quinta-feira, 25 de junho de 2009

Recordar é viver - O Fla-Flu de 1995

Rio de Janeiro, 25 de junho de 1995.

Amigos, diante de 120.418 pessoas* no Maracanã, Flamengo e Fluminense decidiram mais uma vez o Campeonato Carioca. Ressaltemos as palavras eternas de Nelson Rodrigues: em todo o mundo não há um jogo que chegue aos pés do Fla-Flu, que é cada vez mais empolgante. Cada jogo entre o Fluminense e o Flamengo parece ser o maior do século, e assim será eternamente. O Fla-Flu não tem começo, o Fla-Flu não tem fim. O clássico das multidões começou quarenta minutos antes do nada.

"O primeiro zero a zero,
O segundo três a um,
O terceiro foi quatro a três,
E o Flamengo virou freguês!"

Assim cantou a torcida do Fluminense, naquele chuvoso domingo, antes do início da partida. A legião tricolor se referia aos três Fla-Flu's anteriores daquele certame. A galera pó-de-arroz fez bem ao relembrar a campanha. Sim, porque um título não se conquista em uma única tarde. Não. Um título é todo sangue, todo suor e todo lágrimas de um campeonato inteiro.

Relembremos a fantástica jornada: o Fluminense montou um time de operários, comandado por Joel Santana, com folha salarial três vezes menor que a do Flamengo. Ao passo que, para comemorar seu centenário, o clube da Gávea contratou um verdadeiro escrete. Até Branco, ídolo tricolor, reforçou as linhas rubro-negras. E o que dizer da contratação de Romário, o melhor jogador do mundo? Ainda tinha o Sávio, a maior revelação do futebol brasileiro. Também estava lá Vanderlei Luxemburgo, o técnico bicampeão brasileiro pelo Palmeiras. Não havia dúvidas: o favorito do ano era mesmo o Flamengo**.

Logo na estréia, perdemos para o Madureira em Conselheiro Galvão (0 x 1, 28/01). Parecia que seria mais um ano de vacas magras em Álvaro Chaves. Vivíamos o maior jejum de nossa história: longos nove anos sem títulos. A torcida tricolor não agüentava mais sofrer. Veio o primeiro Fla-Flu, estréia de Romário e o empate (0 x 0, 12/02). Um mês depois, veio a vitória no segundo Fla-Flu (3 x 1, 12/03)! E a torcida pó-de-arroz voltou a ter esperanças.

Porém, começamos o octogonal final em desvantagem gigantesca. Éramos o único grande sem pontos extras: o Vasco tinha 1, o Botafogo tinha 1, e o Flamengo tinha 3. Para piorar, empatamos com o América (0 x 0, 26/03) e perdemos para o Botafogo (0 x 1, 02/04). Ao final da segunda rodada, o Flamengo liderava, com oito pontos a mais que o Fluminense (2 vitórias e 3 pontos extras). A vantagem rubro-negra parecia infinita. Mas então se iniciou a fantástica caminhada tricolor: do caos para a liderança. Do caos para a liderança, repito, essa foi a nossa épica jornada! Vencemos o Vasco, o Volta Redonda e o Entrerriense (3 x 2 de virada, 3 x 1, e 4 x 1). E então veio o terceiro Fla-Flu: ah, doce e santa vitória por 4 a 3!

Então, vencemos o Bangu e o América (1 x 0 e 1 x 0), e empatamos com o Botafogo (0 x 0). Continuando, o Flu bateu o Bangu de novo (1 x 0) e empatou com o Vasco (0 x 0). Depois, vieram as vitórias sobre Volta Redonda e Entrerriense (2 x 0 e 3 x 0), e chegamos ao grande dia. O dia do quarto, decisivo e eterno Fla-Flu!

Ao Flamengo, dono da melhor campanha, bastava o empate. Para o Fluminense, era vencer ou morrer. Os 120.000 fanáticos coloriam as arquibancadas, gerais e cadeiras do maior templo do futebol. De um lado, a massa rubro-negra, "proprietária da empolgação e senhora das arquibancadas, espalhando o pólen da auto-confiança". Do outro, a legião tricolor, "não menos empolgada, não menos confiante, mas com menos pessoas no estádio, na proporção de 2 para 1".

Já disse que chovia. Repito e amplio: chovia demais. Desabava muita água sobre a cidade do Rio de Janeiro. Com a lama e as poças, o esforço dos jogadores era triplicado, dando uma dimensão de guerra ao Fla-Flu. E, nesse cenário, o inexcedível ímpeto tricolor começou a sobressair. Aos 30 minutos, Leonardo acha Rogerinho, que passa a Renato, e ele marca: 1 a 0 para o Flu. Aos 42, Renato briga pelo rebote do goleiro Roger, e toca para Leonardo: 2 a 0! A torcida tricolor, emocionada, começava a vislumbrar o fim do jejum:

"Não é mole não, chegou a hora de gritar é campeão!"

Não havia chegado a hora ainda. Abençoado seja o Fla-Flu, imprevisível, emocionante e cheio de alternativas! Branco cobra falta, e a bola explode no travessão! A torcida rubro-negra viveu o seu grande dia no Estádio Mário Filho: empurrou o time com uma pressão extraordinária. Aos 26 do segundo tempo, pela primeira vez na carreira Romário marca um gol no Fluminense. O tricolor Sorlei e o rubro-negro Marquinhos são expulsos na briga pela bola no fundo da rede.

