segunda-feira, 17 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 17 de julho


1913: no campo do Botafogo, na rua General Severiano, a Seleção Carioca empatou em 0 a 0 com a Seleção de Lisboa. Três jogadores do Fluminense jogaram pelo time do Rio de Janeiro: Armínio Motta, Pernambuco e Mutzembecker. O melhor em campo foi o jovem goleiro Marcos Carneiro de Mendonça, do America - que, a partir do ano seguinte, faria história defendendo os arcos do Fluminense. A Seleção de Lisboa era um combinado com os melhores jogadores de Benfica, Sporting, Internacional e Império, e estava realizando uma excursão pelo Brasil.

1920: a Assembleia Geral do Fluminense aprovou a concessão do merecido título de Patrono do clube a Arnaldo Guinle, como reconhecimento por seus notáveis esforços em prol da instituição.

1921: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 1 do Bangu. Os gols tricolores foram de Welfare (3) e Paulo Vianna.

1927: em partida do Campeonato Carioca, no campo do Jardim Zoológico, o Fluminense goleou o Villa Isabel por 6 a 0, gols de Fernando Giudicelli (3), Alfredinho, Milton e Preguinho.

1932: em jogo do turno do Campeonato Carioca, em Laranjeiras, o Fluminense venceu o Olaria por 4 a 1. Os gols tricolores foram assinalados por Alfredinho e Preguinho (3).

1938: em jogo do Torneio Municipal, o Fluminense perdeu para o Vasco por 3 a 1, em São Januário. O gol tricolor foi de Hércules, cobrando falta. Apesar do tropeço, o Fluminense terminaria campeão da competição, algumas semanas depois.

1940: na sua estreia no Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Corinthians, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Os gols tricolores foram de Carreiro e Pedro Nunes.

1949: em partida eletrizante, válida pelo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 5 a 4 do America, no Estádio de Laranjeiras. Os gols tricolores foram de Carlyle (2) e Orlando Pingo de Ouro (3, um de pênalti).

1952: pela segunda rodada da Copa Rio, o Campeonato Mundial de Clubes, no Maracanã, o Fluminense conseguiu superar o ferrolho suíço, derrotando o Grasshopper-Club por 1 a 0. Aos 13 minutos do segundo tempo, com o placar ainda zerado, o goleiro Castilho defendeu um pênalti, cometido por Bigode em Hans Hagen, e cobrado por Alfred Bickel. O gol da vitória tricolor foi marcado por Marinho, aos 33 minutos do 2º tempo, de cabeça. No Pacaembu, o Corinthians voltou a golear: venceu o Libertad, do Paraguai, por 6 a 0.
Recorte da reportagem do jornal "A Última Hora" sobre o jogo do Mundial.

1969: em partida da Taça Guanabara, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Campo Grande, gols de Silveira e Lula (de pênalti), seguindo firme rumo à conquista da competição (disputada à parte do Campeonato Carioca, que já havia sido conquistado pelo Fluminense naquele ano).

1977: em jogo válido pelo Campeonato Carioca e pela Copa Vale do Paraíba, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 3 a 1, no Maracanã. Os gols tricolores foram de Doval (2) e Dirceu Lopes. Com a vitória, o Fluminense conquistou o título da Copa Vale do Paraíba.

1982: na sua estreia no Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Bonsucesso, gols de Zezé Gomes e Flávio Renato, ambos no segundo tempo.

1983: na terceira rodada do Campeonato Carioca, diante de 70.328 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Flamengo, no seu primeiro clássico na competição. O melhor jogador em campo foi o goleiro tricolor Paulo Victor, que em pelo menos duas ocasiões impediu a vitória rubro-negra, com defesas difíceis. Em dezembro, o Fluminense conquistaria aquele Campeonato, em uma partida dramática contra o mesmo adversário...

1991: iniciando uma sequência de jogos na Europa, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Olympique Lyonnais, no Stade Gerland, em Lyon, na França. O Lyon terminara o Campeonato Francês da temporada anterior na quinta posição. A presença do Fluminense, que já fizera história em gramados franceses em 1976 e 1987, e fora semifinalista do Campeonato Brasileiro de 1991, atraiu atenção - a partida foi transmitida ao vivo pela televisão, para toda a França.

1994: em uma final dramática, que terminou sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação, a Seleção Brasileira venceu a Itália por 3 a 2 na definição por pênaltis, e sagrou-se campeã mundial. A partida foi disputada no Rose Bowl, em Pasadena, nos Estados Unidos, para 94.194 torcedores. O lateral-esquerdo Branco, do Fluminense, foi um dos titulares da Seleção, tendo convertido sua cobrança na disputa.

2004: em jogo pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense venceu o Santos por 1 a 0, gol do centroavante Marcelo Macedo. O Santos seria o campeão daquela temporada.

2016: no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Cruzeiro, diante de 9.681 pessoas, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Os gols tricolores foram de Cícero (aos 6 do 1º tempo) e Marcos Júnior (aos 25 do 1º tempo, de pênalti).

****

Aniversariantes do dia:

Jair Marinho de Oliveira (1936), lateral-direito e zagueiro do Fluminense, campeão dos Torneios Rio-São Paulo de 1957 e 1960, e do Campeonato Carioca de 1959. Pela Seleção Brasileira, foi campeão da Copa do Mundo de 1962. Marcou 3 gols em 284 jogos no time profissional do Fluminense, entre as temporadas de 1954 e 1964.


Carlos Alberto Torres (1944), lendário lateral-direito, zagueiro e treinador do Fluminense. Foi formado pelo Tricolor, tendo iniciado sua carreira profissional em 1961, permanecendo no clube até 1964, ano em que foi campeão carioca. Com a camisa da Seleção Brasileira, foi o capitão da conquista da Copa do Mundo de 1970. Retornaria ao Fluminense em 1976, para conquistar os Torneios de Viña del Mar e de Paris, e o Campeonato Carioca daquele ano. Totalizou 19 gols em 165 partidas no time principal. Posteriormente, assumiria o comando técnico do clube em duas oportunidades: em 1984 (quando conquistou o Torneio de Seul e o Campeonato Carioca) e em 1994.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.