quinta-feira, 14 de maio de 2009

A batalha do Pacaembu


O carioca parece um estrangeiro na terra da garoa. Este escriba estava perdido, mas nem tanto. "Boa noite. Como faço para ir à estação Clínicas?". O simpático guarda do metrô, na estação Tietê, me respondeu: "Pegue a composição no sentido Jabaquara, salte na Paraíso, e pegue o outro trem no sentido Vila Madalena.". As instruções foram precisas: em menos de meia-hora, eu já estava andando nos arredores do Pacaembu. Conheço pouco da maior cidade do país, mas os transportes públicos me pareceram bem integrados, organizados e funcionais. "Coca-cola, cerveja, vinho!". Vinho? É, definitivamente eu era um estrangeiro na terra da garoa.

Eu e mais dois tricolores caminhávamos disfarçados no meio da multidão corintiana que se aproximava do estádio. Sentimento de tensão não muito diferente do de um clássico carioca no Maracanã. Chegamos sem dificuldade à entrada dos visitantes e fomos muito bem tratados pela polícia local, ao contrário do que havia acontecido ano passado, no jogo da Libertadores. Adentrei a arquibancada, e fui de novo surpreendido positivamente. Primeiro, a boa visão do campo lá do nosso setor. Em outros estádios (Morumbi, Arena da Baixada, Engenhão), os visitantes não conseguem ver o jogo direito. Felizmente, o Pacaembu foge à regra. Segundo, a qualidade do lanchinho: um dos melhores hot dogs que eu já comi, e ainda vem acompanhado de batatas chips. O resto não era surpresa: lotamos o nosso setor, com mais de três mil tricolores, entre habitantes de São Paulo e turistas cariocas.

A torcida do Corinthians também fez bonito: o estádio estava quase totalmente lotado. A parte do tobogã e a da arquibancada oposta cantaram o tempo todo, muito alto, e o mais incrível: em perfeita sincronia. Ontem entendi por que os times cariocas sempre enfrentaram dificuldades no Pacaembu: o estádio é um verdadeiro caldeirão. Esportivamente, o melhor negócio para o Timão é mesmo mandar seus jogos no Estádio Municipal.

Em campo, os dois times erravam muito, o Fluminense mais que o Corinthians. Num dos erros tricolores, Dentinho apareceu livre e disparou para o gol, sem chances para o goleiro Fernando Henrique: 1 a 0 Corinthians. Pela pressão que exerceu no primeiro tempo, a equipe paulista mereceu até marcar mais um gol, mas esbarrava na grande atuação do arqueiro pó-de-arroz.

No segundo tempo, o Fluminense melhorou, e o Corinthians piorou. Ambos os times perderam muitas chances. A melhor delas foi de Thiago Neves: o camisa 10 tricolor tabelou com Marquinho e apareceu na cara do gol. Porém, chutou em cima do goleiro Felipe. Também o arqueiro corintiano viveu uma grande noite.

Conca voltou muito bem. Entrou no lugar de Thiago Neves, e criou grandes jogadas em seus quinze minutos de jogo. Só não o destaco mais porque houve duas atuações melhores que a dele entre os pós-de-arroz: o já citado Fernando Henrique, e o Maicon. Ah, o Maicon mais uma vez se desdobrou em campo. Como diria o Profeta, ele correu feito coelhinho de desenho animado. Aparecia cortando a bola na defesa e, instantes depois, já estava pedindo um passe lá na frente. Concluo que Conca tem que entrar, mas Maicon não pode sair. Quebra-cabeça para o pé-de-uva!

Fim de jogo, 1 a 0. Placar ruim, mas nem tanto. No Rio, vamos virar, como fizemos contra o São Paulo ano passado. Peguei um táxi de volta para o terminal rodoviário do Tietê, e o ônibus de volta para o Rio. Aproveitei para dormir, porque uma quinta-feira de trabalho me aguardava na Cidade Maravilhosa. Durante a viagem, sonhei com o Profeta, e sonhei com os 3 a 1. Faltam cinco jogos para o bi.

PC

16 comentários:

  1. 1x0, jogo de ida, São Paulo, quartas de final, Conca entrando no segundo tempo... Acho que estou tendo um dejá vú!

    3x1 neles Fluzão!

    Abs,
    ALan

    ps: só me façam o favor de resolver o jogo antes dos 45 min do segundo tempo. Só isso.

    ResponderExcluir
  2. Conca entrando no 2º tempo?

    Conca em 10 minutos jogou mais que o Thiago Neves jogou no jogo inteiro

    ResponderExcluir
  3. Querido PC.
    Foi prá Terra da Garoa?
    Saudades de lá.
    Eu fiquei num bar, sofrendo com meus amigos Tricolores!
    Fernando Henrique nos salvou!
    Fiquei feliz em vê o Conquinha jogando de novo!
    Se alguém souber me explicar o que o Mercenário Neves veio fazer de volta no Flu, me avisem, porque eu ainda não descobri!
    Ele é uma bomba? Sim mais uma bomba de péssimo gosto que caiu na Casa da Mãe Horcades, digo Laranjal.
    Beijos,
    ALÊ.