Dez contra dez, mais espaços em campo, e só faltava um gol para o Flamengo. A maior torcida empurrava o rubro-negro para a glória. E, aos 32, acontece o diabólico empate: Fabinho, o volante perna-de-pau, faz uma jogada digna de Cruyff, Rummenigge, ou Pelé: dá o drible e desfere o chute mortal. 2 a 2. Agora, a torcida do Flamengo não vê mais como perder o título.

O Fluminense, que jogara por música no primeiro tempo, parecia fulminado. Lira perdeu a cabeça, deu uma tesoura e foi expulso pelo árbitro Léo Feldman. Nove contra dez. Alguns tricolores começaram a ir embora. Os flamenguistas gritavam "é campeão".

Mas... abençoado seja o Fla-Flu, imprevisível, emocionante e cheio de alternativas! Ronald tem a bola na meia-direita, e toca na ponta-direita para Aílton, que invade a área. "Chuta, chuta, chuta!", implorava eu, com meus pensamentos de menino que nunca havia visto o Fluminense campeão. Antes de chutar, Aílton dribla para a esquerda, e dribla de novo para a direita, entortando Charles. "Ai, meu Deus!". Veio então o disparo de perna direita. Aquele não era apenas um chute a gol: era o lance de todo o campeonato. Para mim, era mais até do que isso: era o lance mais importante da história do futebol.


E então ocorre o desvio na barriga de Renato, e o gol! Era o golpe que ficou, fica e ficará para sempre na memória de todos. Era a vitória, era o título! Fluminense, campeão carioca de 1995!

Amigos, nossa humildade pára aqui. Passamos todo o campeonato com um passarinho em cada ombro, e as duras e feias sandálias nos pés. Agora, podemos soltar o grito de "é campeão". Como disse o técnico Joel Santana, quem esperou nove anos tem que comemorar nove anos. A música do final, ao mesmo ritmo da inicial, exaltava a conquista:

"O segundo três a um,
O terceiro quatro a três,
O quarto foi três a dois,
E o campeão é o pó-de-arroz!"

E daqui a trezentos anos, o Rio de Janeiro dirá, mordido de nostalgia: "Aquele Fla-Flu!".

PC

* O público presente foi de 120.418 pessoas, e o público pagante foi de 112.285 pessoas.

** Ainda havia os nada desprezíveis times de Vasco e Botafogo. O Vasco mantinha a base que havia sido tricampeã (1992/93/94). O Botafogo tinha o segundo melhor time de sua história, que ganharia o título mais importante da história do clube no final do ano.

*** A charge é do amigo Lucas Guerra. Quem quiser ver a versão detalhada, é só clicar nela.

Escalações:
Fluminense: Wellerson, Ronald, Lima, Sorlei e Lira; Márcio Costa, Aílton, Djair e Rogerinho, depois Ézio; Renato Gaúcho e Leonardo, depois Cadu. Técnico: Joel Santana.
Flamengo: Roger, Marcos Adriano, depois Rodrigo, Gelson, Jorge Luís e Branco; Charles, Fabinho, Marquinhos e William, depois Mazinho; Romário e Sávio. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Vídeo do Globo Esporte do dia seguinte (gravado pelo amigo André Freire):

Vídeo da TV Globo relembrando o jogo:

Gols na narração de Luís Carlos Júnior:

Crônica de Pedro Bial:

Januário de Oliveira narrando o Gol de Barriga:

11 comentários:

  1. Outros textos sobre o maior Fla-Flu de todos os tempos:

    http://blogdobirner.net/2008/02/10/hoje-tem-fla-flu/

    http://www.arquibar.com/2009/01/aquele-carioca-de_21.html

    http://www.campeoesdofutebol.com.br/especial10.html

    ResponderExcluir
  2. Fantástico, como sempre. Parabéns, PC =)

    ResponderExcluir
  3. Divulgação em comunidades:

    Fluminense
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5351235938909951190

    Legião Tricolor
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=19830523&tid=5351316770202566961&na=4

    ResponderExcluir
  4. Young Flu
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=47495812&tid=5351326279408801845&start=1

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, PC! Toda vez que leio sobre este Fla-Flu me dá uma saudade....

    Ficou ótimo o texto... melhor ainda a ilustração! rsrss


    Poderia só ter colocado meu email pra contato, né! hehehe tenho que ganhar peixe, né? rsrsrs

    Abraços e ST!

    ResponderExcluir
  6. O MAIOR TÍTULO DO FLUMINENSE FOOTBALL CLUB.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom PC. Várias recordações dessa época. Eu havia pedido para um amigo comprar o ingresso, mas não conseguiu. Tive que assistir em casa. Mas até que não foi tão mal: conheço gente que foi embora antes do fim, e teve que comemorar o gol do lado de fora... isso deve ter sido triste.

    E dá-lhe Joel. Aquele título foi ele quem fez.

    Abs,
    ALan

    ResponderExcluir
  8. Foi o maior FlaFlu de todos os tempos...

    ResponderExcluir
  9. Citação desse texto no orkut:

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=54912860&tid=5379074276279657787&na=3&nst=11&nid=54912860-5379074276279657787-5379077175862829664

    ResponderExcluir
  10. É cara, este campeonato foi o 1° que acompanhei indo ao maraca... Fui feliz sendo campeão. Boas lembranças ao lado do meu saudoso pai. Parabéns...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.