1931: na segunda partida da decisão do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, a Seleção Carioca perdeu por 3 a 0 para a Seleção Paulista, no Parque São Jorge, em São Paulo. A Seleção Carioca atuou com:
Velloso [Fluminense];
Domingos da Guia [Bangu] e
Itália [Vasco];
Tinoco [Vasco],
Martim [Botafogo] e
Ivan Mariz [Fluminense];
Walter [S. C. Brasil],
Carvalho Leite [Botafogo],
Russinho [Vasco],
Nilo [Botafogo] e
Theóphilo [Fluminense]. A Seleção Paulista jogou assim:
Athiê;
Barthô e
Clodoaldo;
Oswaldo,
Gogliardo e
Alfredo;
Luizinho,
Lara,
Friedenreich,
Feitiço e
Siriri. Os gols da Seleção Paulista foram de Feitiço e Friedenreich (2). As reportagens dos jornais mais uma vez exaltaram a "atuação assombrosa" do goleiro tricolor Velloso, que impediu um placar maior a favor dos paulistas. Como a Seleção Carioca vencera o primeiro jogo por 3 a 1 (vide
23 de agosto), o título seria decidido na terceira partida (vide 13 de setembro).
1942: em partida válida pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do São Cristóvão, graças a dois gols de Carreiro (o gol do São Cristóvão foi de Alfredo). A partida foi encarada como uma revanche do jogo do segundo turno, em que o São Cristóvão vencera por surreais 6 a 1, em Figueira de Melo.
1953: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 2 a 0, com dois gols de Marinho.
1959: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Bangu (gol de Válter, aos 14 minutos do segundo tempo). Esta foi a primeira e seria a única derrota tricolor em toda a campanha do título estadual de 1959, que até ali contava com cinco vitórias e um empate. Foi também o fim de uma longa sequência invicta, que vinha desde a derrota por 1 a 0 para o Botafogo em 10 de maio, pelo Rio-São Paulo (após aquele revés, o time realizara 24 partidas, com 21 vitórias e 3 empates). Depois deste jogo com o Bangu, o timaço tricolor só voltaria a ser derrotado em janeiro de 1960, na excursão ao México. Vale recitar a escalação deste time que perdeu somente uma única partida em oito meses: Castilho; Jair Marinho, Pinheiro e Altair; Edmilson e Clóvis; Maurinho, Telê, Waldo, Jair Francisco e Escurinho. O treinador do Fluminense era Zezé Moreira. O Bangu, sob o comando técnico do ídolo tricolor Tim, jogou com: Ubirajara; Joel e Darci Faria; Rubens dos Santos, Zózimo e Nilton dos Santos; Correia, Luís Carlos, Décio Esteves, Válter e Beto.
1975: após as duas derrotas nas rodadas iniciais, o Fluminense enfim obteve sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro de 1975: 5 a 2 sobre o Atlético Mineiro, no Maracanã. Zé Maria, Manfrini (de pênalti), Paulo Cezar Caju (2) e Silveira marcaram os gols da Máquina Tricolor, que enfim engrenou na competição nacional.
1995: em partida da quarta rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense obteve a quarta vitória na competição: 1 a 0 sobre o Santos, no Estádio de Laranjeiras, gol de Leonardo, de cabeça, aos 33 minutos do segundo tempo. Fluminense e Santos voltariam a se enfrentar na fase semifinal da competição, em duas partidas eletrizantes, em dezembro.
1997: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Santos por 1 a 0, gol de Roni.
2003: em partida disputada no Estádio Municipal de Juiz de Fora, válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Grêmio por 2 a 0, com gols de Marcelo e Lopes.
****
Aniversariante do dia:
Bruno Vieira do Nascimento (1985), lateral-direito com 4 gols marcados em 146 atuações pelo Fluminense, entre as temporadas de 2012 e 2014. Conquistou os Campeonatos Carioca e Brasileiro de 2012.
PCFilho
Grande time o de 1959, defesa sólida ,time solidário, um grande artilheiro como o Waldo e um gênio como Telê.
ResponderExcluirProvavelmente o time mais sólido da história do Fluminense. Sofria pouquíssimos gols, e aí era só o Waldo meter unzinho pra resolver o jogo.
Excluir