domingo, 16 de agosto de 2009

Palmas para Kieza


Amigos, segue o calvário do Fluminense: perdemos mais uma, desta vez para o Coritiba, em pleno Maracanã. 3 a 1. Ao que tudo indica, o enterro já tem data e local marcados: 6 de dezembro, Estádio Couto Pereira. Diante do mesmo Coritiba.

Na volta para casa, escutei pós-de-arroz rosnando contra os jogadores, rosnando contra Renato Gaúcho, rosnando contra a diretoria, rosnando até contra si mesmos. Nos últimos vinte anos, torcer para o Fluminense tem sido sinônimo de sofrer. Sofrer muito.

Sou um otimista irremediável. Quem lê esse espaço sabe disso. Quem me conhece pessoalmente sabe disso. Mas nem mesmo o meu exagerado otimismo consegue ver salvação para o Fluminense. Após a derrota para o Goiás, escrevi aqui que o Fluminense é o coitadinho de 2009. Infelizmente, a cada rodada que passa, tenho mais certeza disso.

Escapar do rebaixamento é um problema de dificílima solução para o Fluminense de 2009. Mas já chega para mim, não gosto de escrever sobre coisas ruins. As próximas linhas serão para elogiar o que o Fluminense teve de melhor hoje. O que me fez sorrir nas arquibancadas do Maracanã. O fiapo de esperança que eu tinha ao olhar para o campo. Kieza.

O nome completo do camisa 9 é Welker Marçal Almeida. Não sei por que cargas d'água, apelidaram-no de Kieza. Mas eu gosto do apelido. Tem a mesma pronúncia da palavra italiana "chiesa", que quer dizer "igreja". Nesses tempos difíceis, em que o torcedor pó-de-arroz precisa de muita fé, nada melhor que possuir uma igreja em campo, a balançar as redes adversárias.

Os números não mentem: em nove jogos pelo Tricolor, Kieza já fez cinco gols. E isso no meio de uma crise danada, uma tempestade sem fim. Imaginem se estivéssemos em tempos de bonança: o eterno Waldo e seus 314 gols já se sentiriam ameaçados.

Mas não são apenas os números de Kieza que me fazem sorrir. Não, é muito mais do que isso: é sua comovente entrega nas batalhas. Sempre que o Fluminense entra em campo com Kieza, eu tenho uma certeza profética: a sua camisa terminará o jogo encharcada de suor.

Vejam como os deuses do futebol são justos: deram ao Fluminense uma impiedosa e merecida derrota, sim. Mas não deixaram de compensar o esforço épico de Kieza: deram-lhe um gol de classe, um gol de raça, um autêntico golaço. Seu quinto tento envergando o manto tricolor.

É por isso que peço: palmas para Kieza. Ele é o meu personagem do domingo. Ele é o nosso Fio de Esperança. Que Telê Santana, o Fio de Esperança original, inspire o garoto Kieza. Pois são os seus gols que hão de nos salvar da degola.

PC

12 comentários:

  1. Kieza é o único que salva o time !
    Os outros são tudo um bando de sangue - suga ( menos o Conca ) .
    Porque pra mim saia todo mundo !

    ResponderExcluir
  2. acho melhor hoje todos nos atermos ao grande campeonato mundial de atletismo em Berlim... e o Bolt hein?? supercão.

    ResponderExcluir
  3. Me contaram que o Bolt humilhou mesmo. Outro recorde mundial. Impressionante.

    ResponderExcluir
  4. Hoje assisti a uma das piores exibições do Flu, muito triste de se ver. O time continua tomando gols estúpidos, vide o segundo do coxa. No lance anterior ao terceiro gol paranaense, FH botou pra escanteio uma bola que ia claramente pra fora. Ruy e Edcarlos perderam gols feitos...Luiz Alberto e Ed sobem a cada cobrança de escanteio, vos pergunto, pra quê? Não levam uma gota de perigo ao adversário, e deixam nossa defesa muitíssimo exposta...cansei de ficar escrevendo sobre o que está errado nessa m...
    Não adianta culpar o Renato, ele faz o que pode. Aos jogadores cabe um pouco mais de entrega. À diretoria, reforços e vergonha na cara pra pedir pra sair!

    ResponderExcluir
  5. Outro destaque negativo foi Ney Franco...armou bem o coxa, mas continua promovendo o anti-jogo, seus times batem e fazem cera sem parar, é por isso que esse cara não ganha nada por onde passa.

    ResponderExcluir
  6. na minha opinião,vem sendo o melhor jogador do time a alguns jogos,ele e roni se entenderam bem,e se falta técnica,a vontade irradia dos dois,pena que nao contagia os outros.


    obs:vi muita gente falando que Diogo é horroroso,etc.Posso estar errado mas acho que Diogo jogou bem,teve que marcar 3 jogadores muito habilidosos SOZINHO,e a maioria dos desarmes que eu vi foram dele,mas obviamente nao tem como marcar 3 jogadores ao mesmo tempo,correu muiiito,melhor do sistema defensivo disparado

    ResponderExcluir
  7. Renato

    Concordo sobre o Diogo. Ele tomou uma canetada sensacional hoje, mas é fato que estava sobrecarregado.

    -----

    No orkut:

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5370609600079336662&na=1&nst=1

    ResponderExcluir
  8. Vai me desculpar, mas dizer que "Renato Gaucho não tem nada a ver com isso... ele faz o que pode"?!?!

    Quem pensa assim MERECE o que tem...

    A primeira coisa que ele fez foi REATIVAR O CÂNCER DO FFC - A panelinha do FH...

    Dalton, Fabio Santos e Alan difícilmente jogam pois não fazem parte...

    É triste!!!

    Com um time que "começa com FH" NUNCA GANHAREMOS NADA EXPRESSIVO!!!

    O máximo será um "quase"...

    ResponderExcluir
  9. nabranco, o que vc faria no lugar do Renato?

    ResponderExcluir
  10. Escalaria o MELHOR TIME para o FFC e não o mais conveniente para a " panela"...

    Não entrariam no time: FH, Joao paulo, Luis Alberto, WM...

    Não sugiro uma escalacao pois acho que deva variar de jogo para jogo (depender se eh em casa/fora, do adversario e sua colocacao).

    ResponderExcluir
  11. Citação posterior no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=28077&tid=5381002562306701005&na=1&nst=1

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.