domingo, 2 de agosto de 2009

Recordar é viver - Atlético-PR 3, Fluminense 2

Curitiba, 9 de dezembro de 2001.

Amigos, a partida da Arena da Baixada teve a dramaticidade característica das grandes batalhas. Teve também dois grandes nomes: Alex Mineiro para os atleticanos, e Magno Alves para os tricolores.

O Fluminense precisava da vitória, e tratou de se lançar todo para o ataque. Logo aos oito minutos de jogo, Roger arriscou de fora da área, e acertou a trave direita do goleiro Flávio. Ah, Sobrenatural de Almeida, o que o senhor estava fazendo em Curitiba?

Aos 16 minutos, veio a resposta do rubro-negro paranaense. Alessandro cruzou da direita, e Alex Mineiro cabeceou no travessão. O zero a zero parecia querer persistir mesmo. Cinco minutos depois, Flávio fez grande defesa em arremate de Fernando Diniz, também de fora da área.

O Tricolor continuava dominando as ações. Aos 35 minutos, o arqueiro Flávio operou outro milagre, em finalização de Caio. A resposta atleticana veio um minuto depois: Kléber Pereira invadiu a área e chutou para fora. Que semifinal eletrizante!

No finalzinho do primeiro tempo, Marcão roubou a bola, Sidney deu excelente assistência para Magno Alves, e o artilheiro guardou: Fluminense 1 a 0! Era tudo que a torcida pó-de-arroz queria, ir para o intervalo com a doce e santa vantagem.

Na volta do intervalo, o time paranaense voltou com mais ímpeto, e logo chegou ao empate. Após cobrança de escanteio pelo flanco esquerdo, Gustavo chutou e a bola sobrou limpinha para Alex Mineiro, que só teve o trabalho de empurrar para o gol, fazendo 1 a 1. Duríssimo golpe nas esperanças cariocas.

Aos 24 minutos, acontece o golpe mais sujo do Sobrenatural, que passa uma rasteira em André Luís, fazendo o zagueiro tricolor desabar em um escorregão patético. Alex Mineiro ficou livre, avançou, penetrou na área, e fuzilou Murilo: 2 a 1 para os anfitriões.

Entretanto, a vantagem local durou somente cinco minutos. De novo Magno Alves, em finalização perfeita! O golaço merece explicação detalhada: a defesa deu rebote, e a bola foi parar com o Magnata, fora da área. Ele ajeitou no peito, e mandou o chutaço. A pelota ainda esbarrou na trave, antes de estufar as redes.

Já estávamos preparando nossos corações para a prorrogação, a última chance de vencer que o Fluminense teria. Mas, aos 44 minutos, veio o golpe que ficou, fica e ficará na memória de cada testemunha da batalha. O zagueiro Régis errou na saída de bola, Fabiano tocou rápido para Alex Mineiro, e o artilheiro chutou, da entrada da área. A bola entrou pela esquerda do goleiro Murilo. Estava decretada a eliminação do Fluminense.

Antes de encerrar, cabe uma crítica ao regulamento. É de uma injustiça sem tamanho realizar apenas um jogo, que não seja em campo neutro, e ainda dando a vantagem do empate ao mandante. Na primeira fase do campeonato, Atlético-PR e Fluminense fizeram o mesmo número de pontos. O rubro-negro só ficou à frente do Tricolor por causa do critério de desempate, o número de vitórias. O desequilíbrio técnico desta semifinal única definitivamente não representou a justiça.

Ao apito final, me crispei, arquejei, vidrei os olhos, tal qual um césar apunhalado. Chegar à decisão seria importantíssimo para a recuperação da auto-estima do Fluminense, tão abalada nos últimos anos. Mas estamos eliminados. Aos tricolores, cabe pensar em 2002. É o nosso ano do Centenário. Vamos tratar de levantar troféus!

PC

Ficha técnica: Atlético-PR 3 x 2 Fluminense
Semifinal do Campeonato Brasileiro de 2001
Local: Arena da Baixada, Curitiba-PR.
Data: 09/12/2001.
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP).
Atlético-PR: Flávio; Gustavo, Nem e Rogério Corrêa ; Alessandro, Cocito, Kléberson, Adriano Gabiru e Fabiano; Kléber Pereira (Ilan) e Alex Mineiro (Igor). Técnico: Geninho.
Fluminense: Murilo; Flávio, André Luis, Régis e Paulo César; Marcão, Sidney (Roni), Fernando Diniz (Gilmar Fubá) e Roger; Magno Alves e Caio (Andjelkovic). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Gols: Alex Mineiro (3) e Magno Alves (2).
Público pagante: 30.458.
Renda: R$ 466.655,00.

Melhores momentos:

4 comentários:

  1. chorei muito esse dia,odeio alex mineiro até hoje

    ResponderExcluir
  2. URLs curtas para esse post:
    http://siga.st/1ouj
    http://bit.ly/Krjo9

    ResponderExcluir
  3. O Fluminense merecia sem dúvida alguma a partida de volta...mas a CBF em mais um desregulamento decretou a injustiça!!!

    ResponderExcluir
  4. Citação no orkut:

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=5335742&tid=5375395215963785666&na=3&nst=31&nid=5335742-5375395215963785666-5375425160363145272

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.