sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 24 de novembro


1935: em sua estreia no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, na rua Campos Sales, a Seleção Carioca ganhou por 3 a 1 da Seleção Capixaba, graças a três gols do atacante , do Flamengo. Com cinco atletas tricolores, o time do Distrito Federal jogou assim: Batatais [Fluminense]; Marin [Flamengo] e Guimarães [Fluminense]; Alemão [Flamengo], Otto [Flamengo] e Orozimbo [Fluminense]; Sá [Flamengo], Caldeira [Flamengo], Romeu Pellicciari [Fluminense], Plácido [America] e Hércules [Fluminense].

1946: na segunda rodada do Supercampeonato Carioca, no Estádio de General Severiano, o Fluminense venceu o America por 8 a 4, graças aos gols de Rodrigues Tatu (três, um de pênalti), Pedro Amorim, Orlando Pingo de Ouro (dois), Juvenal e Ademir Menezes. Na outra partida, na véspera, o Botafogo vencera o Flamengo por 1 a 0. A tabela de classificação estava assim: Botafogo líder com 4 pontos, Fluminense vice-líder com 3 pontos, Flamengo em terceiro com 1 ponto, e America em quarto sem pontos. A terceira rodada teria o Clássico Vovô valendo a liderança (vide 30 de novembro).

1956: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, disputada no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Bonsucesso, graças aos gols de Fifi e Jair Francisco.

1962: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Bangu por 2 a 0, gols de Zózimo (contra) e Waldir Araújo.

1968: em partida disputada no Maracanã, válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o Corinthians por 2 a 1. Suingue e Wilton marcaram os gols da vitória tricolor, com Eduardo anotando para os corintianos.

1977: em amistoso no Estádio Manoel Leonardo Nogueira, em Mossoró, no Rio Grande do Norte, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Combinado Baraúnas-Potiguar, com gol de Carlos Alberto Pintinho, aos 19 minutos do primeiro tempo.

1984: na sequência do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 2 a 0, no Maracanã, gols de Duílio e Romerito. Nas semanas seguintes, o Fluminense se classificaria para o triangular final por cumprir a melhor campanha geral - na fase decisiva, derrotaria o Vasco (vide 9 de dezembro) e o Flamengo (vide 16 de dezembro), para se sagrar bicampeão do Rio de Janeiro.

1992: no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Sport Recife por 2 a 1. Julinho abriu o placar para os tricolores, Zinho empatou para os visitantes, e Zé Teodoro marcou o gol da vitória do Fluminense. A partida de volta seria disputada no Recife, uma semana depois (vide 1º de dezembro).

1996: na última rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Vitória da Bahia, com gols de Paulo Roberto, Leonardo e Tupãzinho. O Tricolor terminou a competição na penúltima posição e seria rebaixado - porém, seria descoberto um esquema de manipulação de resultados por parte de Corinthians e Atlético Paranaense, e em virtude disso a Confederação Brasileira de Futebol resolveria não rebaixar nenhum clube.

2001: em jogo disputado no Maracanã, válido pela penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Santos, graças a dois gols do zagueiro André Luís. Com a vitória, o Tricolor garantiu uma das quatro primeiras posições, e o direito de ter o mando de campo no jogo único das quartas-de-final.

2002: na partida de ida das quartas-de-final do Campeonato Brasileiro, diante de 61.475 presentes (54.937 pagantes) no Maracanã, o Fluminense derrotou o São Caetano por 3 a 0, gols de Magno Alves (dois) e Roni. O jogo de volta seria no Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, três dias depois (vide 27 de novembro).

2007: em jogo do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Juventude, após estar perdendo por 1 a 0. Os gols da vitória tricolor foram de Arouca (dois) e Cícero, o último aos 42 minutos do segundo tempo.

****

Aniversariantes do dia:

Oscar Francisco do Nascimento, o Nascimento (1909), goleiro paulista que integrou o plantel do Fluminense entre 1936 e 1939, somando 51 atuações com a camisa tricolor. Reserva do lendário Batatais, cumpriu bem suas funções sempre que foi exigido. Participou das conquistas dos Campeonatos Cariocas de 1936 (sem atuar), 1937 e 1938 e do Torneio Municipal de 1938. Jogou também no Palestra Itália (atual Palmeiras) e no Vasco.
O goleiro Nascimento, tricampeão carioca.

Elói Massey Oliveira de Meneses, o Elói (1910), meia-direita que integrou o plantel amador do Fluminense na década de 1930. Além do futebol, praticou hipismo, esporte em que teve resultados muito bons, como o quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952. Fez carreira militar e, em 1964, já general, assumiu a presidência do Conselho Nacional de Desportos (CND).
O General Elói Meneses, presidente do CND.

João Baptista de Siqueira Lima, o Carreiro (1911), ponta-esquerda que atuou no Fluminense entre 1940 e 1943. Conquistou o bicampeonato Carioca em 1940 e 1941, e o Torneio Oscar Cox em 1941. Marcou 63 gols em 116 partidas com a camisa tricolor.
Carreiro, ponta-esquerda bicampeão carioca.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.