domingo, 7 de junho de 2009

Fluminense 1, Botafogo 0


(foto: Terra)

Amigos, recomeçou a caminhada pó-de-arroz rumo ao tricampeonato brasileiro. O Fluminense foi mais uma vez sólido e compacto, e venceu da melhor forma possível: 1 a 0, com o gol nos instantes derradeiros. Prefiro o triunfo magro: ganhar de 1 a 0 é muito melhor que golear. Repito minha argumentação de sempre: as goleadas escondem os defeitos da equipe, ao passo que a vitória apertada escancara os erros do time. Perceber os erros é essencial para melhorar.

O Botafogo teve o primeiro grande lance: o chute de Lúcio Flávio raspou a trave direita do arqueiro tricolor Ricardo Berna. Mas logo o Fluminense respondeu: Thiago Neves enfiou bola na medida para Carlos Eduardo, mas ele chutou em cima do goleiro alvinegro Renan. O toma-lá-dá-cá continuou: Alessandro cruzou da direita e Juninho quase marcou, de cabeça. Pouco depois, Fred ajeitou e Conca bateu de fora: mais uma defesa de Renan. Vez do Botafogo: Victor Simões chutou por cima. Vez do Fluminense: chute de longe, mas a bola passou à direita da meta, saindo pela linha de fundo. Eis o resumo do primeiro tempo.

Mas o lá-e-cá continuou no segundo tempo. O botafoguense Tony, com menos de 2 minutos, chutou cruzado e quase abriu o placar. Aos 9, Fred passa para Thiago Neves, que invade a área livre pela esquerda. Mas o craque da camisa 10, que não estava no seu melhor dia, chutou em cima de Renan, que espalmou para escanteio. Aos 14, vez do Botafogo: Lúcio Flávio achou Victor Simões, que bateu cruzado, mas ninguém completou para o gol. Aos 20, vez do Fluminense: Fred chutou rasteiro de fora da área, para fora. Aos 27, vez do Botafogo: Tony recuou para Lúcio Flávio, que girou bonito e bateu de canhota, colocado, errando a meta por muito pouco.

Então vieram as mudanças que determinaram o destino do jogo: Parreira pôs Maurício e Leandro Amaral, e São Pedro mandou a chuva. Foi o suficiente para o panorama do clássico vovô mudar completamente: a partir daí, só deu Fluminense, no campo e na arquibancada. A torcida tricolor se animou com a chuva, e passou a incentivar o time com garra e ímpeto inexcedíveis. Os idiotas da objetividade continuam afirmando que torcida não ganha jogo. Pois eu continuo afirmando o contrário: ganha, sim, senhor.

No campo, aos 30 minutos Leandro Amaral passou a Maurício, que arriscou de longe, por cima. O Botafogo ainda teve uma boa jogada, mas Ricardo Berna foi arrojado na saída do gol, e afastou o perigo. Logo depois, foi a vez de Leandro Amaral chutar do meio da praça, para defesa de Renan em dois tempos.

Ah, como é bom vencer um clássico nos últimos minutos! Aos 43, quando a partida parecia caminhar para um final sem gols, aconteceu o suave milagre: Leandro Amaral lançou Fred, e este justificou sua contratação milionária: balançou as redes botafoguenses. Doce e santo golaço, doce e santo 1 a 0! Verdadeira pintura de Fred, que deu um chapeuzinho no goleiro Renan, e completou de cabeça para o gol. Um autêntico golaço que merecia ser exposto nas galerias do Louvre, em Paris. Se os franceses dispensarem a obra de arte, é porque são uns xenófobos que não entendem bulhufas de futebol. Ih, acabei de lembrar que eles - os franceses - dispensaram o Fred do Lyon. É melhor expor o golaço decisivo de Fred no MAM mesmo.

E quem foi o personagem do domingo? Pensei em eleger a torcida tricolor, pensei em eleger São Pedro, ou então o Parreira, ou o Leandro Amaral, mas não tenho escolha: Fred, o artilheiro mais aguardado que um Moisés em Álvaro Chaves, foi muito importante para o triunfo, e há de ser muito importante para a conquista do tri. Mickey (1970) e Romerito (1984) já começam a sorrir na galeria de heróis do pó-de-arroz: o Fred 2009 vem aí! E é por isso que eu elevo o camisa 9 à ilustre condição de meu personagem do domingo.

PC

(foto: Ricardo Cassiano, Lancenet)

10 comentários:

  1. FLUMINENSE! FRED!
    Hoje estava passando pela primeira vez na minha vida pelo maracanã a umas 5:30 da tarde (indo pra volta redonda) e só vi tricolores. Tentei indentificar alguém de camisa alvi negra e não consegui. Porque? Ok.. dizem que os botafoguenses realmente não vão a jogo.. mas oque eu vi.. caraca, como podem torçer pra um time desse?
    Flu ♥
    Rumo a mais vitorias, rumo a libertadores, rumo ao tri campeonato brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. NEEEEEEEEEEEEEENSE!!!!! Domingo perfeito, amigo!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Golaço do ilustre Personagem da Semana!
    Valeu pela raça e pela categoria.

    Me preocupa a proximidade da saída de Thiago Neves. Quando ele foi substituído, o Botafogo passou a dominar o jogo e a levar muito perigo. O craque não mostrou o seu melhor hoje, mas o time mostrou que sente sua falta.

    Destaco a segurança que a defesa mostrou, especialmente Ricardo Berna.
    O problema ainda é a saída pro ataque, os laterais ainda não têm a melhor noção do momento de apoiar, mas defensivamente estão muito bem.

    O Fred vai te pegar!!!

    ResponderExcluir
  4. Nosso super time de 2003 foi superado pelo Sport hoje, que fez 4 gols em 8 minutos no Flamengo, batendo com folga nossa marca de 3 gols em 11 minutos. Mas o maior Olé ainda é nosso!!!

    ResponderExcluir
  5. http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5344657453466784982

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, ainda bem que conseguimos essa vitoria, me deu muito animo para esta segunda e putz, zuar os rubro-negros foi demais. Que se repita.

    ResponderExcluir
  7. espero que Leandro Amaral reencontre o futebol de 2007,ai quero ver segurar Fred + LA

    ResponderExcluir
  8. Botar a cara num pé pra poder fazer um gol não é pra qualquer um...

    Fred te pegou, Botafogo!

    ResponderExcluir
  9. E ontém Leandro Amaral voltou a ser Leandro Amaral, jogou pouco, mas jogou muito!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.