quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pinheiro Eterno


Castilho, Píndaro e Pinheiro... Os tricolores não se esquecem, mesmo os que não viveram aquela época. Com este trio de ferro defendendo sua cidadela, o Fluminense tinha o time mais temido do Brasil. Com eles, ganhamos o Campeonato Carioca de 1951 e o Mundial de 1952. Foram três verdadeiras lendas do futebol brasileiro. Três nomes gravados eternamente nas antologias do esporte. Três nomes que, até hoje, parecem formar um só.

Já após a saída de Píndaro, Castilho e Pinheiro continuaram levantando taças pelo Fluminense: foram campeões cariocas de 1959 e campeões do Torneio Rio-São Paulo em 1957 e 1960. Em 1954, ambos foram titulares da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, e só saíram derrotados pela lendária Hungria de Puskas e Kocsis. Por uma injustiça do destino, Pinheiro não foi convocado para os Mundiais de 1958 e 1962, e assim deixou de conquistar o único título que faltou em seu currículo. Azar da Copa do Mundo.

Ontem, infelizmente, faleceu Pinheiro. E adianto que bandeiras hasteadas a meio pau e minutos de silêncio não serão homenagens suficientes. Amigos, o Fluminense perdeu ontem um mito, um símbolo de sua história, um ícone de suas glórias, uma glória em si. Pinheiro é o segundo atleta com mais atuações com a camisa tricolor (600 partidas), perdendo nesse quesito apenas para seu companheiro Castilho.

Na ocasião de seu aniversário de 79 anos, em janeiro último, escrevi as seguintes linhas:

"Amigos, imaginem um zagueiro com 600 atuações por seu clube. Imaginem um zagueiro que, durante doze anos, foi titular absoluto deste clube. Imaginem um zagueiro titular da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo. Imaginem um zagueiro que era um dos mais temidos cobradores de pênalti do país. Imaginem João Batista Carlos Pinheiro."

Foi a última chance que tive de homenagear o herói tricolor em vida. Na noite desta terça-feira, Pinheiro sucumbiu na cruel luta contra o câncer.

Presente em praticamente qualquer Seleção Histórica do Fluminense, Pinheiro é um dos grandes ídolos tricolores de todos os tempos. Após a longa carreira como jogador, voltou às Laranjeiras para treinar os juniores e os profissionais. Foi campeão da Taça Guanabara de 1971 e da Taça Teresa Herrera de 1977. Como treinador, dirigiu o Cruzeiro na década de 90, conquistando a Copa do Brasil de 1993 e lançando o fenômeno Ronaldo nos profissionais.

Pinheiro, herói tricolor, descanse em paz. Sempre que o Fluminense entrar em campo, você estará com a gente. Isto é a vocação da eternidade.

PC

Post relacionado: Craque - Pinheiro.

Em sua derradeira visita a Laranjeiras, este ano, Pinheiro posou com a Copa Rio, principal taça conquistada em sua carreira no Fluminense.

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lindo, meu amigo!

    Belíssima homenagem!

    Viva Pinheiro!

    Saudações tricolores!

    ResponderExcluir
  3. Bela e justa homenagem, PC!

    Pinheiro será recebido por outros craques que já se foram.

    ST!

    ResponderExcluir
  4. Pra mim, sem qualquer dúvida, um dos 3 maiores ídolos da história do Flu.

    Belíssima homenagem!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos elogios, Igor, Leandro e Ramón.

    Hoje é um dia muito triste para o Fluminense. Pinheiro é um dos maiores tricolores de todos os tempos.

    Deveríamos jogar inteiramente de preto hoje. E ainda não seria homenagem suficiente.

    ST,
    PC

    ResponderExcluir
  6. PC, é com profundo pesar que recebemos a triste nota de falecimento do nosso eterno ídolo Pinheiro, um dos maiores jogadores de toda a nossa história.

    Castilho, Píndaro, Pinheiro... realmente, não vi, mas não esqueço. A “Santíssima Trindade Tricolor”.

    Ô semaninha, viu? Queria que o Flu vencesse por um a zero hoje, com gol de zagueiro. O Problema é que não há zagueiro no elenco que possa representar um mínimo do que são essas duas eternas figuras, que mexeram com a nossa emoção durante a semana. ST

    ResponderExcluir
  7. Grande texto, PC! Permite que eu poste no meu blog?

    Saudações Tricolores

    ResponderExcluir
  8. Natália, claro que permito. É sempre uma honra pra mim ter um texto postado no seu blog.

    Saudações Tricolores,
    PC

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, pena o Fluminense não saber reverenciar quem fez e faz sua Eterna e Universal historio. Valeu Pinheiro Eterno tricolor..

    ResponderExcluir
  10. A Santíssima Trindade - Castilho, Píndaro e Pinheiro - se reuniu novamente.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.