quarta-feira, 17 de junho de 2009

Recordar é viver - Brasil 3, Tcheco-Eslováquia 1


Santiago do Chile, 17 de junho de 1962.

68.679 pessoas enchiam as arquibancadas do Estádio Nacional de Chile. Havia dois tipos de ingressos: o do setor Andes Sur custava 5 dólares, e o do setor Maipu custava 2,20 dólares. Fato curioso e peculiar: a Copa do Mundo no Chile, e os preços dos ingressos na moeda norte-americana!

A Seleção Brasileira estava a um jogo do sonhado bicampeonato mundial. O último obstáculo no caminho do escrete verde-amarelo era a forte equipe da Tcheco-Eslováquia, liderada por Novak e Masopust.

O árbitro era o soviético Nikolai Latichev. Eis a linha brasileira escalada por Aymoré Moreira: Gilmar; Djalma Santos, Mauro Ramos, Zózimo e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Amarildo e Zagallo. Já a Tcheco-Eslováquia entrou com: Schroiff; Tichy, Pluskal, Polpluhar e Novak; Masopust e Scherer; Pospichal, Kadraba, Kvasnak e Jelinek. O técnico era Rudolf Vytlacil.

É importante ressaltar: o juiz-ladrão da semifinal expulsara o Mané Garrincha injustamente. Como poderia o melhor jogador de Copa ficar de fora da finalíssima? A resposta: não poderia. Como que iluminados pelos deuses da bola, os homens do conselho de arbitragem resolveram absolver o anjo das pernas tortas. Porém, um novo golpe sobrenatural tentaria abater o craque botafoguense: 39 graus de febre no dia do jogo. Febre, que febre? Apenas mais um joão driblado por Garrincha, o cidadão de maior saúde física e mental na face da Terra. Para o bem do futebol, amém!

(dizem as más línguas que um membro do conselho de arbitragem foi visto, na véspera da final, saindo de uma famosa boite no Rio de Janeiro.)

Aos 15 minutos de jogo, um golpe na nação tupiniquim: Masopust recebeu passe em profundidade e fuzilou na saída de Gilmar: 1 a 0 para a Tcheco-Eslováquia. Mas, quatro anos antes, a mesmíssima fatalidade acontecera, e fora apenas combustível para os jogadores brasileiros. Hoje, não seria diferente.

Digo isso pois, logo aos 17, Amarildo, o Possesso, penetrou pela esquerda, foi à linha de fundo e, quando todos esperavam um cruzamento, chutou para o gol, vencendo o arqueiro Schroiff: 1 a 1! É sempre bom relembrar a frase do técnico espanhol Helenio Herrera: "Sem Pelé, o Brasil fica muito fraco. Quem é Amarildo?". Amarildo é o Possesso, Amarildo é o Pelé moreno! Vejam só que sorte nós brasileiros temos: lesiona-se um Pelé, e logo surge outro Pelé para substituí-lo!

(cabe relembrar que o Brasil venceu a Espanha de Helenio Herrera por 2 a 1 na primeira fase da Copa. Com dois gols de Amarildo.)

Aos 24 do segundo tempo, Amarildo rabiscou pela esquerda e efetuou o cruzamento perfeito. Zito cabeceou direto para o gol! Era a emocionante virada brasileira! Brasil 2 a 1! Colocávamos as mãos na taça!

Aos 33 da segunda etapa, o goleiro Schroiff não conseguiu segurar a bola lançada por Djalma Santos, e Vavá estava lá, oportunista, para marcar o terceiro gol da final. Era o gol da vitória, e a consumação do bicampeonato!

Amigos, não se levanta uma taça em uma única tarde. Não. Um título é todo sangue, todo suor e todo lágrimas de um campeonato inteiro. Examinemos a campanha do escrete: em Viña del Mar, 2 a 0 no México, 0 a 0 com a Tcheco-Eslováquia, 2 a 1 na Espanha, e 3 a 1 na Inglaterra. Já em Santiago, o 4 a 2 sobre os anfitriões chilenos. Não fosse o empate com o adversário da final, teria sido uma jornada irretocável. Porém, o destino se encarregou de dar aos brasileiros a chance de tornar perfeita a campanha, ao colocar justamente os tcheco-eslovacos na finalíssima contra nós. E foi isso que fizemos: batemos a Tcheco-Eslováquia com muita autoridade, não deixando dúvidas para o mundo. Somos os legítimos merecedores da Taça Jules Rimet! Comecemos a pensar no tri!

PC

Vídeo com os gols da finalíssima:


Mais fotos:

(Garrincha, com 39 graus de febre, em ação na finalíssima)

(Mauro Ramos ergue a Taça Jules Rimet, repetindo Bellini)

6 comentários:

  1. Post brilhante amigo, como todos, adoro recordar é viver e gostaria de ter vivido essa época que futebol era paixão não só dos torcedores, mas também dos jogadores.

    E estou revoltada... essa frapress ning merece. A crise é na Gávea e eles querem vender o Fred!! :/

    mta raiva!!!

    ResponderExcluir
  2. Legal é ver que a gente quando joga contra a inglaterra, não dá outra, né? hehehehehehehehe!!!

    Freguêses!!! Isso é bom demais!

    ResponderExcluir
  3. Brasil e os seus supertimes eternos!!!

    4-2-4 com Didi no meio, Garrincha, Zagallo, Amarildo e Vavá é covardia!!!

    ResponderExcluir
  4. Entrada a 5 dólares. As coisas mudaram muito.

    ResponderExcluir
  5. Tentei reconhecer a galera ali da foto... só consegui o Djalma e o Garrincha =(

    ResponderExcluir
  6. Goten,

    Nem o goleiro Gilmar vc reconheceu? hehehehe

    Obrigado a todos pelos comentários!

    Ah, e uma mariola e uma jujuba para quem puser a legenda da foto aqui nos comentários! Cobrem do Goten! :D

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.