1904: em jogo amistoso contra o Rio Cricket, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Rio Cricket. Os dois gols do Fluminense foram de Emile Etchegaray, os primeiros dele pelo clube. Esta foi a 16ª partida e a 10ª vitória da história do Fluminense, que ainda estava atuando com o uniforme cinza e branco.
1910: um grande público afluiu ao campo do Fluminense, na rua Guanabara, para assistir à terceira e última partida do Corinthian, da Inglaterra, no Rio de Janeiro. O jogo foi contra um Combinado Brasileiro, formado por atletas de Fluminense, Botafogo e America, e o quadro inglês obteve mais uma vitória, desta vez por 5 a 2. O time brasileiro atuou com: Alberto "Baby" Alvarenga [America]; Ernesto Paranhos [Fluminense] e Carlos Villaça [America]; Rolando de Lamare [Botafogo], Conrado Mutzembecker [Fluminense] e Armando de Almeida "Gallo" [Fluminense]; Lauro Sodré Filho [Botafogo], Gilbert Hime [Fluminense], Edwin Cox [Fluminense], Abelardo de Lamare [Botafogo] e Oswaldo Gomes [Fluminense]. Os gols brasileiros foram de Edwin Cox e Abelardo de Lamare. Após o jogo, o Corinthian viajou para São Paulo, onde venceria mais três partidas, encerrando sua excursão com 100% de aproveitamento. Nossos futebolistas dos primórdios parecem ter tirado lições daqueles jogos históricos: três anos depois, o mesmo Corinthian voltaria ao Rio de Janeiro, e seria derrotado pela Seleção Carioca, na estreia de Welfare com a camisa do Fluminense (vide 21 de agosto).
1938: o Fluminense foi convidado pelo Botafogo para disputar a partida amistosa de inauguração do Estádio da rua General Severiano, que terminou com vitória do Botafogo por 3 a 2. Patesko (2) e Perácio assinalaram os gols do Botafogo, e Bioró e Sandro marcaram os gols do Fluminense. Na semana seguinte, começaria o Campeonato Carioca - competição em que o Fluminense se sagraria tricampeão.
1949: em jogo do turno do Campeonato Carioca, em General Severiano, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Botafogo, gol de Santo Cristo, de cabeça.
1960: em partida do turno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 4 a 2. Os gols tricolores foram marcados por Escurinho (2), Telê e Waldo.
1966: diante de 49.151 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Flamengo, em jogo válido pela Taça Guanabara (torneio à parte do Campeonato Carioca). Os gols do Fluminense foram de Amoroso e Mário Tilico, e os do Flamengo foram de Denilson (contra) e Silva. Nas semanas seguintes, o Tricolor se sagraria campeão invicto da competição.
1991: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio Godofredo Cruz, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Americano de Campos, graças aos gols de Ézio e Bobô.
2005: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense venceu o Paysandu de Belém por 5 a 2. Os gols tricolores no jogo foram de Petkovic, Gabriel, Tuta, Preto Casagrande e Beto.
2014: no jogo de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Goiás, com dois gols de Edson. Na volta, na semana seguinte, o Tricolor perderia a vaga, com uma derrota por 1 a 0 em Goiânia (devido ao critério do número de gols fora de casa).
****
Aniversariantes do dia:
Wanderley Alves de Oliveira, o Deley (1959), meio-campista com 17 gols marcados em 280 partidas pelo Fluminense, entre 1980 e 1987. Conquistou quatro Campeonatos Cariocas (1980, 1983, 1984 e 1985) e um Campeonato Brasileiro (1984). Foi dele o espetacular lançamento para o gol do título estadual de 1983, marcado por Assis. Como treinador, teve duas passagens no comando técnico do time profissional, em 1994 e em 1998. Em 2013, candidatou-se à presidência do Fluminense, mas foi derrotado por Peter Siemsen.
Julio César Romero Insfrán, o Romerito (1960), meia-atacante paraguaio com 59 gols em 212 jogos disputados pelo Fluminense, entre 1984 e 1989. Marcou o gol do título do Campeonato Brasileiro de 1984, na decisão contra o Vasco. Também conquistou o Torneio de Seul de 1984, os Campeonatos Cariocas de 1984 e 1985, e a Copa Kirin de 1987. Com a Seleção do Paraguai, foi campeão da Copa América de 1979 e disputou a Copa do Mundo de 1986, na qual marcou dois gols.
Maria Bruno (1992), atleta de nado sincronizado do Fluminense. Competiu pelo Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, tendo feito parte da equipe que terminou em 6º lugar. Conquistou a medalha de bronze no conjunto nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011. Foi tetracampeã sul-americana no conjunto (2008, 2012, 2014 e 2016), campeã sul-americana juvenil no dueto (2007), campeã sul-americana júnior no combo e no dueto (2009), e campeã do Aberto da Alemanha no conjunto (2015).
Marcus Wendel Valle da Silva (1997), meio-campista que integra o atual elenco do Fluminense, com 5 gols marcados em 38 jogos como profissional do Tricolor.
PCFilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.