1914: em jogo amistoso, disputado no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 7 a 2 da Associação Atlética das Palmeiras, de São Paulo. Os gols tricolores foram de Barthô, Welfare (dois), Oswaldo Gomes, James Calvert e Carlos Alberto, além de um gol-contra dos paulistas.
![]() |
Reportagem do jornal "O Imparcial" do dia seguinte, sobre a goleada tricolor. |
1931: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bonsucesso, gol de Preguinho, de cabeça, completando cruzamento de Ary, no início do segundo tempo.
1942: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no campo do Botafogo, na rua General Severiano, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do São Cristóvão, graças aos gols de Carreiro e Maracaí (três).
1950: na sequência da excursão pela América do Sul, o Fluminense venceu o Norte América, do Equador, por 7 a 4, no Estádio George Capwell, em Guayaquil. Os gols da vitória tricolor foram de Didi (dois, um de falta), Cento-e-Nove, Carlyle e Tite (três). Esta foi a segunda de três partidas do Fluminense no Equador.
1970: em jogo disputado no Estádio do Maracanã, válido pela Taça Guanabara (torneio à parte do Campeonato Carioca), o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Bonsucesso, gols de Flávio (dois) e Jair Pereira (dois).
1972: em amistoso no Beira-Rio, em Porto Alegre, a Seleção Brasileira ganhou por 3 a 2 do Paraguai, graças aos gols de Carlos Alberto Torres, Tostão e Dirceu Lopes. Dois atletas do Fluminense participaram da partida: o goleiro Félix e o lateral-esquerdo Marco Antônio.
1978: uma multidão estimada em trinta mil pessoas lotou o Estádio Municipal de Kaduna, na Nigéria, para presenciar uma partida histórica. Reforçado pelo lendário meia-atacante Pelé, que atuou no primeiro tempo, o Fluminense venceu o Racca Rovers por 2 a 1, com gols de Marinho Chagas e Arturzinho. Pelé daria apenas o pontapé inicial, mas sua participação no jogo foi divulgada e assim, para agradar ao público, durante quarenta e cinco minutos o Rei vestiu seu melhor traje. Horas após o jogo, enquanto seu avião sobrevoava o Oceano Atlântico, nossa Majestade não conseguia se livrar de um pensamento terrível: "faltou fazer um gol! faltou fazer um gol!".
![]() |
Edevaldo, Pelé e Rubens Galaxe: a camisa do Fluminense vestiu bem o Rei. |
1983: em amistoso disputado no Batistão, em Aracaju, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Sergipe, gols de Duílio, Deley e Zezé Gomes.
1987: em partida disputada no campo da rua Bariri, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Olaria por 1 a 0, gol de Rangel, aos 28 minutos do segundo tempo.
2006: no jogo de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil, diante de 22.629 pagantes no Mineirão, em Belo Horizonte, o Fluminense derrotou o Cruzeiro por 3 a 2, com um show do jovem atacante Lenny, que sofreu um pênalti (convertido por Petkovic) e marcou dois gols, o último um golaço driblando toda a defesa adversária. Uma semana depois, o Fluminense confirmaria a classificação para a semifinal, com nova vitória, no Maracanã (vide 3 de maio).
2014: em partida da segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Palmeiras, no Pacaembu, em São Paulo. O gol da vitória tricolor foi anotado pelo atacante Rafael Sobis, com assistência de Fred, aos 44 minutos do primeiro tempo.
2017: no último jogo da primeira fase da Copa da Primeira Liga, no Estádio de Los Larios, em Duque de Caxias, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Brasil de Pelotas, classificando-se às quartas-de-final da competição, no critério de desempate do número de cartões (!). O meia Danielzinho marcou o gol tricolor na partida - foi o primeiro gol de sua carreira profissional.
Aniversariantes do dia:
Jurandyr Corrêa dos Santos, o Jurandyr (1912), goleiro natural de São Paulo, com uma curta passagem pelo time profissional do Fluminense na temporada de 1934, quando defendeu a meta tricolor em 7 partidas. Atuou posteriormente por São Paulo da Floresta (atual São Paulo), Palestra Itália (atual Palmeiras), Flamengo e Corinthians. Jogou também pelas Seleções Paulista, Carioca e Brasileira.
![]() |
Jurandyr, em capa da revista "El Gráfico". |
José Faria (1933), treinador que trabalhou nas categorias de base do Fluminense entre 1968 e 1979. Ganhou fama internacional em 1986, quando estava no comando técnico da Seleção do Marrocos, primeira equipe africana a passar da fase de grupos numa Copa do Mundo. (Modificou seu nome para José 'Mehdi' Faria quando se converteu ao Islamismo.)
![]() |
José Faria, técnico da Seleção de Marrocos no Mundial de 1986. |
Adilço Gonçalves, o Adilço (1955), zagueiro revelado pelo Fluminense, campeão carioca juvenil em 1975. No time profissional, marcou 2 gols em 54 jogos pelo Fluminense, em 1975 e entre 1980 e 1981, tendo participado da conquista do Campeonato Carioca de 1980.
Carlos Alberto da Silva Nascimento, o Carlos Alberto (1977), meio-campista com 20 atuações pelo Fluminense no segundo semestre de 1999, quando participou da conquista da Série C do Campeonato Brasileiro.
Jogar pelo Fluminense é a cereja do bolo da carreira do Pelé. Não poderia faltar. :)
ResponderExcluir