piazza, que aciona Clodoaldo. Este deixa com Pelé, que passa a Gérson, que devolve a Clodoaldo. Este agora dribla quatro jogadores italianos, e passa a Rivellino. Este lança Jairzinho, que toca para Pelé, na entrada da área, em posição centralizada. Pelé domina, percebe que Carlos Alberto está chegando pelo lado direito, espera, e dá o passe mais milimetricamente preciso de todos os tempos. Carlos Alberto fuzila para o gol, e o Brasil começa a celebrar o tri.

Amigos, foi a mais bela vitória do futebol mundial em todos os tempos. Desta vez, não há desculpa, não há dúvida, não há sofisma. Desde o Paraíso, jamais houve um futebol como o nosso. A Seleção Brasileira é a melhor e mais vitoriosa equipe da história do futebol. Salve o escrete tupiniquim, tricampeão mundial!

PC

Vídeo:

Alguns trechos da crônica foram inspirados, como sempre, em Nelson Rodrigues ("Dragões de espora e penacho", O Globo, 22/06/1970).

2 comentários:

  1. Um jogaço, inesquecível! Todos os documentários sobre a Copa do Mundo reservam uma parcela especial para essa partida!

    ResponderExcluir
  2. Acho que essa foi a partida mais significante da história do futebol.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.