1933: em amistoso interestadual, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Santos por 4 a 2. Os gols tricolores foram de Félix Cabrera, Walter Fortes, Vicentino e Álvaro.
1948: no terreno do Derby Club, foi lançada a pedra fundamental e iniciaram-se as obras da construção do Maracanã. Em menos de dois anos, seria erguido ali o maior estádio do mundo, palco que mais vezes recebeu o Fluminense na história.
Foto: o time inicial do Fluminense, no jogo do título. Em pé: Píndaro, Edson, Jair Santana, Bigode, Castilho e Pinheiro. Agachados: Telê, Didi, Marinho, Orlando Pingo de Ouro e Quincas. |
O time tricolor com a Copa Rio, ainda no gramado do Maracanã. Fluminense, campeão mundial de clubes de 1952! |
1959: em jogo válido pela 3ª rodada do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 4 a 0, com dois gols de Escurinho e dois gols de Waldo, todos no segundo tempo. A defesa tricolor ainda não sofreu gol na competição: quando o Canto do Rio teve sua melhor chance, um pênalti, Bira tentou tirar a bola do alcance de Castilho e chutou para fora. Este foi o 18º dos 20 triunfos consecutivos daquele time: a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (vejam a lista completa de resultados aqui). Aquela campanha terminaria com a conquista do título estadual pelo Tricolor.
1964: em partida do turno do Campeonato Carioca, diante de 69.802 pagantes no Maracanã, o Fluminense venceu o Flamengo por 1 a 0, com um gol de Amoroso, aos 23 minutos do segundo tempo. Com cinco vitórias em cinco jogos, o Fluminense iniciava sua jornada rumo a mais um título estadual.
1969: em jogo da Taça Guanabara, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Botafogo, gol de Flávio, aos 37 minutos do segundo tempo. O Tricolor, que já havia conquistado o Campeonato Carioca naquele ano, levantaria também a Taça Guanabara, nas semanas seguintes.
1970: com dois gols de Flávio, ambos de cabeça, aos 26 e aos 37 do segundo tempo, o Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 0, em partida válida pelo Campeonato Carioca, perante uma multidão de 138.599 pagantes no Maracanã, fora os convidados. O Flamengo vinha de uma invencibilidade de 14 jogos, com 11 vitórias e 3 empates (não perdia desde 25 de abril).
1981: em jogo amistoso no Estádio José Procópio Teixeira, em Juiz de Fora, o Fluminense derrotou o Sport de Juiz de Fora por 1 a 0, gol de Cláudio Adão, aos 24 minutos do primeiro tempo.
1986: o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Sporting Gijón, na semifinal do Trofeo Ciudad de La Línea, no Estádio Municipal de La Línea, no sul da Espanha. Zurdi abriu o placar para o clube espanhol aos 4 do primeiro tempo, e Washington empatou de pênalti aos 28 da etapa complementar. Na definição por pênaltis, o Fluminense venceu por 5 a 3 e se classificou para a decisão do torneio, contra o Real Madrid, no dia seguinte (confiram aqui nas efemérides de amanhã!).
1989: o Fluminense se despediu da Alemanha Ocidental com a sétima vitória em sete jogos: 4 a 1 sobre o Bergisch Gladbach 09, no Waldstadion de Bergisch Gladbach. Os gols tricolores foram de Donizete Oliveira, Rangel, Rinaldo e Dedei.
Aniversariante do dia:
Rui Campos (1922), centro-médio com 30 atuações pelo Fluminense, entre as temporadas de 1942 e 1944, quando foi negociado para o São Paulo, clube em que se tornaria ídolo. Na Seleção Brasileira, foi campeão da Copa América de 1949 e vice-campeão da Copa do Mundo de 1950.
PCFilho
Fluzão campeão mundial! Time extraordinário, com vários craques e uma linha de defesa gravada na boca do povo. Enfrentamos os melhores times do mundo, na época, inclusive o Penarol, base da seleção uruguaia campeã do mundo, dois anos antes. Título muito mais significativo do que a Copa Toyota, que me parece um torneio para promover esta marca de automóveis.
ResponderExcluirSe o objetivo de um Campeonato Mundial é apontar o melhor time do mundo, então obviamente a Copa Rio é mesmo mais relevante que a Copa Intercontinental. Isso é indiscutível.
Excluir