    ResponderExcluir
  4. Conca entrou bem, mas não esqueçam que no segundo tempo TN apareceu bem em ao menos duas boas assistências mas pecou na finalização que poderia nos deixar muito bem para a próxima partida. A defesa está a cada dia mais sólida uma pena o meio não consiga dar saída as jogadas. Não achei que diria isso no início do ano, mas WM tem sido fundamental na defesa se soubesse sair com a bola seria fantástico. Em tempo, onde anda o Bonfim? Será ele o próximo a zarpar?

    ResponderExcluir
  5. Muito legal esse blog! O Conca entrou voando ontem... Não fosse o campo molhado aquela bola tinha chegado no Fred com perfeição para o empate. No replay deu para ver bem que o quique no campo molhado acelerou a redonda e caprichosamente o Fred chegou alguns milésimos de segundo depois...

    ResponderExcluir
  6. Alan: vai ser 3 a 1, e vai ser cardíaco. Vc sabe como é... somos tricolores...

    Goten: Conca jogou muito mesmo. Mas não crucifiquemos o Thiago Neves. Ele erra muito porque ousa... Quando ele acerta, é bola na rede.

    Alê: ler acima. :)

    Euripedes: isso aí, o TN ainda tem muito crédito.

    Fabiano: que bom que gostou do blog! Favorite e volte sempre! :)

    ResponderExcluir
  7. Um 3-5-2 cairia como uma luva no jogo de ontem...o esquema do Corinthians tem suas falhas de marcação e é bem ofensivo, o que de certo modo é até bom pra gente, acho que eles não vão se retrancar no Maraca.
    O Héber Roberto Lopes apitou bem, mas foi muito tolerante com as faltas cometidas pelo Corinthians, especialmente pelo André Santos, sarrafeiro de marca!
    Foi só ele dar o amarelo pro André Santos que a "marcação" do Corinthians começou a ceder...
    O bandeirinha, um tal de Kratz, sei lá, é um alienígena!!! O maluco marcou impedimentos impossíveis, o cara é sinistro!!! Nota 10!

    ResponderExcluir
  8. Destaque negativo para a transmissão do Sportv!!! Só faltou cantar o hino do Corinthians e agitar bandeirinhas...ridículo!!!
    Chegaram ao ponto de mostrar um tira-teima de um claro impedimento do Ronaldo e falar que ele tava em posição legal, só quem dava condição pra ele era o bandeira...

    ResponderExcluir
  9. Ramón, e eu até agora estou sem saber se naquele lance que o Fred não ouviu o apito e acertou um foguete no ângulo ele estava de fato impedido. Ou eu dormi na hora ou eles não mostraram.Aliás que chute aquele! Só me leva a pensar que por mais que o Fred esteja bem taticamente a proposta de deixá-lo longe da área me soa como um sacrilégio.

    PC, acabei de me lembrar que ainda lhe devo um elogio pelo blog. Ainda mais que és engenheiro e somos tidos como uma classe impossibilitada da boa escrita. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Na comunidade do Flu:
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5335755708544062678&na=4

    ---------------------

    Eurípedes: obrigado pelo elogio e pelo prestígio!! :D

    ResponderExcluir
  11. Eurípedes, infelizmente o Fred estava impedido mesmo...
    Mas aquele chute foi uma bomba colocadíssima, e dá uma noção do nível de finalização do cara...concordo contigo, acho que ele tem que ficar na área, jogar mais enfiado.

    ResponderExcluir
  12. Não vou dar palpite mas to me coçando pra dar!

    Certeza que venceremos!

    Ouvimos vocês cantando o horto no final, não sei porque cargas d'água a Globo deixou passar!

    VENCEREMOS E PASSAREMOS!

    St,
    Renata Jamús
    www.pensandodireitoo.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. ps: só me façam o favor de resolver o jogo antes dos 45 min do segundo tempo. Só isso. [2]

    ResponderExcluir
  14. Cara...

    Esse blog é o melhor blog tricolor que eu achei até agora net afora.

    Tem outros, mas esses aqui tem mais cara de torcedor tricolor.

    Já está mais que favoritado (visita diária deste pobre tricolor) e linkando no modesto Flu-Caicó, um blog que eu fiz para a galera (que é chacoteada por ser tricolor) do interior do RN.

    No mais, Saudações Tricolores! É sangue nos óios e 3x0 neles!

    ResponderExcluir
  15. Fabiano: 3 x 1 neles, já disse o Profeta!

    Renata Jamús: venceremos e passaremos. Exato!

    Renato: será cardíaco. Se não for, não é Fluminense.

    Jeff: legal que vc gosta do blog! :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.