sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Recordar é viver - Vasco 5, Flamengo 2

Rio de Janeiro, 21 de agosto de 1949.

O dia marcava as comemorações de 51 anos do Club de Regatas Vasco da Gama. O Gigante da Colina também vibrava com os quatro anos sem derrotas para o Flamengo. O longo jejum doía na carne e na alma rubro-negras.

Eis que a tabela do Campeonato Carioca marca o clássico Vasco x Flamengo exatamente para o dia do aniversário cruzmaltino, em São Januário. Os rubro-negros invadiram o estádio, convictos de que aquele seria o dia de encerrar o tabu. O pensamento da massa flamenga era entregar um belo "presente de aniversário" para o Vasco. A arquibancada social também estava lotada: os vascaínos irradiavam confiança.

Começa o jogo e, logo aos 3 minutos, o zagueiro Augusto empurra a bola contra a própria meta: Flamengo 1 a 0. Aos 6, Gringo amplia: Flamengo 2 a 0. O urro colossal dos rubro-negros contrastava com o silêncio sepulcral dos cruzmaltinos. O jejum estava muito próximo de chegar ao fim.

Ademir, o maior jogador da história do Vasco, estava sendo anulado pelo inteligente esquema do técnico flamenguista Kanela. Mas Flávio Costa não era bobo: aprendera muito com o húngaro Izidor Kürschner, anos antes, quando o auxiliava no Flamengo. Uma das lições foi alterar a tática da equipe sem precisar de substituições. Recuando Ademir para o meio, e adiantando Maneca para a posição de centro-avante, Flávio Costa mudou o rumo do clássico.

O ídolo rubro-negro Jair, que defendera as cores do Vasco anos antes, ainda perdeu um gol feito, quando o placar estava 2 a 0. Logo depois, aos 17 minutos, Danilo fez o primeiro gol do Vasco, em lance esquisito.

Aos 27, Maneca empatou, já na posição de centro-avante, jogando enfiado entre os beques rubro-negros. Foi um chute rasteiro, bem no cantinho direito do goleiro Garcia. O 2 a 2 era a ressurreição do Vasco. O ponta Esquerdinha teve, ainda no primeiro tempo, a chance de recolocar o Flamengo na frente, mas chutou a pelota para longe.

Veio o segundo tempo, e com ele a fantástica virada do Vasco. Aos 8, Maneca - de novo ele! - fez Vasco 3 a 2. Aos 16, uma autêntica pintura: Nestor, num chute sem ângulo, da ponta direita, marcou o quarto tento cruzmaltino. Festa na arquibancada social de São Januário, com o agitado mar de bandeiras alvinegras.

Aos 32, com gol de Ipojucan, o Vasco confirmou mais uma vitória sobre o Flamengo. Goleada de 5 a 2, para dar de presente de aniversário à apaixonada torcida. Melhor que o placar elástico, só mesmo a brilhante exibição de Ademir, jogando recuado. O Queixada mostrou que um craque autêntico se faz em qualquer pedaço da cancha.

A torcida flamenga, revoltada com mais uma derrota para o Vasco, pediu a cabeça de Jair, que perdera o gol feito ainda no primeiro tempo. Há uma lenda - ninguém sabe se verdadeira - de que a sua camisa 10 teria sido queimada pelos fãs furiosos com sua atuação ruim. E a massa foi atendida pela diretoria rubro-negra, que o vendeu ao Palmeiras na semana seguinte.
(Jair Rosa Pinto se tornaria um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, tendo conquistado o Campeonato Paulista de 1950, o Torneio Rio-São Paulo de 1951 e o Mundial Interclubes de 1951)

O Vasco continuaria sua campanha espetacular naquele certame: saiu campeão carioca invicto de 1949.

PC

Ficha Técnica - Vasco 5 x 2 Flamengo.
Campeonato Carioca de 1949 - Primeiro Turno.
Data: 21/08/1949.
Local: São Januário.
Vasco: Barbosa; Augusto e Sampaio; Eli, Danilo e Jorge; Nestor, Maneca, Ademir, Ipojucan e Mário. Técnico: Flávio Costa.
Flamengo: Garcia; Juvenal e Job; Valdir, Bria e Jaime; Luisinho, Gringo, Zizinho, Jair e Esquerdinha. Técnico: Togo Renan Soares (o Kanela).
Árbitro: MacPherson Dundas.
Gols: Augusto (contra) 3', Gringo 6', Danilo 17' e Maneca 27' do 1º tempo; Maneca 8', Nestor 16' e Ipojucan 32' do 2º tempo.
Expulsão: Esquerdinha.

Fotos:

Time do Vasco naquele dia. Em pé: Eli, Jorge, Augusto, Danilo, Barbosa e Sampaio. Agachados: Nestor, Maneca, Ademir, Ipojucan e Mário.

O goleiro Garcia não alcança o chute de Maneca, aos 27 do primeiro tempo. Gol do Vasco!

O golaço de Nestor, aos 16 minutos do segundo tempo!

Fontes de pesquisa:

5 comentários:

  1. O Vasco dessa época era sinistro, o mesmo que venceu o sul-americano de campeões.

    E a torcida do Flamengo, como sempre, pedindo a cabeça de um jogador por causa de um jogo. Se o Jair não fosse vendido, provavelmente no jogo seguinte viraria "eterno" ídolo da torcida flamenga.

    ResponderExcluir
  2. sempre o vasco ganha do flamengo e o flamengo para ganhar do vasco tem que ter a ajuda dos juizo e da rede globo que é anti vascaina ela é mais flamengo é tanto que o flamengo nunca cai para segunda divisão do campeonato brasileiro até agora

    ResponderExcluir
  3. a Rede globo nunca foi a favou do Vasco por que esse time desde sua fundação de 1889 foi sempre a favou ao racismo e a rede globo dever saber disso muito bem, por tanto ela é capaz de prejudicar boas trajetória do vasco da gama, em 2014 o vasco da Gama tava ganhando do flamengo de 1 a 0 e ai teve um lance polemico de em pendimento que o juízo não deu e nem o bandeirinha não viu dois dos jogadores do flamengo ta impedido e o gol foi valido a rede globo nunca questionou isso se fosse ao contrario até hoje estava sendo comentado ver isso direito agora com um bom tira teima

    ResponderExcluir
  4. O Vasco em 2015 tirou o Flamengo da quarta de final do carioca, e a rede globo e a imensa torcida que se dizer a maior do brasil, não ficou satisfeita por não ter ficado na final, e por a chegado novo presidente Eurico Miranda já botando um pouco de moral e a rede globo sabe o tamanha da encrenca que ela tem com o senhor Eurico Miranda desde 2000 a 2002, agora vai ter que engoli esse presidente e a CBF também vai ter que respeita que tipo de presidente o vasco tem agora por que quando era o Roberto Dinamite todo mundo desrespeitava o clube de regatas vasco da gama que sempre foi uns dos maiores clube do brasil então vão ter que respeita por que quando o goleiro Filipe ex goleiro do flamengo falou em rede nacional ganhar do Vasco é bom e roubado melhor ainda revive essa matéria ai

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.