quarta-feira, 9 de abril de 2014

Sobre Marcelo de Lima Henrique e a final do Carioca

MLH, em charge de Aroeira.

Eu ainda não havia comentado aqui a escolha de Marcelo de Lima Henrique para a partida final do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Vasco, porque era desnecessário. Todos vocês já sabem o que penso da escalação deste árbitro, principalmente em partidas do Flamengo, clube que tem tanta sorte quando ele apita (quem acha que estou exagerando, dê uma olhada no assustador retrospecto, abaixo, no fim deste post).

Entretanto, a polêmica envolvendo as declarações da esposa do árbitro (confiram aqui) me força a tecer comentários.

Quando uma pessoa muito próxima ao árbitro de uma decisão afirma publicamente que "o vice já é certo" e diz a um torcedor que ele "não tem cacife para cobrir a oferta" (!!!), fica evidente que o sujeito não poderia mais apitar a partida. Não em um torneio sério.

Caso semelhante (menos grave) ocorreu em São Paulo, em 2013, também na decisão do Campeonato Estadual. Apareceu uma denúncia de que o árbitro Rodrigo Braghetto, escalado para a decisão, prestava serviços ao Corinthians, por meio de uma empresa que fornece arbitragem para partidas amadoras. O árbitro e a Federação Paulista concordaram que o melhor seria que ele não apitasse a partida, e assim foi feito novo sorteio (confiram aqui). Questão de bom senso.

Aqui no Rio, entretanto, nem o próprio árbitro nem a Federação tomarão qualquer providência. Por incrível e surreal que pareça, a escalação de Marcelo de Lima Henrique para a decisão está mantida.

Por essas e outras, o Campeonato Carioca tem sido esse fiasco de público. Na primeira partida da decisão, o público não chegou a 27 mil pessoas (pelo menos 35 jogos de outros torneios no Novo Maracanã, inaugurado há menos de um ano, tiveram públicos melhores).

Dá para levar a sério um Campeonato desses?

PCFilho

*****

Anexo: Clássicos e jogos importantes do Flamengo apitados por Marcelo de Lima Henrique até hoje:
07/03/2007 - Flamengo 4 x 1 Madureira - Maracanã - final da Taça GB
16/09/2007 - Flamengo 1 x 1 Vasco - Maracanã - Brasileirão
19/10/2008 – Flamengo 1 x 0 Vasco - Maracanã - Brasileirão
30/01/2011 - Flamengo 2 x 1 Vasco - Engenhão - Taça GB
18/02/2012 - Flamengo 3 x 1 Resende - Raulino de Oliveira - decisão de vaga na Taça GB
19/08/2012 - Flamengo 1 x 0 Vasco - Engenhão - Brasileirão

Em 16 jogos, foram 12 vitórias rubro-negras, 1 empate e 3 derrotas - aproveitamento de 77,1%, bastante superior, por exemplo, aos 66,7% do Cruzeiro campeão brasileiro com sobras no ano passado.

Para efeito de comparação, o aproveitamento do mesmo Flamengo nos jogos contra os mesmos adversários, no mesmo período, mas apitados por outros árbitros, é inferior a 50% (confiram aqui).

*****

Até quando?

4 comentários:

  1. Lembro que na vitoria do Vasco 3 x2 sobre o Flamengo em 2012 Dinamite fez muita pressão na federação , + ou - como esta acontecendo hoje, por conta das roubalheiras nos jogos do Brasileiro de 2011.Parece uma compensação...

    ResponderExcluir
  2. As duas vitórias do Fluminense na lista foram partidas em que o time tricolor jogou muito bem, dominando do início ao fim, massacrando mesmo. Duas das melhores exibições dos times que, no fim das contas, foram os campeões brasileiros, em 2010 e 2012.

    Especialmente no 2 a 1 de 2010, o Fluminense foi infinitamente superior ao Flamengo. No 1 a 0 de 2012, o sujeito inventou um pênalti pro Flamengo, mas Diego Cavalieri voou para a história...

    Em suma, pra ganhar do Fla com ele apitando, tem que jogar MUITA bola...

    ResponderExcluir
  3. PS: antes que algum flamenguista apareça de mimimi, escrevi no comentário acima que ele "inventou" um pênalti para o Flamengo no jogo de 2012, mas o lance foi falta mesmo do Diguinho. Neste jogo de 2012, que o Flu venceu, ele teve uma rara atuação imparcial, acertando a maioria dos lances, para os dois lados.

    Correção feita.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.