1910: diante de numeroso público no campo do Fluminense, na rua Guanabara, o Corinthian, da Inglaterra, impôs mais uma goleada impressionante - 8 a 1 sobre a Seleção Carioca, que foi basicamente constituída pelo time do Botafogo com alguns reforços: A. Hassell [Rio Cricket]; Edgard Pullen [Botafogo] e Ernesto Paranhos [Fluminense]; Rolando de Lamare [Botafogo], Lulu Rocha [Botafogo] e Jônathas Braga [America]; Lauro Sodré Filho [Botafogo], Mimi Sodré [Botafogo], Décio Viccari [Botafogo], Abelardo de Lamare [Botafogo] e Gabriel de Carvalho [America]. O Corinthian excursionava no Brasil a convite do Fluminense, com o intuito de testar o nível do futebol brasileiro, expondo-o a um adversário qualificado. A equipe inglesa venceria todas as seis partidas disputadas no Brasil naquele ano.
1917: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Villa Isabel, gols de Chico Netto (de falta), Bernardez e Moraes (2). Foi a oitava vitória tricolor em oito jogos na competição - o início da brilhante campanha que terminaria com a conquista do primeiro título do histórico tricampeonato entre 1917 e 1919.
1928: no campo da rua Ferrer, em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Bangu por 2 a 1. O craque Preguinho abriu o placar para o Fluminense no primeiro tempo, Ladislau empatou para o Bangu já na etapa complementar, mas Alfredinho marcou o gol da vitória tricolor. Como era comum nos confrontos entre os dois clubes, o Fluminense ofereceu um bronze aos anfitriões.
1934: em jogo amistoso disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Flamengo, com gols de Tintas e Walter Fortes.
1936: em partida válida pelo Torneio Aberto do Rio de Janeiro, na rua Campos Sales, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 3 a 1. Os gols tricolores no jogo foram assinalados por Russo, Hércules e Sobral.
1945: em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Madureira. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Rodrigues Tatu, Orlando Pingo de Ouro e Carango.
1951: no campo da rua Conselheiro Galvão, em partida do turno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Madureira por 4 a 0, gols de Carlyle, Joel (2) e Didi. Com três vitórias em três jogos, o Fluminense iniciava uma campanha memorável, que terminaria na decisão contra o Bangu, em que o Tricolor voltaria a se sagrar campeão.
1962: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Olaria por 1 a 0, gol do ponta Escurinho, de cabeça, aos 12 minutos do segundo tempo.
1969: em amistoso no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, o Fluminense venceu seu xará da Bahia por 1 a 0, conquistando a Taça João Durval Carneiro. O gol da vitória tricolor foi assinalado pelo artilheiro Flávio, aos 30 minutos do segundo tempo - foi o 250º gol da carreira profissional do centroavante.
1973: recém-coroado campeão carioca, o Fluminense estreou no Campeonato Brasileiro de 1973, contra o Tiradentes, em partida que levou mais de 35 mil pessoas ao Albertão, o novo estádio de Teresina, que estava sendo inaugurado naquele dia. A festa durou pouco, pois o jogo foi interrompido aos 16 minutos do primeiro tempo, devido ao desabamento do gradil de um dos setores da arquibancada. Após 57 minutos de paralisação, o jogo foi reiniciado pelo árbitro, contra a vontade dos jogadores. O desânimo geral se refletiu no placar de 0 a 0, que se manteve até o apito final. O Fluminense recebeu o Troféu Governador Alberto Silva, mas não havia motivo para festa: o saldo da Tragédia do Albertão foi de 5 mortos e mais de 80 feridos. As vítimas fatais foram: Paulo Antonio Pessoa de Carvalho (10 anos), Antonio Francisco de Oliveira (13), Domingos Washington Luiz Bezerra (18), Manoel Machado de Cerqueira (57) e Pedro Moreira da Silva (63).
1992: em amistoso no Parc des Princes, em Paris, a Seleção Brasileira venceu a França por 2 a 0, gols de Raí e Luís Henrique. Dois atletas formados no Fluminense jogaram a partida: o zagueiro Ricardo Gomes (então no Paris Saint-Germain) e o lateral-esquerdo Branco (então no Genoa). Meses depois, Luís Henrique e Branco seriam contratados pelo Fluminense.
2000: em jogo válido pela primeira fase do Campeonato Brasileiro (Copa João Havelange), no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Juventude, com gols de Donizete Amorim e Magno Alves.
2009: na partida de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo, no Maracanã, com mando de campo do adversário. O gol tricolor foi de Roni, em cobrança de pênalti. Com o resultado, o Fluminense se classificou para a fase seguinte, eliminando o Flamengo no primeiro confronto entre os rivais por uma competição sul-americana.
2015: na partida de volta das oitavas-de-final da Copa do Brasil, perante 33.911 pessoas no Mangueirão, em Belém, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Paysandu, graças aos gols de Cícero e Marcos Júnior. Com o resultado, o Tricolor se classificou para as quartas-de-final, em que enfrentaria o Grêmio.
****
Aniversariantes do dia:
Zildo Rocha de Oliveira (1926), meio-campista que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1951.
Anderson Grasiane de Mattos Silva (1982), zagueiro com 5 gols marcados em 59 partidas pelo Fluminense, entre as temporadas de 2012 e 2013. Foi campeão Carioca e Brasileiro em 2012.
Cícero Santos (1984), meio-campista com 49 gols marcados em 197 jogos disputados pelo Fluminense, entre as temporadas de 2007 e 2016. Foi campeão da Copa do Brasil de 2007 e da Copa da Primeira Liga de 2016, e vice-campeão da Copa Libertadores de 2008.
PCFilho
Simplesmente inaceitável o jeito como o Flu jogou ontem. E ainda tenho que ver vascaíno falando que o times deles jogou bem, que o Valdir ajeitou a casa. Tá, méritos pra ele, mas o Vasco venceu muito mais pela incompetência do Fluminense, que mal atacou, não chutou uma bola que fizesse o Martin Silva trabalhar. O time vinha numa pegada boa e faz isso, aí não dá. Estamos muito mal em clássicos, principalmente contra o Vasco, aí temos que ouvir besteira, aí não dá, sinceramente.
ResponderExcluirRealmente, foi uma atuação medonha do Fluminense. O Vasco teve menos mérito do que estão dizendo, até porque o gol foi uma sorte, um lance casual, de rara felicidade.
ExcluirHouve, sim, demérito do Fluminense, que não criou nada. A defesa está ajeitada, mas o ataque piorou muito nesse mês.