terça-feira, 8 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 8 de agosto


1904: já contando com 170 sócios, o Fluminense aumentou o valor da joia para se associar ao clube de 10 mil para 50 mil réis, acatando proposta do presidente Francis Walter, apoiada por Horácio da Costa Santos. Estava sendo concluída a construção da pequena arquibancada de madeira no campo da rua Guanabara, que o Fluminense inauguraria na partida contra o Paulistano, na semana seguinte, com a primeira cobrança de ingressos do futebol carioca (vide efemérides de 14 de agosto). 

1909: em amistoso interestadual, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Germânia, de São Paulo. O primeiro gol tricolor foi contra, e o segundo de Emile Etchegaray. O Sport Club Germânia, que havia sido campeão paulista em 1906 e vice-campeão paulista em 1908, é o atual Esporte Clube Pinheiros.

1920: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Campos Sales, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do America. Os gols tricolores foram marcados por Machado (2) e Zezé.

1937: em sua primeira viagem ao Rio Grande do Sul, o Fluminense jogou contra o Internacional, sendo derrotado por 1 a 0, no Estádio dos Eucaliptos, em Porto Alegre. Foi o primeiro confronto deste clássico tradicional do futebol brasileiro, e a vitória colorada sobre o campeão carioca foi festejada como uma façanha. Nos dias seguintes, o Tricolor faria mais dois amistosos em solo gaúcho, contra o Força e Luz e o Grêmio (vide efemérides dos próximos dias).

1943: em jogo do turno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 2 a 1, gols de Russo e Maracaí (de pênalti) para o Fluminense, e Careca para o Bonsucesso, no campo da Estrada do Norte (avenida Teixeira de Castro).

1971: campeão brasileiro do ano anterior, o Fluminense estreou no Campeonato Nacional empatando em 0 a 0 com o Internacional de Porto Alegre, no Estádio Beira-Rio.

1976: em jogo do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Vasco por 3 a 0, gols de Erivelto, Dirceu e Gildásio, diante de 63.563 pagantes no Maracanã. A Máquina Tricolor seguia a pleno vapor, na campanha que culminaria na conquista do bicampeonato estadual.

1981: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Madureira. Os gols tricolores foram de Cláudio Adão e Gilberto.

2010: em jogo da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Olímpico de Porto Alegre, o Fluminense venceu o Grêmio por 2 a 1, com gols de Mariano e Emerson Sheik, antes ainda dos 20 minutos do primeiro tempo. Foi a 9ª vitória tricolor na competição - com 2 empates e 2 derrotas, o Fluminense somava 29 pontos na campanha que culminaria na conquista do terceiro Brasileirão de sua história.

****

Aniversariantes do dia:

Aderbal Teixeira da Cunha Filho, o Bauer (1945), lateral-esquerdo com 148 jogos pelo Fluminense entre as temporadas de 1965 e 1969. Foi campeão da Taça Guanabara e do Torneio Pará-Guanabara de 1966. Depois, transferiu-se para o Bangu.

Givanildo José de Oliveira (1948), meio-campista com 29 atuações pelo Fluminense na temporada de 1980. Atuou também por Santa Cruz, Corinthians, Sport Recife e Seleção Brasileira. Posteriormente, seguiu uma bem-sucedida carreira de treinador, na qual é conhecido como o "Rei do Acesso", por já ter promovido cinco times da Série B para a Série A do Campeonato Brasileiro.


Marco Antônio Rodrigues Henriques, o Marquinho Carioca (1960), ponta-esquerda com 4 gols marcados em 42 partidas pelo Fluminense, na temporada de 1989. Foi campeão do Torneio de Kiev, tendo marcado o gol da vitória sobre a Roma, na semifinal da competição (vide efemérides de 13 de agosto).

Clemerson de Araújo Soares, o Araújo (1977), atacante com 8 gols marcados em 33 jogos pelo Fluminense, entre 2011 e 2012. Foi campeão carioca em 2012.

Francisco Everton de Almeida Andrade, o Everton (1984), meio-campista com 4 gols em 24 jogos pelo Fluminense na temporada de 2010.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.