1914: perante público numeroso no campo do Fluminense, na rua Guanabara, a Seleção Carioca ganhou por 4 a 1 da Pro Vercelli, graças a dois gols de Henry Welfare (um de pênalti) e dois gols de Fernando Ojeda, com Pietro Ferraro marcando o gol dos italianos, em cobrança de pênalti mal marcado pelo árbitro Belfort Duarte (o goleiro Marcos Carneiro de Mendonça, em protesto, cruzou os braços e não pulou). A Pro Vercelli era a melhor equipe italiana da época, e excursionava pelo Brasil, reforçada por alguns atletas de outros clubes da Itália. O primeiro confronto da Seleção Carioca com a Pro Vercelli, no dia 23, havia terminado empatado em 1 a 1. A Seleção Carioca jogou assim: Marcos Carneiro de Mendonça [Fluminense]; Carlos Villaça [Botafogo] e Edgard Dutra [Botafogo]; Mario Pernambuco [Fluminense], Lulu Rocha [Botafogo] e Rolando de Lamare [Botafogo]; Guilherme Witte [America], Fernando Ojeda [America], Henry Welfare [Fluminense], Sidney Pullen [Paysandu] e A. Brewerton [Rio Cricket]. A Pro Vercelli atuou com: Giovanni Innocenti; Enzio Pensotti [Novara] e Angelo Binaschi; Carlo Carcano [Alessandria], Giuseppe Milano e Giuseppe Parodi; Arturo De Ambrosis [Novara], Edoardo Grillo [Alessandria], Pietro Ferraro, Alessandro Rampini e Carlo Corna.
A Seleção Carioca que venceu a Pro Vercelli por 4 a 1, em Laranjeiras. |
Os atletas da Pro Vercelli, na foto posada. |
1933: no campo da rua Campos Sales, em partida válida tanto pelo Campeonato Carioca quanto pelo Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bonsucesso, com um gol de Álvaro, aos 30 minutos do primeiro tempo.
1939: em jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Madureira por 2 a 0, gols de Milani e Russo.
1953: em jogo amistoso disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Internacional de Porto Alegre. Os gols tricolores na partida foram assinalados por Quincas e Ceninho, com Alberi marcando o gol dos visitantes.
1983: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Goytacaz por 2 a 0, no Maracanã, com dois gols de Assis, ambos de cabeça. Começava a tomar forma o time que seria campeão Carioca naquela temporada e Brasileiro nos primeiros meses de 1984.
1985: já eliminado da Copa Libertadores, o Fluminense se despediu da competição com um empate em 0 a 0 com o Ferro Carril Oeste, da Argentina, diante de 1.354 pessoas no Maracanã.
1995: em partida da terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense obteve a terceira vitória na competição: 3 a 1 sobre o União São João de Araras, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Os gols da vitória tricolor foram de Sorlei, Renato Gaúcho e Aílton.
****
Aniversariantes do dia:
Adir Cid Rodrigues, o Didi (1950), meio-campista com 3 gols marcados em 144 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1969 e 1973. Conquistou o Campeonato Brasileiro de 1970, e o Campeonato Carioca e a Taça Guanabara de 1971.
Marcos César Dias Castro, o Marcos Paquetá (1958), treinador das divisões de base do Fluminense entre os anos de 1998 e 2000.
Edson Lopes Reis (1960), meio-campista que integrou o plantel profissional do Fluminense entre as temporadas de 1978 a 1981. Marcou 4 gols em 27 partidas com a camisa tricolor, e fez parte do time campeão carioca de 1980.
Anderson Luís de Souza, o Deco (1977), talentoso meio-campista que integrou o elenco do Fluminense entre as temporadas de 2010 e 2013, quando se aposentou. Conquistou os Campeonatos Brasileiros de 2010 e 2012, e o Campeonato Carioca de 2012. Deco marcou 7 gols em 92 partidas com a camisa do Fluminense. Antes da passagem pelo Fluminense, Deco fez história conquistando diversos títulos por Porto, Barcelona e Chelsea. Com a Seleção de Portugal, foi vice-campeão europeu em 2004.
Jocian Bento dos Anjos (1979), atacante que integrou o plantel profissional do Fluminense entre 2000 e 2002, ano em que participou da conquista do Campeonato Carioca.
PCFilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.