sábado, 6 de junho de 2009

Centenarazo!


Amigos, a Seleção venceu e venceu bonito. Foi uma goleada inesquecível sobre a Celeste, em pleno Estádio Centenário. Montevidéu nunca mais será a mesma: o fantasma do massacre de hoje vagará para sempre pela velha capital uruguaia. É o fantasma do Centenarazo!

Ah, como é bom ver as manchetes todas positivas, berrando as qualidades do escrete! Nem parecem feitas pelos mesmos jornalistas que há tempos vêm achincalhando o trabalho do técnico Dunga. Esse é um lado muito bom das vitórias: elas fazem sumir a burrice da crônica esportiva nacional. Os triunfos varrem para debaixo do tapete todas as opiniões dos que não entendem nada de futebol.

O chutaço de Daniel Alves abriu o placar, com ajuda do montinho artilheiro, que matou as chances do arqueiro uruguaio. Ainda no primeiro tempo, o zagueiro Juan ampliou, de cabeça. Já na segunda etapa, Luís Fabiano chutou cruzado para fazer 3 a 0, e Kaká cobrou pênalti para dar números finais ao score: Brasil 4 a 0.

O meu personagem do sábado é Dunga. Ser treinador da Seleção não é tarefa fácil: significa lidar com 180 milhões de palpites. Trata-se da maior pressão que um emprego pode sofrer na face da Terra. E ele está sempre lá, de pé, imagem do perfeito comandante. Não vencíamos o Uruguai em Montevidéu desde 1976, e hoje ganhamos de banho. Definitivamente, o Dunga merece ocupar a ilustre posição de personagem do sábado.

Repito o que venho dizendo aqui do meu cantinho: o escrete caminha a passos largos para o hexa em 2010. O time de Dunga provará mais uma vez para o mundo o valor do homem brasileiro. Os idiotas da objetividade apontam os europeus mecanizados como favoritos à Copa na África do Sul, não sei por quê. Como não tenho bola de cristal, o melhor jeito de prever o futuro é olhar para o passado. Vejamos: a Itália é tetracampeã (1934 na Itália, 1938 na França, 1982 na Espanha e 2006 na Alemanha). A Alemanha é tricampeã (1954 na Suíça, 1974 na Alemanha e 1990 na Itália). A Inglaterra (1966) e a França (1998) ganharam como anfitriãs. O leitor reparou que todos os títulos europeus foram levantados no solo do Velho Continente? Argentina e Uruguai também só foram campeões na América Latina. A única Seleção que já demonstrou seu poder longe de seus domínios é a Brasileira, que ganhou 1958 na Suécia, 1994 nos Estados Unidos e 2002 na Coréia do Sul e no Japão, além de 1962 no Chile e 1970 no México.

Portanto, deixemos de uma vez por todas o complexo de vira-latas para antes de 1958. O escrete é o melhor time do mundo, e será hexacampeão mundial na África do Sul. Está escrito.

PC

2 comentários:

  1. Assistindo Paraguai x Chile há pouco, ouvi um comentarista da espn brasil falando que a seleção jogou sozinha pq não precisa muito de técnico por ser farta de craques. OK, é uma opinião válida, não bate com a minha, mas é válida. O que não pode é chegar, sei lá, nesse próximo jogo se o Brasil tropeçar dizer que a culpa é do Dunga (como eles sempre fazem!!!). Aí o cara se contradiz.

    Brasil é mesmo favoritíssimo à próxima copa, seguido de muito longe pela Espanha, que está repleta de craques.

    ResponderExcluir
  2. Muito me preocupa esse tal de Dunga... muito me preocupa

    Espero que eu queime minha língua

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.