domingo, 6 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 6 de agosto


1922: no segundo jogo do quadrangular final do Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, a Seleção Carioca ganhou por 2 a 0 da Seleção Gaúcha, em General Severiano, com dois gols do atacante tricolor Zezé. Com quatro jogadores do Fluminense, a Seleção Carioca atuou com: Haroldo (Botafogo); Palamone (Botafogo) e Chico Netto (Fluminense); Laís (Fluminense), Alfredinho (Botafogo) e Fortes (Fluminense); Leite (Botafogo), Zezé (Fluminense), Américo Pastor (Bangu), Junqueira (Flamengo) e Antenor (Bangu).

1938: o Fluminense garantiu o título do Torneio Municipal, ao vencer o Bonsucesso por 6 a 0, no Estádio de Laranjeiras, com gols de Sandro (3), Romeu PellicciariBioró e Hércules (algumas fontes dão o último gol também para Bioró). Naquela temporada, o timaço do Fluminense conquistaria também o tricampeonato carioca, nos meses seguintes.

1944: em jogo do turno do Campeonato Carioca, em General Severiano, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bangu, gol de Morales, aos 41 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta.

1960: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 4 a 1, graças aos gols de Waldo (2), Maurinho e Escurinho.

1966: o Fluminense estreou na Taça Guanabara com um empate em 0 a 0 com o Botafogo, no Maracanã. O Tricolor conquistaria de maneira invicta aquela competição, que era disputada à parte do Campeonato Carioca.

1977: na semifinal do Torneio Teresa Herrera, no Riazor, em La Coruña, na Espanha, o Fluminense derrotou o Feyenoord, da Holanda, por 2 a 0, gols de Luís Carlos e Doval. Na decisão, no dia seguinte, o Tricolor enfrentaria o Dukla Praga, da Tchecoslováquia, que eliminou o Real Madrid na outra semifinal (confiram aqui nas efemérides de amanhã!).

1986: em amistoso internacional, diante de 32.275 pagantes no Estádio Old Trafford, em Manchester, na Inglaterra, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Manchester United. Na definição por pênaltis, o clube inglês venceu por 4 a 3.

1989: na segunda e derradeira rodada do torneio quadrangular de Rotterdam, na Holanda, o Fluminense venceu o Anderlecht, da Bélgica, por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Hélio e Márcio Luiz. Apesar de ter feito a melhor campanha da competição (único time com uma vitória e um empate), o Fluminense terminou como vice-campeão, devido a um exótico regulamento que dava pontos para os gols marcados, e beneficiou o Feyenoord, da Holanda.

2008: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o São Paulo por 3 a 1, com três gols do centroavante Washington, o Coração Valente.

2009: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 5 a 1 do Sport Recife, gols de Kieza (2), Roni (de pênalti), Carlos Eduardo e Maicon.

2014: na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, o Fluminense goleou o América de Natal por 3 a 0, gols de Cícero (2) e Darío Conca. O público de 25.502 presentes quebrou o recorde de jogos entre clubes na Arena das Dunas, em Natal. Na partida de volta, o América de Natal conseguiria a classificação com uma incrível vitória por 5 a 2 no Maracanã, na semana seguinte.

****

Aniversariantes do dia:

Ricardo Leonetti (1962), goleiro que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1983.

Leandro Câmara do Amaral (1977), atacante que disputou 23 jogos e marcou 4 gols com a camisa tricolor, entre as temporadas de 2008 e 2009. Leandro seguiu os passos do pai Júlio Laerte Camilo do Amaral, que jogou pelo Fluminense em 1971.

André Francisco Moritz (1986), meio-campista com 18 atuações pelo Fluminense entre 2006 e 2007. Em 2006, André Moritz marcou um gol importante na vitória sobre o Santa Cruz, que garantiu a permanência tricolor na Série A. Em 2007, participou do elenco campeão da Copa do Brasil.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.